Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

A Contabilidade na era digital: como funciona? Atualize-se!

Homem digitando em computador
Tecnologia e Negócios
Segmento:

A Contabilidade na era digital: como funciona? Atualize-se!

Se você ainda não sabia, nós já adiantamos: a contabilidade na era digital é uma realidade que veio para ficar. Hoje em dia, o certificado digital para o contador é tão importante quanto seu conhecimento contábil e domínio no manejo de números.

Nós da Clicksign já estamos batendo bastante nessa mesma tecla da transformação digital há algum tempo, mas existe um motivo para isso: você, empreendedor, precisa usar e abusar de meios tecnológicos que facilitarão sua gestão, seja lá qual for o segmento do seu negócio!

Além do mais, também queremos ser quem te deixa por dentro dos avanços tecnológicos que têm colocado a contabilidade 4.0 em evidência, conjuntamente com suas armas do dia a dia: o certificado digital.

Para entender sobre a temática, continue a leitura! Temos muito para te contar!

Qual a função da contabilidade?

A contabilidade é uma ciência que estuda e pratica, basicamente, funções de orientação, controle e registro acerca de atos e fatos da administração econômica de um negócio (e também da Administração Pública).

Simplificando, a contabilidade é uma ciência acadêmica — portanto, um curso de graduação — que considera a importância teórica e prática de métodos de cálculos e registros de movimentações financeiras de uma firma, empresa ou atividade negocial.

Essa ciência social atua como um braço (ou espinha dorsal) da Economia e Administração, e de forma estratégica, ajuda a gerenciar o patrimônio de empresas por meio de registros contábeis dos fatos, atos, e suas respectivas demonstrações de resultados.

As tomadas de decisões de uma empresa podem e serão influenciadas pela contabilidade, na figura do contador. É por meio de suas indicações estratégicas que o empreendedor pode seguir o melhor caminho rumo ao sucesso e lucratividade!

Quando surgiu a contabilidade digital?

A contabilidade digital teve ascensão a partir de 2015, depois da automação de serviços contábeis a fim de auxiliar a chamada contabilidade online, e livrar escritórios contábeis de processos arcaicos.

Diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online

Existem muitas diferenças entre as duas, principalmente no que diz respeito aos seus objetivos e funções, vejamos:

Contabilidade Online

Essa é a irmã mais velha da contabilidade digital, e surgiu em meados de 2012. Esta, nada mais é do que a realização da contabilidade das empresas através de sistemas com tecnologia em favor do Fisco. De forma online, mesmo.

O compromisso da contabilidade online é voltado à resolução de obrigações legais junto ao Fisco de seus clientes com o custo mais baixo possível (seja de tempo ou de dinheiro).

Contabilidade Digital

A contabilidade digital, por sua vez, faz uso massivo da tecnologia para desburocratizar a rotina de processos contábeis – que sabemos ser repetitivos –, aumentando a eficiência e produtividade das tarefas.

Deste modo, o compromisso da contabilidade digital é otimizar a eficiência dos serviços de contabilidade, e trazer melhores resultados (e experiências) ao seu cliente.

Ao ponto que a contabilidade online ainda segue a tradicional, apenas visando rapidez na entrega fiscal e contábil dos clientes (não ter que fazer declaração de IR pessoalmente, por exemplo), a contabilidade digital já chega com um sistema integrado que automatiza serviços e otimiza tarefas e tempo.

Ainda, existem outros pontos-chave de diferença para destacar: a contabilidade online entrega obrigações ao Fisco, enquanto a contabilidade digital permite uma condutividade estratégica e um melhor contato com seus clientes.

Essa otimização da contabilidade digital se dá por meio de softwares, automação processual, inteligência artificial, análise de dados, assinatura digital e certificado digital para contador.

Qual a importância da contabilidade digital?

A ideia de contabilidade na era digital não é, de forma alguma, substituir o profissional contábil, mas fornecer-lhe ferramentas que possam agregar flexibilidade à sua profissão, e melhorar seu processo produtivo enquanto prevê uma ótima jornada ao cliente, aumentando exponencialmente o valor percebido por ele.

A contabilidade na era digital não é uma ameaça ao capital humano, mas uma forma de conectar cada vez mais o profissional contador e seu cliente por meio da digitalização de processos.

Tudo bem, e onde entra o certificado digital na contabilidade digital?

Bom, se estamos falando de digitalização de processos, comprimentos de obrigações em ambiente online e a importância da proteção dos dados que profissionais da contabilidade manejam diariamente, parece óbvia a necessidade de segurança jurídica, correto?

Para começar, o uso da assinatura digital é obrigatória na apresentação de dados junto à Receita Federal Brasileira, então consequentemente o certificado digital é indispensável para validar obrigações jurídicas. Estamos falando de pessoas jurídicas, ok? Pessoas físicas não estão obrigadas a utilizar a certificação digital.

Mas e o contador? Ele é uma pessoa jurídica, e todas as outras pessoas jurídicas são obrigadas a terem contador para declarar seus atos e dados ao Fisco – menos no Simples Nacional. Logo, estamos falando de uma gama de profissionais que precisam de certificação digital para trabalharem. Essa é a contabilidade na era digital, e ela é segura.

Quais as vantagens de usar certificado digital para contador

Já declaramos que o uso de certificado digital é benéfico para diversas profissões, e dentre elas está a contabilidade, e sua vertente automatizada, contabilidade digital. De uma forma geral, essas são as séries de benefícios da certificação digital para o contador:

  • tem função disruptiva;
  • reduz o gasto temporal para realizar atividades do dia a dia;
  • possui segurança criptografada e autenticada, permitindo gerenciar documentos e dados;
  • gasta menos com a impressão de documentos (que tal entrar na rota da sustentabilidade empresarial?);
  • elimina a necessidade de duas pessoas se encontrarem pessoalmente para assinar um contrato;
  • agiliza operações contábeis

Se você ainda não possui um escritório de contabilidade digital, com certeza agora já está considerando essa mudança necessária. Quer desburocratizar seus processos e tornar a sua gestão contábil mais rápida? Fale conosco!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.