Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Aceite via WhatsApp: firme termos e acordos sem sair do seu aplicativo de mensagens

Aceite-via-WhatsApp
Novidades de produto
Segmento: , , , , , , , , ,

Aceite via WhatsApp: firme termos e acordos sem sair do seu aplicativo de mensagens

Neste artigo, vamos falar sobre o Aceite via WhatsApp – uma nova funcionalidade da Clicksign para proporcionar ao seu cliente uma inovadora e disruptiva experiência, possibilitando aceitar acordos ou termos com poucos cliques diretamente do serviço de mensagens instantâneas com o qual eles já estão familiarizados. 

É fato que as redes de mídia social e os aplicativos de mensagens mudaram a maneira como nos comunicamos. Para as empresas, isso significou a adoção de novas tecnologias para alcançar seus públicos (cada vez mais exigentes e digitalizados).

Segundo a Forbes, o WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens do mundo, com mais de 1,2 bilhão de usuários, disponível em 60 idiomas diferentes e utilizado em mais de 180 países.

Em 2021, a base de usuários do WhatsApp no ​​Brasil foi de, aproximadamente, 146,80 milhões de usuários, com uma previsão de chegar em 147,67 milhões até 2025. De olho nesses números, segundo dados da empresa alemã Statista, aproximadamente duas em cada cinco PMEs no Brasil que utilizam o WhatsApp como canal de vendas para produtos e serviços.

Sabe aquela conversa que você tem com um cliente pelo WhatsApp para fechar um negócio? Agora, será possível trazer ainda mais segurança para esse acordo, sem precisar criar um documento e utilizar uma plataforma alheia a essa negociação.

Essa inovação vai beneficiar aqueles que não possuem a necessidade de enviar um contrato ou documento extenso, simplificando e agilizando a obtenção de um aceite, já que a intenção de qualquer organização é exatamente essa: facilitar a interação entre pessoas, fornecendo ferramentas para classificar, automatizar e responder rapidamente à sua base de clientes.

Como funciona o Aceite via WhatsApp

Por ora, a nova funcionalidade se encontra em versão beta, por isso, será necessário que o remetente solicite o uso da funcionalidade pela primeira vez na plataforma Clicksign (na aba “Aceites” clique em “Via WhatsApp”). Feito isso, a ferramenta poderá ser utilizada sempre que necessário.

Após fazer as configurações necessárias do conteúdo que será enviado para aceite, inserindo informações como nome e número de WhatsApp do destinatário, é possível fazer o envio do termo ou acordo a ser aceito. Você,  remetente, poderá acompanhar o status desse processo por meio da plataforma Clicksign. 

Por sua vez, o destinatário do conteúdo enviado fará o processo de aceite com poucos cliques sem sair do seu aplicativo de mensagens, respondendo perguntas automatizadas para confirmar sua identidade e, então, firmar o respectivo aceite.

Imagem Exemplificativa | Crédito: Clicksign

Esse recurso possui validade jurídica?

Sim. O racional jurídico do Aceite via WhatsApp é muito parecido ao da assinatura de documentos que você já conhece. No Aceite via WhatsApp,  também ocorre a coleta de provas da identidade do destinatário, que podem ser usadas para confirmar a validade jurídica do aceite.

Para mais informações, leia o nosso artigo “Validade jurídica dos documentos e a automação Clicksign”.

Principais vantagens do Aceite Via WhatsApp

Entre os principais benefícios que essa funcionalidade inédita resolve para tornar o seu dia a dia mais ágil e simplificado, destacamos:   

  1. Validade jurídica: conforme acima mencionado, através de um um caminho de autenticação para confirmar a identidade do cliente, o Aceite se torna juridicamente válido.
  2. Rapidez e praticidade: todo o processo de Aceite acontece sem ser necessário sair do WhatsApp (e com poucos cliques).
  3. Vantagem competitiva: essa é uma solução inovadora que coloca a sua empresa em destaque;
  4. Envie diversos tipos de conteúdo: permite trabalhar não só com documentos previamente prontos, mas também com termos e acordos.
  5. Uma nova experiência: é possível realizar o Aceite sem a necessidade do envio de um token.
  6. E o melhor: já está disponível para todos os planos da Clicksign, sem custo adicional.

Diferenças entre Assinatura e Aceite via WhatsApp

Diferente da Assinatura via WhatsApp, no Aceite não é necessário haver um documento pronto, em docx. ou pdf e nem redirecionar os envolvidos para a plataforma Clicksign. 

O remetente apenas insere o texto pronto a ser aceito pelo destinatário e ele fará todo o processo de Aceite com poucos cliques sem sair do aplicativo. Para aproveitar esse novo serviço, basta responder algumas perguntas automatizadas para confirmar a sua identidade e então realizar o Aceite.

Assinatura via WhatsAppAceite via WhatsApp
Assinatura de documentos;Aceite de conteúdos, como termos ou acordos curtos;
Envio de link e token via WhatsApp;Envio do aceite via WhatsApp;
Signatário é redirecionado para a plataforma Clicksign para fazer a assinatura;Todo o processo de aceite é realizado dentro do aplicativo WhatsApp, sem direcionar o destinatário para a plataforma Clicksign;
Sem limite de caracteres;Limite de 1500 caracteres;
O documento gerado fica salvo e seguro dentro da plataforma Clicksign, bem como disponível para ser acessado a qualquer momento. 
O processo é feito com segurança e o documento gerado é o próprio registro das mensagens automáticas pelo WhatsApp.

Independente da funcionalidade escolhida, ser Clicksign é poder contar com diversas facilidades que agilizam o seu dia a dia e otimizam os processos do seu negócio.

4 setores que podem se beneficiar dessa inovação

Atualmente,  a inovação é a chave para aumentar os lucros. Portanto, considerar novas ideias e maneiras de melhorar seus processos tem o potencial de melhorar os resultados dos seus produtos/serviços, aumentar o seu valor de mercado, reduzir custos, tornar a experiência com a sua marca mais eficaz e eficiente e proporcionar um crescimento de forma muito mais sustentável.

É bem verdade que isso se aplica a todo tipo de negócio, mas a título exemplificativo, vamos mencionar neste artigo quatro indústrias que podem se beneficiar (e muito) dessa ferramenta.

Setor educacional

Uma escola vai realizar um passeio com seus alunos e precisa da autorização dos pais. Ao invés de enviar um papel por escrito para que seja assinado e devolvido no dia seguinte, correndo o risco de ser esquecido e/ou extraviado, a escola pode encaminhar um Aceite via WhatsApp. 

Os pais o recebem e podem realizar o aceite instantaneamente. A escola, por sua vez, também terá acesso ao conteúdo aceito na plataforma.

Setor de serviços

Uma agência de marketing digital precisa aumentar o orçamento de uma campanha, mas seus clientes nem sempre respondem através de e-mails. Por isso, a agência envia um Aceite via WhatsApp para seu cliente, que pode ser aceito na mesma hora.

Setor financeiro

É comum que clientes de bancos não possuam tanta facilidade para acessar o aplicativo ou internet banking. Ao solicitar alguma alteração em sua conta, tais clientes podem receber os termos para aceite por meio do uso da ferramenta.

Telecomunicações

Uma empresa de telecomunicações necessita confirmar alterações numa conta de telefone. Para fortalecer e complementar a gravação da conversa, o  Aceite via WhatsApp pode ser utilizado na formalização das alterações feitas e solicitando o aceite do destinatário (seu cliente).

Incrível, não é? E você, o que achou do Aceite via WhatsApp? Já conhecia esse recurso? Essa é mais uma funcionalidade para você ser ainda mais digital e produtivo com a gente! Faça um teste gratuito agora mesmo e aproveite mais essa vantagem de ser Clicksign! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.