Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

3 formas de aumentar a segurança de dados da sua empresa

x-formas-de-garantir-a-seguranca-de-dados-da-sua-empresa-770x400
Jurídico

3 formas de aumentar a segurança de dados da sua empresa

Um estudo recente da empresa de segurança Fortinet apontou que o Brasil em apenas 3 meses já recebeu 15 bilhões de ataques virtuais. Não por acaso, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da Symantec de ataques a dispositivos ligados na internet. Neste artigo você vai conhecer 3 formas de aumentar a segurança de dados sua empresa. Confira a seguir:

1. Atualize sistemas, drives e softwares

A maioria dos softwares maliciosos e invasores de sistemas se aproveitam de brechas e recursos desatualizados. Estas falhas acabam sendo a principal entrada para os cibercriminosos. É por isso que as fornecedoras costumam oferecer atualizações gratuitamente e com frequência. Sendo assim, quanto mais atualizadas as ferramentas, mais seguras.

É preciso, contudo, muita atenção. Em certos casos as atualizações lançadas não são instaladas automaticamente. Isso demanda que os profissionais de TI da sua empresa chequem pelos pacotes e façam a instalação manualmente. Muitos sistemas funcionam dessa forma e, se eles não passarem por atualização, não adianta realizar o processo em softwares e drives.

Veja mais em:

Como acompanhar a segurança digital na sua empresa – Blog Sonda
https://blog.sonda.com/seguranca-digital-como-acompanhar-na-sua-empresa/

A importância de manter os softwares atualizados – Blog Eco IT

https://blog.ecoit.com.br/seguranca-da-informacao-a-importancia-de-manter-os-softwares-atualizados/

A importância de atualizar o antivírus – Blog Optclean
https://optclean.com.br/a-importancia-de-atualizar-o-antivirus/

2. Autenticação em dois fatores

Uma medida simples de segurança e que pode ajudar a proteger os dados na sua empresa é a autenticação em dois fatores. O sistema funciona assim: toda vez que é realizado um login, uma nova camada de segurança surge para confirmar a legitimidade do acesso. Hoje o recurso pode ser encontrado em praticamente todos os serviços digitais.

Redes sociais, lojas, e-mails e muitos outros adotam esta forma de autenticação. Geralmente o sistema envolve o envio de códigos específicos para o celular ou e-mail do usuário. Assim, os invasores têm maior dificuldade para burlar a segurança. É por isso que temos aqui uma das formas de aumentar a segurança de dados da sua empresa.

Saiba mais em:

O que é a autenticação de dois fatores e como usá-la – Blog Kaspersky
https://www.kaspersky.com.br/blog/o-que-e-a-autenticacao-de-dois-fatores-e-como-usa-la/3226/

Saiba o que é autenticação em dois fatores e por que ela é importante – G1
https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/ronaldo-prass/post/2019/08/14/saiba-o-que-e-autenticacao-em-dois-fatores-e-por-que-ela-e-importante.ghtml

Autenticação em dois fatores – o que é e como ativar – Blog Trocafone
https://blog.trocafone.com/autenticacao-em-dois-fatores-o-que-e-e-como-ativar/

3. Aplicativos para gerenciamento de senhas

Criar senhas fortes pode ser um desafio. Se considerarmos então que elas precisam ser trocadas periodicamente, a situação se torna ainda mais difícil. Uma boa saída para sempre dispor de boas senhas para a sua empresa é usar aplicativos para gerenciamento das palavras-chave. Mas os aplicativos podem ter ainda outra finalidade.

Nesse caso, precisamos lembrar que muitos programas e sistemas armazenam as senhas em locais que para os hackers são de fácil acesso. A boa notícia é que existem aplicativos que ajudam a criptografar esta informação. Dessa forma, os cibercriminosos não conseguem chegar à senha original.

Veja só:
Gestão de senhas pessoais e empresariais – Rastek Soluções

https://rasteksolucoes.com.br/2019/04/gestao-de-senhas-pessoais-e-empresariais/

É importante estar sempre atento ao tema segurança de dados. Para saber mais sobre este e outros assuntos, assine a nossa newsletter