Assine um documento usando o Pix, saiba mais.

Blog

A assinatura eletrônica em contratos imobiliários| Clicksign

1
Negócios / Tecnologia

A assinatura eletrônica em contratos imobiliários| Clicksign

Os contratos imobiliários cada vez mais estão sendo impactados pela revolução tecnológica. Hoje, a sociedade já percebeu que é possível começar e fechar negócios no setor de imóveis sem precisar se locomover para isso. Tudo feito digitalmente, do conhecimento do espaço até a assinatura dos contratos, que pode ser eletrônica.

Os ganhos com eficiência, redução de custos e produtividade são enormes. Um exemplo, são as visitas virtuais que podem ser feitas nas páginas das imobiliárias na internet e a assinatura eletrônica em contratos imobiliários. Aliás, a rede mundial de computadores transformou totalmente o modo como o brasileiro procura pelo imóvel ideal.

Como era o processo de locação antes da revolução digital?

Antes era comum primeiro sair pelas ruas e pesquisar os imóveis à venda ou locação no bairro desejado, depois, procurava-se uma imobiliária e só então eram observadas como as casas ou apartamentos eram por dentro. Atualmente, essas três etapas deixaram de fazer sentido, pelo menos em um primeiro momento.

E agora?

A procura é feita pela internet em sites especializados. Colocam-se todos os filtros que desejar, como bairro, metragem, valor pelo m², quantidade de quartos, etc… Depois vai aparecer uma série de imóveis já filtrados, muitos deles com fotos. Só depois dessas etapas é que é feita a procura pela imobiliária ou diretamente pelo proprietário.

O empresário Bruno Prado Lopes, locou recentemente uma casa para passar o final de semana e em etapa alguma do processo precisou se retirar de sua residência. “Fizemos um cadastro no site Airbnb [uma plataforma digital de locação de imóveis] e selecionamos a região, a casa e as datas de chegada e partida. O dono da casa aprovou o aluguel e debitou de nosso cartão de crédito, em parcelamento pré-definido. Retiramos a chave no local.”

Como devem ser as assinaturas dos contratos imobiliários no futuro?

Neste caso, não houve a necessidade de assinatura de contrato. Mas, se houvesse, o modo mais condizente de se fazer esse processo seria com assinatura eletrônica., e essa solução, inclusive, já pode ser utilizada por imobiliárias. As vantagens são enormes. Não é preciso reunir as partes, com suas testemunhas, em um mesmo local, no mesmo horário, atrapalhando a agenda de muitas pessoas, só para assinar um contrato. Às vezes, esse procedimento requer o deslocamento até outras cidades ou regiões, o que encarece demais todo o negócio.

Não tem sentido a assinatura dos contratos imobiliários não ser eletrônica

Além disso, já que praticamente todo o processo de locação e venda é feito de forma eletrônica, por que então na etapa final, do fechamento de contrato, se daria um passo atrás, utilizando a assinatura em papel e caneta no contrato? Não tem sentido, não é mesmo?

Não há dificuldade em assinar eletronicamente um documento

E pensa que a assinatura eletrônica da plataforma da Clicksign é tão simples que qualquer pessoa que tenha um dispositivo com acesso à internet, como um smartphone ou tablet, por exemplo, pode assinar um documento. É só apertar um botão que vai pro e-mail do signatário. Pronto, nada mais.

A plataforma para quem vai enviar o documento para os signatários é, também, muito fácil de ser manuseada. Nos planos mais básicos sequer é preciso do auxílio de um manual ou suporte da Clicksign. A ferramenta é autoexplicativa. Mas, claro, se houver a necessidade de ajuda, a empresa tem uma equipe especializada para isso. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *