API para empresa: por que investir em integração  de sistemas ?

API para empresa: por que investir em integração de sistemas ?

Em um mundo estimulado pela transformação digital, é difícil achar quem não utilize aplicativos em sua rotina. Seja quando falamos de consumidores ou de empresas, a incorporação ao digital vem acompanhada de um apelo à praticidade e à rapidez. Nesse cenário dinâmico, vale explorar o uso de API para empresa, que permite otimizar produtos, sistemas e operações.

Através de APIs, ou Application Programming Interfaces, é possível conectar diferentes softwares, que passam a trocar informações de maneira automatizada. Nesse sentido, as APIs funcionam como pontes digitais, permitindo uma comunicação fluida, como se os sistemas falassem a mesma língua.

banner teste grátis

Essa personalização acaba contribuindo para a competitividade da empresa no mercado e fazendo a diferença no mundo digital. Afinal, a facilidade no uso de aplicações é chave para o envolvimento e a fidelidade do cliente.

Não é à toa que o relatório 2022 State of the API, da Postman, mostra confiança de executivos C-suite em relação ao tempo e recursos investidos pelas organizações em APIs. Entre 1.400 entrevistados, 87% dos CEOs previram que os investimentos em API para empresa aumentariam ou permaneceriam estáveis em 2023. 

Gráfico mostrando que 89% dos desenvolvedores concordam que o investimento em APIs irá crescer ou se manter estável em 2023.
89% dos desenvolvedores concordam que o investimento em APIs irá crescer ou se manter estável em 2023. Foram entrevistados mais 37.000 de desenvolvedores e profissionais de API.
Fonte: State of the API 2022

Mas como uma API para empresa funciona na prática?

O que é uma API para empresa?

Em um tempo não tão distante, a comunicação entre softwares acontecia de forma mais manual, através da troca de arquivos ou de integrações customizadas entre sistemas específicos. 

Esse processo se tornava ainda mais complexo quando os sistemas eram construídos com diferentes tecnologias e linguagens de programação.

Graças a evolução da tecnologia, hoje as APIs funcionam como uma integração de sistemas, fornecendo um padrão comum para a comunicação entre softwares. Isso permite que diferentes aplicativos possam compartilhar dados e acessar informações e recursos de outros sistemas de forma simplificada.

Assim, as APIs viabilizam soluções mais rápidas, fornecendo uma interface padronizada para que os sistemas se comuniquem de forma mais eficiente.

Com a facilidade dessa integração, serviços oferecidos por terceiros, por exemplo, são facilmente integrados a aplicativos subjacentes de uma organização. Isso possibilita uma economia de tempo e de trabalho ao evitar que funcionalidades específicas precisem ser implementadas do zero. 

Entre a integração de sistemas e o compartilhamento de dados, tornou-se possível criar soluções mais robustas e inovadoras, seja para uso da própria empresa, com APIs privadas, ou fora dela, com APIs públicas. 

Nessa perspectiva, a escalabilidade das aplicações depende somente da estratégia de API da empresa.

Como implementar uma API no seu negócio?

À medida que cada vez mais empresas criam e incorporam APIs, é preciso um olhar atento para traçar estratégias que sejam bem-sucedidas. E, para isso, é necessário primeiro entender que tipo de API a empresa demanda. 

“O que está incentivando a adoção de APIs? Eficiência no desenvolvimento e integração de sistemas estão no topo dos motivos. Iniciativas de transformação digital vêm logo atrás, em terceiro lugar. [...] Essas prioridades estratégicas são imperativas para a redução de custos e o aumento da receita. Por isso, é essencial adotar uma estratégia de API que seja escalável e segura”. 

State of API Security Report Q3 2022, da Salt Security

Uma boa estratégia de API pode estar relacionada, por exemplo, à gestão dos processos da organização. Nesse caso, seriam utilizadas APIs internas para conectar sistemas que já fazem parte da infraestrutura da empresa. Isso melhoraria a eficiência operacional e forneceria aos colaboradores novas ferramentas para melhor atender os clientes.

Ao mesmo tempo, uma API pública pode abrir novas possibilidades de gerar receita ao ser vinculada a aplicativos voltados ao consumidor. Estas são projetadas para serem usadas por desenvolvedores externos, que podem acessar as funcionalidades do sistema e adaptá-las da melhor forma.

Essas facilidades acabam resultando numa crescente utilização de API para empresa, como mostra o relatório 2022 State of API Security, realizado por EMA e Radware. Nele, 92% dos entrevistados indicaram que o uso de API em suas organizações aumentou em relação a anos anteriores.

Gráfico sobre como o uso de API otimizou os resultados em uma empresa.
Fonte: 2022 State of API Security

Essa crescente é vista, inclusive, em empresas como Meta, Google Maps, Paypal, Mercado Livre e a própria Clicksign. Todas apostam em APIs públicas para integração de sistemas e, assim, melhoram o envolvimento do cliente com seus produtos, criando canais cada vez mais inovadores.

As vantagens do uso de APIs na integração de sistemas

A integração de uma API ao sistema de um produto pode trazer muitos benefícios para a empresa. Afinal, ao permitir que diferentes aplicações trabalhem juntas, aumentamos a eficiência geral do sistema.

Pensando nisso, conheça os principais benefícios de contar com uma API na integração de sistemas: 

  • Maior número de funcionalidades

Por meio de APIs, a empresa se beneficia de recursos que poderiam ser caros e demorados de desenvolver internamente. Assim, é possível utilizar funcionalidades avançadas em soluções existentes ou criar novas aplicações para complementar produtos principais. 

  • Flexibilidade na integração

APIs trazem uma maneira flexível de integrar plataformas sem necessitar que desenvolvedores reescrevam o código. Isso permite que a empresa escolha as melhores ferramentas para cada tarefa e integre tudo de forma coesa.

  • Melhoria na experiência do usuário

Ao fazer a integração de sistemas, o usuário passa a utilizar o produto de forma contínua. Dessa maneira, não é necessário visitar sites ou aplicativos de terceiros.  

  • Aumento de produtividade

APIs ajudam a automatizar tarefas repetitivas, reduzindo o tempo gasto em processos manuais e aumentando a eficiência da equipe. 

  • Segurança da Informação

A integração de sistemas por APIs é feita de forma criptografada e segura. A proteção de dados e recursos do sistema subjacente contam com métodos de autenticação e autorização. 

Proteção de dados em APIs

Com o aumento do uso de APIs para compartilhar dados entre sistemas, é normal que surja uma preocupação em relação à segurança das informações de usuários e empresas. 

Por isso, ao escolher uma API para empresa, certifique-se de que ela tenha políticas claras em relação à proteção de dados. Confira algumas dicas:

✅ Observe se a coleta de dados está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

✅ Confira se a API segue as melhores práticas e políticas de Segurança da Informação.

✅ Verifique se a API possui autenticação e autorização adequadas, que analisem a identidade do usuário e peçam permissão para acessar recursos específicos.

✅ A criptografia também deve ser observada, incluindo comunicação SSL/TLS e o armazenamento de dados criptografados.

✅ Confira se a API é monitorada constantemente, a fim de evitar novas ameaças e vulnerabilidades. Isso pode incluir testes de penetração, auditorias de segurança ou atualizações de software.

É importante ter em mente que APIs também podem fornecer uma camada de segurança adicional ao acesso a dados subjacentes. Isso permite que informações críticas para uma empresa sejam mantidas confidenciais. 

É o caso, por exemplo, de documentos assinados eletronicamente

Por que utilizar uma API de assinatura eletrônica?

A assinatura com papel e caneta ficou para trás. Com a evolução tecnológica da indústria 5.0, assinar documentos eletronicamente se tornou a maneira mais eficiente e segura de firmar contratos. E, quando falamos em API de assinatura eletrônica, as vantagens só aumentam.

Com a API Clicksign, você pode integrar a assinatura eletrônica aos aplicativos e sistemas da sua empresa. Assim, fica fácil criar um fluxo de trabalho personalizado para gerar, assinar e gerenciar documentos.

Uma vez integrada, a API permite que usuários assinem documentos sem sair do ambiente de costume. Tudo de forma criptografada, validando e armazenando dados em servidores seguros.

Além disso, a ferramenta possui atualizações automáticas para diversas áreas de uso, reduzindo a possibilidade de fraude. 

Conheça um pouco mais sobre como a API de assinatura eletrônica da Clicksign pode fazer parte dos seus processos corporativos:

https://www.youtube.com/watch?v=LVUxthdJ7e8

Com a API da Clicksign, você conta com uma plataforma completa, com toda a documentação necessária para impulsionar o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre como utilizar APIs no gerenciamento de assinaturas eletrônicas e documentos digitais, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Créditos da imagem em destaque: Getty Images/iStockphoto

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign