Estamos contratando: Conheça nossas vagas.

Blog

Como automatizar a prospecção de clientes e ganhar agilidade nas vendas

Negócios / Tecnologia

Como automatizar a prospecção de clientes e ganhar agilidade nas vendas

Automatizar a prospecção de clientes é diminuir o trabalho operacional dos vendedores, passando para uma plataforma digital, parte do processo de vendas. Isto se faz com o auxílio de tecnologias como a Inteligência Artificial.  

A automação tem como principal foco eliminar as tarefas manuais para, assim, agilizar o processo em questão. Com isto, o que mais importa no trabalho deixa de ser a operação para se tornar a gestão estratégica de determinado procedimento. 

Dessa forma, tarefas que se repetem ou são rotineiras, passam a ser feitas pelas máquinas, como softwares e robôs. 

Durante décadas, a automação foi associada à indústria. Afinal, quem não se lembra das montadoras de automóveis nos anos 90 e sua robotização da mão-de-obra? Hoje, porém, com a transformação digital, ela está presente em diversas áreas da sociedade, como no esporte, nas finanças, na saúde, no RH, no marketing e nas vendas. 

Por que automatizar a prospecção de clientes? 

O principal motivo para automatizar a prospecção de clientes é a economia no ativo mais importante que qualquer pessoa do mundo pode ter. E não, não se trata de dinheiro. O bem mais valioso que existe é o tempo. Cada segundo que passa não voltará jamais. É um segundo a menos em sua vida. 

Ok! Não precisamos filosofar. Mas se pensarmos na realidade de uma empresa, sabemos que quanto maior o período de tempo para se registrar determinado esforço, maior será o resultado computado. Podemos inverter essa lógica e retirar a seguinte premissa: mais esforço em um menor período de tempo é igual a mais resultados. 

E por que estamos falando isso?

Porque a automação utiliza exatamente essa lógica. As ferramentas digitais conseguem realizar muito mais trabalho do que um time inteiro de vendedores em um período de tempo muito menor. Isto não quer dizer que o time de vendas será totalmente inutilizado pelas ferramentas digitais. Pelo contrário, sempre será preciso de pessoas para cuidar do trabalho. A diferença é que com a automação, o rendimento da equipe de vendas será muito maior. Isto gera melhores resultados, economizando horas, dias e até meses de trabalho.  

Por que sua empresa não consegue aumentar as vendas?

Talvez, o principal motivo para sua empresa não aumentar as vendas é a prospecção comercial. Quando essa atividade é feita por mãos humanas, sem ser automatizada, perde-se muito tempo em um trabalho totalmente operacional, o que pode sobrecarregar o vendedor com mais tarefas do que ele precisaria fazer. 

Um funcionário que não está focado em uma só atividade, salvo raras exceções, não vai render seu máximo no trabalho. Quando um vendedor passa a maior parte do tempo prospectando, seu rendimento em vendas não será tão bom quanto se ele investisse seu tempo fazendo o que ele está preparado para fazer, vender. 

Trabalhar com vendas e dominar a arte de vender, não é algo fácil. Exige um grande esforço de qualquer pessoa, já que a venda envolve pesquisa, rapport, quebra de objeções, qualificação dos leads e muitas outras tarefas que, se somadas, seria necessário um batalhão para realizá-las. 

Agora, leve em consideração que um profissional de vendas passa a maior parte do seu dia prospectando. No tempo que sobra ele tem que fazer todas as outras tarefas que envolvem seu trabalho. É muito esforço por parte do vendedor. 

Como automatizar a prospecção de clientes?

Podemos dizer que a prospecção, devido sua natureza sistemática, é uma atividade que tem todas as condições de ser automatizada. 

Isso pode ser feito através de empresas que são especializadas em prospecção comercial. Afinal, elas têm um time de profissionais para fazer esse trabalho para você. É só instruí-las direitinho, quanto ao perfil dos leads, que elas vão buscar esses potenciais clientes.

Outra forma de automatizar a prospecção de clientes é criar um setor de prospecção dentro da própria empresa. A maior vantagem desse método é que como essa é uma área interna, fica mais fácil e rápido fazer a análise e correção do perfil dos contatos. 

A prospecção de clientes pode ser feita, também, por plataformas de prospecção automática de contatos. É a automação da forma mais pura possível. Nessas plataformas são necessárias poucas interações humanas. Basta inserir o perfil do público que deseja e pronto. Uma lista de contatos é gerada para você. Uma ferramenta que auxilia muito o trabalho do vendedor é a Ramper, uma plataforma digital que automatiza a prospecção de ponta a ponta.

Quais outras formas de acelerar as vendas?

Um método muito eficaz para tornar o processo de venda mais ágil é a automação da criação de contratos. O Fluxia é uma eficiente solução nesse quesito. Pois trata-se de um módulo de automação e gestão desses documentos. Por ele, você cria formulários com campos variáveis que seu próprio cliente preenche com os dados dele. Em poucos minutos o contrato está pronto para ser assinado, com assinatura eletrônica. 

A agilidade em fechar negócios com essa solução é enorme. Todo o seu time de vendas só tem a ganhar.  

Comment (1)

  1. Olá, como vai ?
    Interessante sua puplicação, você acha pertinente colocar
    neste meu site?
    http://www.planosdesaudehdm.com.br
    .
    Um abraço.

    20/01/2021 at 10:04 am
    |Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *