Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

7 dicas para aumentar as vendas usando o WhatsApp

mitech-home-resolutions-box-image-01
Assinatura eletrônica / Negócios / Tecnologia

7 dicas para aumentar as vendas usando o WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta excelente. Com ele você pode mandar mensagens de texto, gravar um áudio e enviar para seus contatos e, mais do que isso, pode fazer chamadas de áudio e vídeo. Tudo gratuitamente. Você só precisa de um smartphone com acesso à internet.

Com tantas funcionalidades assim, essa ferramenta logo chamou a atenção de empresas que querem permanecer à frente das novidades e utilizar a tecnologia para vender mais.

Mas como será que podemos usar o WhatsApp para gerar mais venda?

É isso que vamos tentar desvendar neste artigo. Continue lendo e descubra!

O WhatsApp é o aplicativo de celular mais utilizado no Brasil, de acordo com as lojas que distribuem esses aplicativos, como a App Store da Apple. Todo dia milhões de pessoas se comunicam através dele. O motivo para isso é simples, o celular está no bolso e nas mãos da população. É muito fácil e prático se comunicar por ele. Embora o uso do e-mail ainda seja muito utilizado, principalmente para informações mais delicadas, muitas vezes a correspondência eletrônica é ignorada. Já uma comunicação via WhatsApp tem uma taxa de visualização e resposta muito maior. É difícil alguém receber uma notificação do aplicativo e não abri-la.

Agora vamos ver 7 táticas para gerar mais venda pelo WhatsApp. Ah… e no final tem uma dica bônus. Você não vai se arrepender.

Preparado?

Vamos lá!

1.  Aumente sua lista do WhatsApp

O primeiro passo para vender mais pelo aplicativo é gerar contatos para sua lista. Sem eles é muito difícil que qualquer estratégia funcione. Portanto, quando você for cadastrar seus clientes solicite o número de celular e peça para os consumidores preencherem um formulário.

Você pode, também, fazer uma campanha de leads. Para quem usa redes sociais é interessante saber que o Facebook tem uma funcionalidade chamada Facebook Lead Ads. Através dela, você pode fazer campanhas e obter o número do celular de usuários que tenham interesse no seu produto.

2.  Solicite a autorização de seus clientes

É muito chato receber um anúncio ou ser interrompido em seus afazeres com uma notificação de uma campanha de marketing que você não deseja receber. Tudo isso joga contra a empresa. Faz com que possíveis clientes se tornem contrários à ideia de comprar os seus produtos.

O que fazer então para enviar uma propaganda para um lead?

Pergunte!

Pergunte sempre se ele quer receber esse anúncio. Deixe claro para ele que você quer enviar informações sobre seu produto. Assim, se ele aceitar receber é um passo à frente para você.

3.  Identifique seus clientes por preferência

É sempre importante conhecer cada um de seus clientes. Mas sabemos que essa pode  parecer uma missão quase impossível. Por isso, utilizar tags para marcar as interações que o prospect  teve com a sua empresa é a melhor opção para você organizar sua agenda de contatos. Faça essa segmentação por preferência e comportamento. Só dessa forma se poderá criar listas mais personalizadas. 

E na sua lista de contatos do WhatsApp utilize os  campos personalizados do para colocar informações relevantes sobre cada cliente.

4.  Lista de transmissão

É possível criar no WhatsApp listas de transmissões. Elas se diferenciam de um Grupo pois cada pessoa da lista vai receber a mensagem de forma privada, mesmo que a informação tenha sido enviada para todos.

Já em um Grupo, todos que estão nele podem enviar mensagens por ele. Cria-se, assim, uma grande sala de conversas. Isso não ocorre na lista porque a comunicação é trocada de forma individual, entre empresa e cliente apenas.

O número de pessoas que você pode adicionar em uma lista, até o momento, é de 256 contatos. Mas você pode criar quantas listas quiser e segmentá-las de acordo com as preferências de seus clientes.

5.  Separe o pessoal do profissional

É importante diferenciar o perfil do Whatsapp que você usa para lidar com seus amigos e família daquele utilizado para conversar com clientes. Assim, a melhor tática é que você tenha um celular e um chip especialmente para usar o WhatsApp para negócios. 

Isso evita qualquer tipo de confusão, como enviar uma informação imprópria para seus clientes.

E dessa forma, também, mais de uma pessoa pode fazer o atendimento ao seu consumidor. Já que se houver um smartphone dedicado somente ao WhatsApp para negócios, pode ocorrer um revezamento entre sua equipe e não sobrecarregar um colaborador apenas.

6.  Pense na venda como uma consequência de um trabalho

No Marketing digital, mais do que vender, o conteúdo passado ao seu cliente deve informá-lo e ajudá-lo a resolver uma dor ou problema que ele possa ter. Essa é uma verdade que pode e deve ser usada em uma estratégia baseada no WhatsApp para negócios.

Existem muitas formas de se ajudar o possível consumidor através do Whatsapp. Uma delas, por exemplo, é prestar uma consultoria (na medida do possível) e aproveitar para informar da importância de seu produto e de como ele resolveria mais facilmente a dificuldade que o possível cliente está passando.

Comunique ao seu público conteúdos bons e relevantes. E faça isso sem forçar a barra impondo a ele seu produto. Já que se o fizer com a melhor das intenções, com certeza será criada uma empatia entre o consumidor e sua empresa, facilitando assim uma futura venda para ele.

7.  Serviço de atendimento ao consumidor

Apesar de termos falado, no tópico anterior, da importância de se criar conteúdo relevante para seu cliente, o Whatsapp não precisa ficar restrito a isso. Ele pode e deve ser utilizado, também, como um canal de comunicação do consumidor com a empresa, servindo como um serviço de atendimento ao cliente.

Deixe que seu consumidor se comunique com você. Incentive-o a tirar dúvidas via esse aplicativo, envie orçamentos, peça sugestões e aceite críticas. Tudo pelo WhatsApp. Transforme o aplicativo em seu SAC.

É muito mais prático para o cliente se comunicar com você pelo WhatsApp do que arrumar tempo para ir ao e-mail e te enviar uma mensagem por lá, ou ir até o seu site e preencher um formulário. Facilite a vida de seu consumidor. Você vai ver que é mais simples até para você mesmo.

Dica bônus – Utilize o WhatsApp para fechar contratos

Hoje, já está disponível no mercado uma ferramenta que é capaz de utilizar o WhatsApp para facilitar o modo de se fechar contratos. É o Fluxia. Com ele você pode enviar para seu cliente via Whatsapp um formulário de criação de contratos e, por essa ferramenta, ele assina eletronicamente o documento que, em seguida, é armazenado. Tudo isso simplifica muito a forma de se fazer uma venda atualmente.

Gostou? Assine nossa News e fique ligado em todas as dicas para vender mais!

Comments (2)

  1. Esse ano queria comprar um telefone celular novo para tirar
    mais fotos, mas com essa pandemia tudo mudou na minha
    vida financeira.

    23/11/2020 at 20:28
    |Responder
  2. Eita até que fim achei o que estava procurando na
    internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
    precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
    compartilhar agora.

    29/12/2020 at 20:51
    |Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *