Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Uma discussão sobre os avanços tecnológicos até aqui e sobre nosso futuro

Homem executivo utilizando seu óculos de realidade virtual feliz
Tecnologia

Uma discussão sobre os avanços tecnológicos até aqui e sobre nosso futuro

Um dos assuntos favoritos nos mais diversos grupos sociais é sobre o futuro, especialmente sobre os avanços tecnológicos e como cada um deles impacta e vai impactar nossas vidas daqui para frente. As tecnologias são tão profundamente incorporadas em nossas vidas que às vezes nem conseguimos nos lembrar como era a vida antes de algumas delas.

Conversar sobre o futuro é um exercício divertido, criativo e muito necessário para todos – empresas e trabalhadores – prepararem suas vidas no médio-longo prazo, por isso a discussão precisa estar sempre em constante evolução.

Os principais avanços tecnológicos até aqui

O século XXI foi especialmente importante na guinada para um futuro que até há pouco tempo era apenas criado em nossas imaginações. Vejamos algumas transformações tecnológicas a seguir:

Biotecnologia

Um dos campos que mais tem avançado para nossa qualidade de vida é a biotecnologia, que é capaz de afetar desde a qualidade do ar que respiramos até os alimentos e medicamentos que ingerimos.

Nas duas últimas décadas muitos seres vivos foram desvendados e utilizados para criar melhorias nas nossas vidas. Conseguimos salvar espécies em extinção, recuperar biomas ameaçados, criar antibióticos mais potentes, erradicar doenças e sintetizar mais princípios ativos, seja para a nutrição ou para a cosmética.

Tecnologias como o CRISPR já têm grandes promessas em modificar possíveis falhas no DNA para que crianças sejam mais resistentes a doenças congênitas. Junto com esses avanços, a expectativa de vida também tem aumentado consideravelmente.

Tecnologias Smart

A verdade é que já ficamos perdidos se esquecermos o smartphone em casa. Muitos já nem se lembram como era a vida sem as comodidades de usar mapas, trocar mensagens instantâneas, consultar o clima, fazer anotações rápidas, ler notícias, socializar, se entreter, enfim, tudo aquilo que saiu do computador e foi direto para a palma da mão.

Mas outros aparelhos de casa também se tornaram smart, capazes de sincronizar seus favoritos e retomar atividades, como as TVs, relógios e até geladeiras. Hoje tudo pode ser integrado e, com a chegada de assistentes virtuais, como a famosa Alexa, da empresa Amazon, você consegue fazer consultas na internet por voz e controlar os dispositivos do lar.

Internet das Coisas

A chamada internet das coisas é justamente esse conceito de integração do maior número de equipamentos do lar: através de sensores e comando, você consegue automatizar seu ambiente para aumentar a segurança e o conforto, usando desde sensores de calor, que podem acionar o ar-condicionado automaticamente até ligações de emergência na ocasião de acidentes ou assaltos.

Realidade aumentada

Games como o Pokémon GO e artigos como os óculos 3D para videogames tem mostrado o poder de imersividade das tecnologias. Esse nível de realismo e precisão tem ajudado não apenas no entretenimento, mas também em consultas médicas remotas, atividades perigosas e logo mais em ambientes de compras e relacionamento também.

A realidade aumentada é uma das grandes promessas hoje e ainda mais no futuro próximo.

O que esperar dos avanços tecnológicos do futuro?

O futuro guarda uma série de transformações fantásticas, que vão incrementar em muito a história da inovação e fundar de vez o chamado Mercado 4.0, tais como:

Big Data

O conceito de Big Data é um conceito bastante complexo, um campo inteiro do conhecimento para lidar com os grandes volumes de informação que são criados diariamente nas nossas experiências com produtos virtuais. Praticamente tudo o que fazemos na internet e em artigos smart cria um “rastro”, que pode ser organizado e cruzado de infinitas maneiras para melhorar ainda mais a experiência dos usuários.

E essa otimização do caminho do usuário vai ser um dos principais diferenciais na competitividade entre as empresas, especialmente de serviços virtuais.

Os algoritmos que selecionam os melhores conteúdos baseados em nossos gostos e acessos são verdadeiras máquinas de personalização de experiência. Não é raro encontrar a afirmação de os dados são o novo petróleo, o commodity mais valioso da nossa geração.

Computação na nuvem e Blockchain

Para aumentar a velocidade e a dinâmica das operações digitais, cada vez mais esse volume enorme de informações é guardado em ambientes seguros e acessíveis. A computação na nuvem cria o espaço ideal para que todas as operações e análises que geramos fiquem em um mesmo lugar, totalmente integradas.

E na hora de transferir informações e pagamentos, outro protagonista tem destaque: o sistema Blockchain, que é capaz de criptografar dados de maneira extremamente segura e privada, algo fundamental para a segurança dos usuários e especialmente para segredos industriais e governamentais.

Inteligência Artificial

Esses mesmos dados são empregados na hora de “educar” a máquina para entender e executar cada vez mais tarefas para nossa comodidade. A Inteligência Artificial já está em muitos lugares: nas assistentes virtuais, nos algoritmos que acabamos de mencionar, no controle de ambientes, no atendimento ao público e em cada dia mais aparelhos e serviços.

Somado à robótica, essas duas tecnologias dão os rumos da chamada Indústria 4.0, que gera muitas discussões sobre a substituição do homem pela máquina, que inclusive já foi abordado aqui em nossos blog.

A grande questão é que, mesmo que muitos serviços sejam automatizados, trabalhos humanizados e de maior qualidade continuarão surgindo.

Nano tecnologia

O uso de componentes microscópicos vai ser mandatário no monitoramento e cuidado com a natureza e com nossa saúde. No futuro próximo, robôs microscópicos com inteligência artificial poderão ajudar a monitorar e controlar a saúde de pessoas, de mares e ambientes de preservação, podendo tomar importantes medidas preventivas e ajudar na exploração em nível atômico de diversos fenômenos do mundo.

Neurociência

O cérebro ainda é a grande fronteira humana, que cada dia mais tem meios para ser estudado e otimizado, de maneira que em algum momento, as experiências imersivas serão tão otimizadas que o cérebro vai fazer parte da rede de Internet das Coisas.

Essa otimização nas relações vai encurtar distâncias, criar experiências únicas e personalizadas para cada pessoa e, especialmente, criar um novo estilo de trabalho, que será remoto, sem hora fixa e cheio de dinamismo.

Esse conjunto de avanços tecnológicos podem até parecer um pouco intimidadores no primeiro momento, como tudo aquilo que é novo e diferente, mas as possibilidades de aumento na qualidade de vida como um todo também se anuncia para os próximos anos e décadas, e quem puder se adiantar às suas tendências vai viajar na cauda do cometa para otimizar seu universo profissional e pessoal.

E você, quais previsões empolgam e quais assustam sua visão para o futuro? Como vamos chegar no futuro do Mercado? Deixe um comentário e vamos aumentar a discussão sobre os grandes desafios e benefícios que nos aguardam!

No blog da Clicksign você encontra uma série de postagens sobre tecnologias para empreendimentos, além de dicas de organização e otimização e as principais novidades desse universo. É só seguir nosso blog e nos encontrar nas redes sociais, afinal, estamos sempre com conteúdos novos por aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *