Clicksign

Ver todos

A tecnologia como aliada da educação

A tecnologia como aliada da educação é um dos caminhos para o futuro do ensino no Brasil. 

O mundo passa por uma transformação, ou melhor, uma verdadeira revolução digital. A tecnologia entrou na casa das pessoas, em seus ambientes de trabalho e já há algum tempo está dentro das escolas. 

banner teste grátis

Nosso blog entrevistou Valdenice Minatel, diretora educacional do Colégio Dante Alighieri, uma instituição de ensino muito tradicional da cidade de São Paulo. Na conversa, abordamos como a educação está sendo impactada pela tecnologia.  

A pandemia de 2020

Para começar, não podíamos deixar de falar de como a pandemia trouxe um cenário desafiador para a educação. “O trabalho do professores merece destaque no propósito de superar todas as adversidades impostas neste momento”, disse a educadora.

De fato, muitos professores tiveram dificuldades no início da pandemia para utilizar a tecnologia como meio para dar aulas à distância. E isso deu origem a um movimento chamado SOS 30 Minutos

Trata-se de um grupo de educadores que ofereceu mentoria e apoio aos professores que precisaram de ajuda na hora de implementar a tecnologia em suas aulas. Tudo gratuitamente. 

Tecnologia gerando resultados para a educação

A tecnologia como linguagem

Mas voltando à experiência de Valdenice Minatel, ela afirma que é preciso considerar as tecnologias como linguagem. Por isso, é necessário um planejamento consistente e uma intencionalidade pedagógica que priorize o processo de ensino e aprendizagem.  

“A tecnologia pela tecnologia não é suficiente para transformações esperadas, é preciso ir além, é preciso entender que há uma relação dialética entre o uso das tecnologias e os contextos nas quais este uso se efetivam,” afirma Minatel.

É dessa forma que as tecnologias digitais podem potencializar os processos pedagógicos. 

Quando a tecnologia na educação é abordada, muito se fala de seu uso dentro das salas de aula. Entretanto, quisemos saber a opinião da educadora sobre como as escolas podem utilizar ferramentas de gestão digitais, para a administração dos processos escolares.

A tecnologia e a migração dos documentos em papel para os digitais nas escolas

“Esta utilização [de ferramentas de gestão digitais] é fundamental, não somente porque a tecnologia pode trazer mais fluidez e agilidade, mas porque ela oferece transparência na busca dos objetivos de qualquer gestão”, afirma Valdenice. 

Para Minatel, o segredo de uma gestão escolar moderna e ágil é “valorizar as pessoas e focar nos processos, com excelência e com tecnologias digitais adequadas”. Essas tecnologias digitais estão diminuindo cada vez mais a utilização de papel nas escolas. Mas ainda há espaço para uma maior diminuição.  

“Esta migração [da documentação escolar do papel para o meio digital] é uma tendência. Deve trazer mais eficiência e agilidade aos processos, mas é preciso fazer esta migração de maneira responsável respeitando, sobretudo, a legislação vigente, por exemplo a LGPD”, diz a diretora.

A assinatura eletrônica na documentação escolar

Um dos temas de nosso interesse e que pedimos para que Valdenice compartilhasse sua opinião com a gente é sobre a assinatura eletrônica. E não podíamos esperar resposta diferente:

“Acho [a assinatura eletrônica] uma oportunidade para transformar processos de maneira eficiente, entre eles o processo de matrícula”, afirma Valdenice Minatel. 

Como a tecnologia pode ajudar na retenção de alunos?

Por último, pedimos que a diretora do Colégio Dante Aliguieri respondesse como a tecnologia pode ajudar na retenção de alunos. Como uma profissional antenada com o futuro, mas com os pés bem firmes no chão, ela respondeu:

“A tecnologia pode ajudar somente se ela estiver integrada a um projeto pedagógico robusto, consistente e contemporâneo”.

Recebemos uma aula sobre o futuro da educação

Pedimos uma entrevista e recebemos uma verdadeira aula de como fazer uma gestão moderna e eficiente em uma escola. 

Para isso, a Clicksign oferece as melhores soluções em gestão de documentos para instituições de ensino, como a assinatura eletrônica, por exemplo. Além de assinar um documento com mais agilidade e facilidade, você ainda pode fazer a autenticação dos signatários por SMS ou e-mail e a gestão de documentos online. Além disso, você pode configurar permissões personalizadas por usuário e acessar relatórios sobre seus documentos. 

As escolas podem usar, também, o Módulo de automação e gestão de documentos da Clicksign. Ideal para quem usa sempre os mesmos modelos de documentos para criar novos contratos, preenche as mesmas informações a cada novo negócio e quer reduzir o número de interações até fechar a venda. 

Com a Automação é possível enviar documentos de matrícula para serem assinados via WhatsApp, e-mail ou SMS; cadastrar clientes; personalizar os campos dos formulários para as informações que você precisa; e inserir um campo para anexos (PNG, JPEG, PDF, DOC e DOCX).

Fica a lição. A tecnologia deve estar atrelada a um bom projeto pedagógico. Caso contrário ela não funcionará. Mas, quando se une a uma estrutura eficiente pode fazer uma verdadeira revolução na instituição de ensino.  

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.