Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Admissão digital e sua importância para o RH

template_-capa-de-artigo-para-o-blog-10
Negócios / Tecnologia

Admissão digital e sua importância para o RH

Hoje vamos falar sobre admissão digital. Essa é uma das revoluções que a tecnologia está proporcionando ao mundo corporativo.  

A admissão digital é um dos grandes exemplos que mostram como o setor de RH está trabalhando cada vez melhor com o avanço da tecnologia. Ela garante a excelência nos processos e otimiza o tempo dos gestores na hora de lidar com seus colaboradores.

Os contratos digitais possibilitam que as informações e documentos dos funcionários recém admitidos possam ser recebidos online, através da internet. Isso reduz as idas e vindas dos novos colaboradores até a empresa para enviar toda documentação antes de começarem no trabalho.

A importância da admissão digital

No século XXI, os aplicativos de computadores têm se mostrados como verdadeiras ferramentas para facilitar a vida do ser-humano. A revolução digital mostra resultados na saúde, no entretenimento, nas finanças e, também, no trabalho. Graças a ela os gestores de pessoas deixaram as atividades burocráticas para as máquinas, sobrando tempo para uma atuação estratégica nos negócios.

Assim, essa revolução impacta, também, em uma das tendências do RH para essa nova geração de profissionais, que é a experiência do candidato.

A construção de uma relação sólida e motivacional com o futuro colaborador começa já na etapa de recrutamento e seleção. Assim, para garantir a produtividade desejada logo no início das atividades desse profissional, é importante proporcionar para ele bons momentos antes mesmo de começar o trabalho na empresa.   

É aí que observamos mais concretamente a admissão digital. Pois ao facilitar o modo do novo profissional enviar os documentos, através de um smartphone ou outro dispositivo que tenha acesso à internet, se evita o deslocamento dele até a empresa e a necessidade de tirar cópias e mais cópias desses papéis. Isto resulta em uma boa relação entre empresa e colaborador já desde o início de sua jornada na companhia.

As vantagens da admissão digital

Engana-se, entretanto, quem imagina que a admissão digital é útil apenas para os novos colaboradores. Muito pelo contrário, quem terá seu trabalho facilitado é, principalmente, o gestor de RH.

Vamos ver onde ela se aplica no trabalho de RH?

Segurança

Existem muitas formas de obter segurança no setor de RH. Talvez uma das principais seja utilizar bons softwares de gestão de Recursos Humanos. Apenas com esses aplicativos de qualidade você garante que as informações de seus colaboradores sejam armazenadas de forma segura.

Além disso, ao guardar esses dados em local apropriado, pode-se compartilhá-los de forma rápida, prática e confiável com os profissionais que cuidam das obrigações fiscais, como contadores.

Isso vale, também, para as informações que precisam ser enviadas ao Governo Federal, através do eSocial. Com um bom software de gestão os procedimentos de admissão de um colaborador estarão de acordo com os parâmetros legais.

Agilidade

Rapidez é uma palavra importante quando se fala em processos admissionais. Está certo, demora até encontrar o colaborador ideal. Mas é preciso sempre usar o bom senso. Pois, se um processo de contratação levar muito tempo, a empresa poderá sobrecarregar outros profissionais e perder bons nomes à vaga.

O candidato pode entender que a empresa não está interessada em seus serviços ou que ela não tem uma organização muito boa e não cuida de seus funcionários. Automatizar o processo, com a admissão digital, pode evitar esse tipo de situação.

Praticidade

Esse ponto é bem interessante, já que muitas inovações corporativas, hoje em dia, visam garantir uma maior praticidade aos processos empresariais. Isso vale, também, para o RH. Em um mundo de negócios tão competitivo como é o de hoje, ser mais prático é sinônimo de ser mais estratégico.

Quando o contrato de admissão é preenchido, assinado e entregue online, o processo admissional se torna mais ágil e leve. Além de diminuir o custo de contratação isso otimiza o tempo dos gestores de RH que podem ter entre outras preocupações, a de valorizar o capital humano.

Sustentabilidade

Há empresas e pessoas que possuem como uma de suas bandeiras valorizar o meio ambiente. E o mais importante, elas levam isso a sério. Daí mais um motivo para a admissão digital.

Todos sabem que quanto mais a tecnologia avança, menos o papel se faz necessário. Portanto, diminuir a utilização de papel dentro das companhias, trocando-o por documentação digital, ou digitalizada, é um pequeno gesto, mas que tem uma empatia enorme com muitas pessoas.

E o melhor é que essa postura ambiental pode ser capitalizada pelo marketing da empresa, mostrando que se trata de uma companhia que preza pela sustentabilidade.

Inovação

Está aí uma palavra que diz muito sobre o que as empresas precisam para serem mais competitivas. Começar a inovar já na admissão digital incentiva os funcionários a, também, terem ideias inovadoras e contribuírem com a prática de inovação dentro da companhia.  

Relacionamento

Ao utilizar a admissão digital para a contratação, o tempo que o RH teria para verificar e armazenar os documentos em papel, sobra para se trabalhar estrategicamente o relacionamento corporativo.

O novo colaborador pode ocupar o seu tempo, que seria gasto com papéis e entrega de documentos, com integração, cultura organizacional, responsabilidades do cargo e assuntos relacionados às suas atividades profissionais.        

Inúmeras ferramentas podem ajudar o RH nesse processo. O Fluxia, por exemplo, é uma plataforma que permite a criação, envio, assinatura e armazenamento de contratos de forma totalmente online.

O contrato admissional, portanto, pode ser criado através de um formulário, que é enviado ao novo colaborador via e-mail, SMS ou Whatsapp; e o novo contratado deve preencher os campos variáveis e assinar eletronicamente o documento. O RH recebe esse contrato e, também, o assina. Como última etapa desse processo, a plataforma armazena o documento na nuvem. 

Pronto, está aí uma forma simples e fácil de implementar um contrato de admissão digital. Uma plataforma que vai garantir segurança, praticidade, inovação, relacionamento e agilidade para o seu processo de contratação. Trata-se de trabalhar com a tecnologia para melhorar a relação com os seres humanos que fazem de sua empresa uma corporação com cultura e motivação.  

Gostou? Quer saber mais? Assine nossa News!

Comment (1)

  1. Gostaria de entender como funciona essa aplicabilidade.
    Alguém pode entrar em contato comigo?
    Fico no aguardo

    01/06/2020 at 20:51
    |Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *