Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Assinatura Eletrônica: entenda como funciona

assinatura-eletronica-entenda-como-funciona-20191111143505.jpg-770x400
Assinatura eletrônica / Jurídico / Negócios

Assinatura Eletrônica: entenda como funciona

Graças à combinação entre internet e tecnologia da informação, cada vez mais atividades podem ocorrer remotamente. Os benefícios também se estendem aos processos formais, como o fechamento de contratos. Neste tocante, a Assinatura Eletrônica é um recurso facilitador e que abre novas perspectivas de negócios.

Com ela, é possível é fechar contratos de forma rápida e confiável à distância. Graças a esta tecnologia, os acordos são finalizados sem dificuldade, independentemente de sua natureza. Neste artigo vamos abordar a Assinatura Eletrônica e você poderá entender em detalhes como ela funciona.

O que é a Assinatura Eletrônica?

Para começar, é importante definir com clareza o objeto do nosso artigo. Basicamente, o termo descreve um método de autenticação digital, que oferece características de segurança e praticidade. Ele serve para identificar uma pessoa no ambiente mencionado. O recurso pode ser constituído de maneiras diversas, incluindo a cópia da assinatura física do indivíduo.

Ela pode ter validade jurídica, graças a mecanismos de segurança envolvidos na sua criação. Com chaves criptografadas e outros elementos, podemos atribuir autoria, meios de não rejeição e integridade. Em outras palavras, é possível ter elevado grau de confiança na identidade de quem assina o documento.

Como ela funciona?

Em lugar de confirmar a sua identidade manualmente, usa-se um mecanismo eletrônico de autenticação. Há casos em que o recurso envolve criptografia, mas não é algo que ocorre sempre. O que importa é que podemos usar nesta assinatura qualquer elemento que sirva para aumentar o nível de identificação da autoria do signatário.

Pode ser uma senha ou um nome completo ao final de uma mensagem de e-mail. Basta que algum destes mecanismos seja inserido ao final do processo. E é importante reiterar que este método pode ter validade jurídica em diversos contextos. É por isso que a assinatura se torna prática nas circunstâncias descritas na introdução.

Além de tudo, a autoria das transações conta com um alto escalão de segurança e que pode ser aprimorado. Vale lembrar, inclusive, que as assinaturas em papel não são invioláveis. Logo, podemos considerar que a questão de segurança não difere tanto daquela presente nas assinaturas tradicionais.

Saiba mais em:

Assinatura eletrônica e assinatura digital
https://crmpiperun.com/blog/assinatura-eletronica-e-assinatura-digital/

Assinatura digital em contratos – validade jurídica e executividade
https://jus.com.br/artigos/71826/assinatura-digital-em-contratos-validade-juridica-e-executividade

A validade jurídica dos contratos assinados eletronicamente
https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI301092,91041-A+validade+dos+contratos+assinados+eletronicamente

Conheça alguns usos práticos da assinatura eletrônica

Como registrado anteriormente, este recurso pode ser utilizado sob a forma de senhas e assinaturas digitalizadas. Também entram nesta categoria os botões de aceite, como aquele presente ao final da leitura dos termos de serviço.

Quanto aos usos práticos, eles incluem a aplicação em documentos jurídicos e contratos de compra e venda. Acordos de aluguel também podem adotar esse recurso. O mesmo é válido para assinaturas de serviços. Operações bancárias são outra possibilidade, assim como formulários trabalhistas, contratos de plano de saúde e relatórios. Cada uma destas possibilidades serve para atender demandas específicas do ambiente digital e pode ser implantada sem dificuldade na sua empresa.

Conclusão

A Assinatura Eletrônica possui validade jurídica e pode ser um recurso facilitador em diversos momentos. Sobretudo porque oferece às empresas e clientes a oportunidade de fechar contratos por meio de computadores, tablets e celulares rapidamente.

Tudo isto sendo legitimado pela lei. E, se combinada com recursos criptográficos avançados, sua segurança pode ser incrementada. Em suma, você pode fechar contratos online com rapidez, segurança e muita praticidade. Descubra mais a respeito da assinatura eletrônica visitando o nosso site.