Uma discussão sobre os avanços tecnológicos até aqui e sobre nosso futuro

Uma discussão sobre os avanços tecnológicos até aqui e sobre nosso futuro
Há décadas, vivemos almejando conhecer o futuro e as suas inovações, especialmente os avanços tecnológicos. Somos instigados a imaginar e a vivenciar como cada um deles impacta, ou vai impactar nossas vidas daqui para frente.
As tecnologias são tão profundamente incorporadas em nossas vidas que às vezes nem conseguimos nos lembrar como era antes da implementação delas.
Conversar sobre o futuro é um exercício divertido, criativo e muito necessário para todos – empresas e trabalhadores – prepararem suas vidas no médio-longo prazo, por isso a discussão precisa estar sempre em constante evolução.
Os principais avanços tecnológicos até aqui
O século XXI foi especialmente importante para a ascensão e adesão tecnológica, pois até pouco tempo essas implementações eram vistas apenas em desenhos e filmes de Hollywood. Vejamos algumas transformações tecnológicas a seguir:
Biotecnologia
Um dos campos que mais tem avançado para nossa qualidade de vida é a biotecnologia, que é capaz de afetar desde a qualidade do ar que respiramos até os alimentos e medicamentos que ingerimos.
Nas duas últimas décadas muitos seres vivos foram desvendados e utilizados para criar melhorias nas nossas vidas. Conseguimos salvar espécies em extinção, recuperar biomas ameaçados, criar antibióticos mais potentes, erradicar doenças e sintetizar mais princípios ativos, seja para a nutrição ou para a cosmética.
Uma das grandes conquistas desta tecnologia é a possibilidade de produção de medicação personalizada, o que torna o tratamento mais direcionado para o paciente.
“Tradicionalmente, as drogas e medicamentos foram criados em um “tamanho único”, e os testes são usados para estabelecer quais formulações são mais benéficas para o segmento mais amplo da sociedade. Hoje, com a genômica moderna, é possível adaptar a formulação de medicamentos para cada indivíduo, a partir da composição do DNA”, explica Bernard Marr em seu texto para Forbes.
Outra grande contribuição é são as tecnologias como o CRISPR, que já têm grandes promessas em modificar possíveis falhas no DNA para que crianças sejam mais resistentes a doenças congênitas. Junto com esses avanços, a expectativa de vida também tem aumentado consideravelmente.
Tecnologias como o CRISPR já têm grandes promessas em modificar possíveis falhas no DNA para que crianças sejam mais resistentes a doenças congênitas. Junto com esses avanços, a expectativa de vida também tem aumentado consideravelmente.
Tecnologias Smart
A verdade é que já ficamos perdidos se esquecermos o smartphone em casa. Muitos já nem se lembram como era a vida sem as comodidades de usar mapas, trocar mensagens instantâneas, consultar o clima, fazer anotações rápidas, ler notícias, socializar, se entreter, enfim, tudo aquilo que saiu do computador e foi direto para a palma da mão.
Mas outros aparelhos de casa também se tornaram smart, capazes de sincronizar seus favoritos e retomar atividades, como as TVs, relógios, microondas, e até geladeiras. Hoje tudo pode ser integrado e, com a chegada de assistentes virtuais, como a famosa Alexa, da empresa Amazon, você consegue fazer consultas na internet por voz e controlar os dispositivos do lar.
Internet das Coisas
A chamada internet das coisas é justamente esse conceito de integração do maior número de equipamentos do lar: através de sensores e comando, você consegue automatizar seu ambiente para aumentar a segurança e o conforto, usando desde sensores de calor, que podem acionar o ar-condicionado automaticamente até ligações de emergência na ocasião de acidentes ou assaltos.
Com a implementação da tecnologia 5G, que é uma das tecnologias que impulsiona o setor de telecomunicações, houve um grande crescimento na procura por essa inovação. Só para ilustrar, na estimativa publicada no relatório da Markets and Markets, de julho de 2021, consta ainda que o setor vai valer 110,6 bilhões de dólares até 2026.
No Brasil, segundos os dados do McKinsey Global Institute, o impacto econômico anual de IoT deve ficar entre 50 e 200 bilhões de dólares em 2025.
Além disso, essa tecnologia está sendo usada cada vez mais pelos governos e empresas, para monitorar a sua infraestrutura e cuidar da qualidade de vida dos cidadãos, clientes e colaboradores.
Realidade aumentada
Games como o Pokémon GO, Metaverso, e artigos como os óculos 3D usados em diversos setores, têm mostrado o poder de imersividade das tecnologias.
Por definição, a realidade aumentada (AR ou Augmented Reality em inglês) é uma tecnologia que integra o mundo físico e o mundo virtual com intuito de proporcionar experiências mais completas e interativas em tempo real.
Esse nível de realismo e precisão tem ajudado não apenas no entretenimento, mas também em consultas médicas remotas, tecnologia no turismo, atividades perigosas, e de forma mais recente em ambientes de compras e relacionamento.
Sendo um grande exemplo disso no ambiente de compras, o aplicativo de design de interiores IKEA Place, disponível nos Estados Unidos. Neste caso, a AR é usada para oferecer aos consumidores uma prévia de como os produtos ficariam em seus lares.
A realidade aumentada é uma das grandes promessas hoje e ainda mais no futuro próximo.
O que esperar dos avanços tecnológicos do futuro?
O futuro guarda uma série de transformações fantásticas, que vão incrementar em muito a história da inovação e contribuir cada vez mais com o chamado Mercado 4.0, tais como:
Big Data
O conceito de Big Data é um conceito bastante complexo, um campo inteiro do conhecimento para lidar com os grandes volumes de informação que são criados diariamente nas nossas experiências com produtos virtuais.
Praticamente tudo o que fazemos na internet e em artigos smart cria um “rastro”, que pode ser organizado e cruzado de infinitas maneiras para melhorar ainda mais a experiência dos usuários. E essa otimização do caminho do usuário vai ser um dos principais diferenciais na competitividade entre as empresas, especialmente de serviços virtuais.
Os algoritmos que selecionam os melhores conteúdos baseados em nossos gostos e acessos são verdadeiras máquinas de personalização de experiência. Não é raro encontrar a afirmação de os dados são o novo petróleo, o commodity mais valioso da nossa geração.
Computação na nuvem e Blockchain
As principais tendências de computação em nuvem em 2022, apontam para uma integração cada vez mais acentuada entre duas ou mais tecnologias. Nessa perspectiva, vale destacar a perfeita interação entre a nuvem, Big Data e Internet das Coisas (IoT).
Com essa integração é possível oferecer produtos e serviços mais assertivos, tomar melhores decisões estratégicas e otimizar os fluxos de trabalho. Ou seja, são tecnologias que oferecem uma grande vantagem para as empresas.
Com intuito de aumentar a velocidade e a dinâmica das operações digitais, os daods e informações são guardado em ambientes seguros e acessíveis. A computação na nuvem cria o espaço ideal para que todas as operações e análises que geramos fiquem em um mesmo lugar, totalmente integradas.
E na hora de transferir informações e pagamentos, outro protagonista tem destaque: o sistema Blockchain, que é capaz de criptografar dados de maneira extremamente segura e privada, algo fundamental para a segurança dos usuários e especialmente para segredos industriais e governamentais.
Inteligência Artificial
Esses mesmos dados são empregados na hora de “educar” a máquina para entender e executar cada vez mais tarefas para nossa comodidade. A Inteligência Artificial já está em muitos lugares: nas assistentes virtuais, nos algoritmos que acabamos de mencionar, no controle de ambientes,na segurança, nos processos automatizados, no atendimento ao público e em cada dia mais aparelhos e serviços.
Somado à robótica, essas duas tecnologias dão os rumos da chamada Indústria 4.0, que gera muitas discussões sobre a substituição do homem pela máquina, que inclusive já foi abordado aqui em nosso blog.
A grande questão é que, mesmo que muitos serviços sejam automatizados, trabalhos humanizados e de maior qualidade continuarão surgindo.
Automação de Processos
Esse tipo de tecnologia é usada para automatizar processos de negócios complexos. Normalmente, essa inovação é feita através de três funções: automatizar processos, centralizar informações e diminuir a necessidade de aumento de equipe.
A implementação dessa tecnologia nas empresas, possui como intuito remover gargalos, reduzir erros e perda de dados, ao mesmo tempo em que aumenta a transparência, a comunicação entre os departamentos e a velocidade de processamento.
Sendo um grande exemplo disso, a implementação da assinatura de documentos online que contribui para a melhora e para o aceleramento de processos.
Portanto, esse tipo de tecnologia é uma ótima ferramenta para escalar o seu negócio de forma rápida e eficiente.
Assistente de voz
Visando uma maior comodidade, as buscas por voz facilitam o acesso e uso da tecnologia.
O ato de apenas falar e encontrar o que deseja, vai além e engloba a inclusão por meio da tecnologia. Já que essa inovação permite que haja compreensão por meio da audição, sem que seja necessário o uso das mãos.
Em outros casos, de forma menos específica o ato das mãos ficarem livres, permite que o consumidor execute outras tarefas enquanto analisam produtos e decidem o que comprar.
Portanto, essa tecnologia é uma ótima forma é otimizar seu site e conteúdo para englobar todos os tipos de público e de busca.
Nano tecnologia
O uso de componentes microscópicos vai ser mandatário no monitoramento e cuidado com a natureza e com nossa saúde. No futuro próximo, robôs microscópicos com inteligência artificial poderão ajudar a monitorar e controlar a saúde de pessoas, de mares e ambientes de preservação, podendo tomar importantes medidas preventivas e ajudar na exploração em nível atômico de diversos fenômenos do mundo.
Neurociência
O cérebro ainda é a grande fronteira humana, que cada dia mais tem meios para ser estudado e otimizado, de maneira que em algum momento, as experiências imersivas serão tão otimizadas que o cérebro vai fazer parte da rede de Internet das Coisas.
Essa otimização nas relações vai encurtar distâncias, criar experiências únicas e personalizadas para cada pessoa. Isso pode ser visto hoje através da criação de um novo estilo de trabalho, remoto e cheio de dinamismo.
Esse conjunto de avanços tecnológicos podem até parecer um pouco intimidadores no primeiro momento, como tudo aquilo que é novo e diferente, mas as possibilidades de aumento na qualidade de vida como um todo também se anuncia para os próximos anos e décadas, e quem puder se adiantar às suas tendências vai estar a frente, em quesito mercadológico, e poderá otimizar seu universo profissional e pessoal.
E você, quais previsões empolgam e quais assustam sua visão para o futuro? Como vamos chegar no futuro do Mercado? Deixe um comentário e vamos aumentar a discussão sobre os grandes desafios e benefícios que nos aguardam!