Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Como profissionalizar seu atendimento via WhatsApp

thumbnail_772dce31a7a13f7d5f94231a8129aefa_30-07-blog-atendimento-whatsapp-sem-titulo
Business

Como profissionalizar seu atendimento via WhatsApp

O WhatsApp se tornou a ferramenta de comunicação que caiu no gosto do brasileiros: todo mundo tem, e quanto mais seu empreendimento se aproximar dessa ferramenta, melhor será sua relação com os clientes. Conheça as principais táticas de atendimento via WhatsApp para dinamizar ainda mais sua relação com o público.

A importância do WhatsApp no empreendedorismo brasileiro

A Facebook Corporation, grande gigante das redes sociais, logo percebeu o potencial do WhatsApp entre o público de diferentes países, especialmente o Brasil, e fez questão de adquirir o app de mensagens instantâneas e incorporá-lo seu portfólio de sucessos digitais.

De lá para cá, o atendimento via WhatsApp e a própria navegação no app se tornaram cada vez mais completos, ganhando a opção de chamadas, stories, um modelo comercial, integração com outras redes e até métodos de pagamento e autenticação.

A série de implementos que o aplicativo ganhou o tornou, acima de tudo, uma potente ferramenta comercial para impulsionar o alcance de seu atendimento. Vale a pena conhecer as facilidades que o WhatsApp traz para sua empresa!

Conheça o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a principal oportunidade para os mais diferentes segmentos quando se trata de atender ao público. Com essa ferramenta é possível aproveitar uma série de facilidades, como:

  • Mensagens de autoatendimento;
  • Criar um portfólio de produtos e serviços;
  • Compartilhar localização, endereços e outros dados relevantes;
  • Elaborar murais com informações;
  • Criar etiquetas para acompanhar funis de atendimento e categorias de clientes;
  • Elaborar newsletter para clientes;
  • Integração com plugins de chatbots.

O primeiro passo para garantir um atendimento mais profissional e voltado para o público é considerar uma assinatura do WhatsApp Business, já que ele pode ser personalizado para os mais diferentes segmentos comerciais. Esse vai um passo importante para ter um controle maior de sua atividade.

Dicas para melhorar seu atendimento via Whatsapp

Tendo uma conta no Whatsapp Business devidamente configurada, existem alguns bons hábitos que você pode inserir na rotina da sua equipe que vão deixar o atendimento via app ainda mais interessante para seus clientes. Veja nossas dicas abaixo:

Personalize mensagens de autoatendimento

Com a transformação digital, a velocidade se tornou fundamental. Ninguém gosta de ficar esperando, e uma maneira de agilizar o atendimento do cliente é elaborar uma série de mensagens de autoatendimento, assim, indiferente da hora, seu cliente pode entrar em contato com você e ir adiantando o assunto ou pedido.

Para isso é importante criar um conjunto elaborado de respostas ativadas por palavras-chave que ajudem a guiar o cliente de acordo com suas necessidades. Mapeie as principais demandas que sua empresa recebe via Whatsapp e crie respostas claras, que consigam tirar essas dúvidas dos clientes logo de cara.

Use negritos, emojis e outros recursos que ajudem a ilustrar bem as opções para o cliente.

Crie um perfil bem elaborado

Muitos clientes podem ter o primeiro contato com a empresa por seu atendimento via WhatsApp, então é fundamental criar uma primeira impressão que seja positiva.

O primeiro passo é usar uma imagem profissional e bem definida, que faça o cliente entender que está em contato com a conta certa.

Além disso, é importante preencher cada dado de forma completa, do nome da empresa até a ficha de horário de funcionamento, localização e qualquer outra informação que possa ser importante ao cliente.

Use etiquetas

Agora é possível categorizar os tipos de clientes, as demandas de atendimento e também o nível de funil de determinado lead. Essa organização é fundamental para aumentar a força de vendas em seu empreendimento.

Gastar um minutinho a mais para categorizar seus clientes pode ajudar muito no pós atendimento e nas táticas comerciais do seu negócio.

Crie newsletters

Todo tipo de empreendimento tem alguma informação relacionada ao seu produto e serviço que possa ser de interesse dos clientes. Categorize clientes que estão em diferentes fases do funil de vendas e prepare diferentes conteúdos para cada categoria.

Mas atenção: é muito importante cuidar da frequência. Uma vez na semana é o suficiente para ser notado sem ser incômodo. Correr o risco de ser bloqueado por ser inconveniente é um problema, então seja moderado e sempre ofereça a opção para o cliente cancelar a inscrição de seu boletim.

Use os status do aplicativo

Agora o WhatsApp também conta com o recurso de status – semelhante ao Instagram Stories –, que torna possível possível criar textos, compartilhar imagens e vídeos . Esse recurso é ideal para compartilhar atualizações, chegada de novos produtos, promoções, cases de sucesso.

Use com moderação mas com efetividade. Crie vídeos e imagens bem elaborados e em horários oportunos do dia, com maior fluxo, como no início da manhã, antes do almoço, depois das 18h e próximo às 21h.

Ofereça serviços via WhatsApp

O atendimento via WhatsApp pode ser complementado por diferentes plugins externos e serviços internos que aparecem a cada dia. Um serviço revolucionário é a possibilidade de assinatura de documentos via WhatsApp, que diminui em muito os custos e o trabalho em se autenticar de maneira digital um documento.

Usando o serviço certo, é possível assinar digitalmente e organizar seus documentos na nuvem, com validade legal e de maneira instantânea, o que é especialmente importante em momentos pandêmicos e ajuda a expandir seu empreendimento para além de suas fronteiras regionais.

O novo serviço de pagamentos traz para dentro do WhatsApp ainda mais opções para que todo o atendimento possa ficar dentro de um único ambiente, fácil de usar e leve para qualquer aparelho. Conheça mais sobre essa solução na página: Clicksign Integração.

Garanta segurança de seu aparelho

O número de golpes e sequestros de dados tem aumentado muito, especialmente via WhatsApp, então é fundamental usar sua conta comercial em um celular ou computador específico e muito bem protegido, além de ativar todas as etapas de segurança online.

Atenção à linguagem

Criar uma identidade é algo importante, pois ajuda a aumentar a credibilidade com seu público, mas é importante ter o tato de cuidar com o nível de informalidade, para evitar ficar muito fechada para um tipo de público, apenas.

Evite erros gramaticais, já que eles podem pegar mal como primeira impressão. Além disso, é importante sempre prezar por uma linguagem assertiva, proativa, sempre com solicitude e agradecimentos.

O atendimento via WhatsApp vai transformar a relação com seus clientes e trazer diversos benefícios, desde a prospecção de clientes até a resolução de problemas .

Na Clicksign você encontra uma série de soluções modernas para sua jornada empreendedora, e para receber conteúdos de qualidade semanalmente basta assinar nossa newsletter!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *