Assine um documento usando o Pix, saiba mais.

Blog

4 Ferramentas para aumentar a produtividade do time comercial

mitech-home-resolutions-box-image-02-hover
Negócios / Tecnologia

4 Ferramentas para aumentar a produtividade do time comercial

Fazer mais com menos tempo e recurso, automatizar processos, organizar fluxo de vendas, gerar mais resultados. Qual é o time comercial que não precisa ser mais produtivo, não é mesmo? O time de vendas é responsável por fazer a sua empresa girar, como se fosse engrenagem de uma grande máquina. Ele é quem está frente ao mercado, investindo esforços para conquistar clientes e fechar mais negócios.

Se a sua empresa ainda não investe em ferramentas focadas em aumentar a produtividade do time comercial, veja as nossas sugestões das que são essenciais no cenário de negócios atual:

Automação de processos

Vamos dar adeus aos processos manuais que não agregam valor no dia a dia do time de vendas. A automação de processos está dando mais tempo de trabalho estratégico para as equipes e retirando tarefas manuais e repetitivas. Veja dois exemplos de automação de que devem estar presentes dentro do seu time de vendas:

Automação de marketing : a gestão e captação de leads, relacionamento e qualificação de leads, sempre focadas na conversão podem e devem ser automatizadas. Há ferramentas que permitem: disparos automáticos de e-mails, segmentação de leads, relatórios em poucos cliques, posts em redes sociais e métricas de marketing.

Automação de envio de contratos: É bem comum os vendedores investirem muito tempo na confecção de contratos de forma manual sempre que uma venda for formalizada. Já é possível enviar modelos de contratos automáticos, você sabia? Isso irá agilizar o seu processo de venda, impactar o cliente de forma positiva e aumentar a produtividade da sua equipe.

Tudo pode ser feito de forma digital, através de um processo bastante intuitivo, onde o cliente preenche apenas os dados básicos e o contrato é confeccionado de forma automatizada. A assinatura também já acontece nesta etapa (falaremos dela ao decorrer deste conteúdo). Em poucos minutos o contrato está pronto, assinado e a sua empresa está apta para servir o cliente.

CRM

A sua rotina de vendas é otimizada? Você consegue ter uma visão completa de cada vendedor e qual é o pipeline de cada venda? O CRM é uma das ferramentas mais indicadas para times de venda, pois, ela é importante, tanto para vendedores, quanto para os gestores. Com a integração de um CRM às ferramentas de automação, é possível identificar gargalos nos processos de vendas e realizar melhorias “on going”, ou seja, conforme os processos vão sendo executados.

Assinatura Eletrônica

A assinatura é sempre uma etapa burocrática e que o cliente pode demorar alguns dias para resolver. E se a gente lhe contasse sobre a existência da assinatura eletrônica? O seu cliente utiliza um token de segurança para assinar o contrato, tornando o processo prático, rápido e muito eficiente. Dessa forma, nem o seu time de vendas e nem o seu cliente perdem tempo com burocracia!

Conferências em áudio e vídeo

Graças às evoluções tecnológicas, distância física não é mais um limitando na hora de alinhar objetivos dentro de um time ou de fechar um negócio com um cliente. Vídeo e áudio conferências são ferramentas essenciais para a produtividade do time comercial. Elas ainda oferecem recursos de inserir apresentações, compartilhar telas e gravar as ligações.

É uma ótima forma não só de comunicação, mas também de registro de todas as negociações realizadas para o fechamento de um negócio. Opções como Google Hangout e Zoom são gratuitas e oferecem funcionalidades completas.

Nosso blog traz semanalmente conteúdos relevantes para que o seu negócio esteja sempre por dentro das tendências e cenários do mercado. Nós lhe convidamos agora para entender um pouco mais sobre a Segurança de Dados e como manuseá-los da forma correta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *