Uma discussão sobre os avanços tecnológicos até aqui e sobre nosso futuro

Uma discussão sobre os avanços tecnológicos até aqui e sobre nosso futuro

Há décadas, vivemos almejando conhecer o futuro e as suas inovações, especialmente os avanços tecnológicos. Somos instigados a imaginar e a vivenciar como cada um deles impacta — ou vai impactar — nossas vidas daqui para frente.

As tecnologias são tão profundamente incorporadas em nossas vidas que às vezes nem conseguimos nos lembrar como era antes de sua implementação, seja no âmbito pessoal, seja no empresarial.

Nesse sentido, conversar sobre o futuro é um exercício divertido, criativo e muito necessário para que todos – empresas e trabalhadores – possam entender as tendências na transformação digital e estar em constante evolução.

banner teste grátis

Os principais avanços tecnológicos até aqui

O século XXI foi especialmente importante para a ascensão e adesão tecnológica, pois até pouco tempo essas implementações eram vistas apenas em desenhos e filmes de Hollywood. Vejamos algumas transformações tecnológicas a seguir:

Biotecnologia

Um dos campos que mais tem avançado para nossa qualidade de vida é a biotecnologia, que é capaz de afetar desde a qualidade do ar que respiramos até os alimentos e medicamentos que ingerimos.

Nas duas últimas décadas, muitos seres vivos foram desvendados e utilizados para criar melhorias nas nossas vidas. Conseguimos salvar espécies em extinção, recuperar biomas ameaçados, criar antibióticos mais potentes, erradicar doenças e sintetizar mais princípios ativos, seja para a nutrição ou para a cosmética.

Uma das grandes conquistas desta tecnologia é a possibilidade de produção de medicação personalizada, o que torna o tratamento mais direcionado para o paciente.

Tradicionalmente, as drogas e medicamentos foram criados em um “tamanho único”, e os testes são usados ​​para estabelecer quais formulações são mais benéficas para o segmento mais amplo da sociedade. Hoje, com a genômica moderna, é possível adaptar a formulação de medicamentos para cada indivíduo, a partir da composição do DNA”, explica Bernard Marr em seu texto para Forbes.

Outra grande contribuição é no caso de tecnologias como o CRISPR, que já têm grandes promessas em modificar possíveis falhas no DNA para que crianças sejam mais resistentes a doenças congênitas. Junto com esses avanços, a expectativa de vida também tem aumentado consideravelmente.

Tecnologias Smart

A verdade é que já ficamos perdidos se esquecermos o smartphone em casa. Muitos já nem se lembram como era a vida sem as comodidades de usar mapas, trocar mensagens instantâneas, consultar o clima, fazer anotações rápidas, ler notícias, socializar, se entreter… enfim, tudo aquilo que saiu do computador e foi direto para a palma da mão.

Mas outros aparelhos de casa também se tornaram smart, capazes de sincronizar seus favoritos e retomar atividades, como as TVs, relógios, microondas e até geladeiras. Hoje tudo pode ser integrado e, com a chegada de assistentes virtuais, como a famosa Alexa, da empresa Amazon, você consegue fazer consultas na internet por voz e controlar os dispositivos do lar.

Internet das Coisas

A chamada internet das coisas é justamente esse conceito de integração do maior número de equipamentos do lar: através de sensores e comando, você consegue automatizar seu ambiente para aumentar a segurança e o conforto, usando desde sensores de calor, que podem acionar o ar-condicionado automaticamente, até ligações de emergência na ocasião de acidentes ou assaltos.

Com a implementação da tecnologia 5G, que é uma das tecnologias que impulsiona o setor de telecomunicações, houve um grande crescimento na procura por essa inovação. Só para ilustrar, na estimativa publicada no relatório da Markets and Markets, de julho de 2021, consta ainda que o setor vai valer 110,6 bilhões de dólares até 2026.

No Brasil, segundos os dados do McKinsey Global Institute, o impacto econômico anual da internet das coisas deve ficar entre 50 e 200 bilhões de dólares em 2025.

Além disso, essa tecnologia está sendo usada cada vez mais pelos governos e empresas para monitorar a sua infraestrutura e cuidar da qualidade de vida dos cidadãos, clientes e colaboradores.

Realidade aumentada

Jogos como o Pokémon GO, Metaverso e artigos como os óculos 3D usados em diversos setores têm mostrado o poder de imersividade das tecnologias.

Por definição, a realidade aumentada (AR ou Augmented Reality em inglês) é uma tecnologia que integra o mundo físico e o mundo virtual com intuito de proporcionar experiências mais completas e interativas em tempo real.

Esse nível de realismo e precisão tem ajudado não apenas no entretenimento, mas também em consultas médicas remotas, tecnologia no turismo, atividades perigosas e, de forma mais recente, em ambientes de compras e relacionamento.

Sendo um grande exemplo disso no ambiente de compras, o aplicativo de design de interiores IKEA Place, disponível nos Estados Unidos. Neste caso, a AR é usada para oferecer aos consumidores uma prévia de como os produtos ficariam em seus lares.

A realidade aumentada é uma das grandes promessas hoje e ainda mais no futuro próximo.

Exemplos de avanços tecnológicos que marcaram a última década

Não é novidade que, desde a ascensão da era digital até a atualidade, diversas inovações transformaram a forma como nos comunicamos, nos divertimos e realizamos tarefas diárias.

Contudo, nos últimos anos, a humanidade tem testemunhado uma aceleração vertiginosa dos avanços tecnológicos que têm moldado nosso cotidiano de maneiras profundas e significativas.

Neste contexto, cabe destacar exemplos marcantes de avanços tecnológicos que têm marcado a última década. Esses exemplos refletem a incessante busca por inovação e a promessa de um futuro tecnológico empolgante.

WhatsApp

Como você já deve saber, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que revolucionou a forma como as pessoas se comunicam. Lançado em 2009, ganhou popularidade na última década tornando-se uma das principais plataformas de troca de mensagens, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de mídia e até mesmo de negócios. Sua simplicidade de uso, ampla adoção e recursos constantemente aprimorados contribuíram para sua relevância no cenário tecnológico atual.

O app não só está presente em 99% dos smartphones brasileiros, como também 8 em cada 10 usuários o utilizam como canal comercial para se conectar com suas marcas preferidas, segundo pesquisa feita pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time.

Nesse cenário, diversas empresas vêm explorando como utilizar o WhatsApp como ferramenta de negócios. Um exemplo disso é o Aceite via WhatsApp da Clicksign. A funcionalidade permite que seus clientes aceitem acordos ou termos diretamente do serviço de mensagens instantâneas com o qual eles já estão familiarizados. Tudo isso de forma rápida, segura e legalmente válida.

Veja só, na prática, alguns casos de uso dessa super funcionalidade nos mais diversos segmentos:

  • Saúde: é possível enviar termos de consentimento informado, prontuários eletrônicos, receitas médicas e outros documentos e receber o aceite do paciente em minutos.
  • Imobiliário: confirmação de termos de vistorias; reembolso/abatimento de investimentos feitos pelo locatário em imóvel etc.
  • Educação: autorizações para passeios, visitas; uso de imagem em eventos promovidos pela instituição de ensino; alteração de dados cadastrais do aluno.

Netflix

A Netflix é uma plataforma de streaming de vídeo que transformou a indústria do entretenimento e a forma como as pessoas consomem conteúdo audiovisual. Com sua expansão global e o foco em produções originais de alta qualidade, a Netflix se tornou uma das maiores produtoras e distribuidoras de conteúdo do mundo. Sua presença onipresente nas casas e dispositivos móveis das pessoas fez dela um exemplo proeminente de como a tecnologia pode mudar completamente a experiência de entretenimento.

Além de ter emergido como uma força dominante na indústria do entretenimento, a plataforma também acabou influenciando diretamente as preferências e prioridades do consumidor, destacando como seu conteúdo original tem o poder de moldar tendências e influenciar hábitos dos consumidores.

Séries icônicas como "Stranger Things" exemplificam como a plataforma influenciou diretamente os hábitos dos consumidores, tornando-se um fenômeno cultural. Através de sua abordagem proativa, a Netflix transformou o estilo retrô dos anos 80, presente na série, em uma poderosa máquina de licenciamento, com produtos licenciados, coleções de cápsulas e experiências baseadas em localização que cativaram e envolveram os fãs. Isso não apenas aumentou a popularidade da série, mas também gerou uma crescente demanda por produtos relacionados ao seu universo nostálgico.

Outro exemplo marcante é "The Queen's Gambit" (2020), que se tornou um verdadeiro fenômeno cultural, impulsionado pela estratégia da Netflix. Com foco no xadrez, a série gerou um aumento surpreendente de 87% nas vendas desse jogo de tabuleiro após o seu lançamento.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem oferece uma maneira prática e segura de armazenar dados e arquivos online, acessíveis de qualquer lugar com conexão à internet. Essa tecnologia proporciona uma alternativa mais conveniente e segura para o armazenamento de documentos em comparação aos métodos tradicionais, como o uso de discos físicos ou servidores locais.

Os benefícios do armazenamento em nuvem para os negócios são diversos, visto que esse avanço tecnológico trouxe mais praticidade e flexibilidade à forma como lidamos com nossos arquivos digitais.

No caso da gestão de documentos feita pela Clicksign, por exemplo, é possível combinar a gestão online com a assinatura eletrônica para organizar, compartilhar e assinar documentos de forma digital e segura. Essa abordagem tornou a gestão de documentos em nuvem mais ágil, prática e confiável, possibilitando que organizações e pessoas otimizem seus processos de trabalho, reduzam custos operacionais e mantenham a conformidade com as regulamentações legais.

Bancos digitais

Os bancos digitais, também conhecidos como bancos online ou neobancos, são instituições financeiras que oferecem serviços bancários exclusivamente pela internet, sem agências físicas.

Essa facilidade de acesso aos serviços é o grande diferencial dos bancos digitais. Com apenas um dispositivo conectado à internet, como um smartphone, tablet ou computador, os clientes têm acesso a todas as funcionalidades bancárias, incluindo consulta de saldo, transferências, pagamento de contas, investimentos e até mesmo empréstimos, tudo sem a necessidade de deslocamento físico até uma agência.

Dessa forma, os bancos digitais têm desempenhado um papel revolucionário como avanço tecnológico no setor financeiro, transformando a forma como as pessoas interagem com serviços bancários e proporcionando uma experiência financeira mais ágil, acessível e conveniente.

Prova disso é o aumento de 716% em relação às transações com movimentação financeira por meio do mobile banking de 2015 para 2019, segundo análise da última década feita pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

[caption id="attachment_19809" align="alignnone" width="927"]

Gráfico da FEBRAN mostra aumento no uso de canais digitais para transações bancárias.

Gráfico da FEBRABAN mostra aumento de 716% nas transações via mobile banking de 2015 a 2019.[/caption]

Robótica

Nos últimos anos, a robótica deu passos gigantescos, impulsionando avanços tecnológicos significativos em diversos setores da sociedade. Desde a presença de robôs industriais em linhas de produção até a introdução de robôs assistentes em hospitais e lares, a robótica tem demonstrado seu potencial para melhorar a eficiência e a qualidade de vida das pessoas.

A evolução da robótica está expandindo as fronteiras do que é possível realizar e tem aberto caminho para novas aplicações. Nesse cenário, a inteligência artificial vem se tornando uma parte cada vez mais integrada nos robôs, permitindo que eles aprendam, se adaptem e interajam com os seres humanos de maneira mais sofisticada.

O que esperar dos avanços tecnológicos do futuro?

O futuro guarda uma série de transformações fantásticas, que vão incrementar em muito a história da inovação e contribuir cada vez mais com a chamada Indústria 5.0, tais como:

Big Data

O conceito de Big Data é um conceito bastante complexo, um campo inteiro do conhecimento para lidar com os grandes volumes de informação que são criados diariamente nas nossas experiências com produtos virtuais.

Praticamente tudo o que fazemos na internet e em artigos smart cria um “rastro”, que pode ser organizado e cruzado de infinitas maneiras para melhorar ainda mais a experiência dos usuários. E essa otimização do caminho do usuário vai ser um dos principais diferenciais na competitividade entre as empresas, especialmente de serviços virtuais.

Os algoritmos que selecionam os melhores conteúdos baseados em nossos gostos e acessos são verdadeiras máquinas de personalização de experiência. Não é raro encontrar a afirmação de dados são o novo petróleo, o commodity mais valioso da nossa geração.

Computação na nuvem e Blockchain

As principais tendências de computação em nuvem apontam para uma integração cada vez mais acentuada entre duas ou mais tecnologias. Nessa perspectiva, vale destacar a perfeita interação entre a nuvem, Big Data e Internet das Coisas (IoT).

Com essa integração é possível oferecer produtos e serviços mais assertivos, tomar melhores decisões estratégicas e otimizar os fluxos de trabalho. Ou seja, são tecnologias que oferecem uma grande vantagem para as empresas.

Com intuito de aumentar a velocidade e a dinâmica das operações digitais, os dados e informações são guardados em ambientes seguros e acessíveis. A computação na nuvem cria o espaço ideal para que todas as operações e análises que geramos fiquem em um mesmo lugar, totalmente integradas.

E na hora de transferir informações e pagamentos, outro protagonista tem destaque: o sistema Blockchain, que é capaz de criptografar dados de maneira extremamente segura e privada, algo fundamental para a segurança dos usuários e especialmente para segredos industriais e governamentais.

Inteligência artificial

Esses mesmos dados são empregados na hora de “educar” a máquina para entender e executar cada vez mais tarefas para nossa comodidade. A inteligência artificial já está em muitos lugares: nas assistentes virtuais, nos algoritmos, no controle de ambientes, na segurança, nos processos automatizados, no atendimento ao público e em cada dia mais aparelhos e serviços.

Somado à robótica, essas duas tecnologias dão os rumos da chamada Indústria 5.0, que gera muitas discussões sobre a substituição do homem pela máquina, que inclusive já foi abordado aqui em nosso blog.

Automação de Processos

Esse tipo de tecnologia é usada para automatizar processos de negócios complexos. Normalmente, essa inovação é feita através de três funções: automatizar processos, centralizar informações e diminuir a necessidade de aumento de equipe.

A implementação dessa tecnologia nas empresas possui como intuito remover gargalos, reduzir erros e perda de dados, ao mesmo tempo em que aumenta a transparência, a comunicação entre os departamentos e a velocidade de processamento.

A implementação da assinatura de documentos online é um grande exemplo disso, contribuindo para a melhora e para o aceleramento de processos.

Portanto, esse tipo de tecnologia é uma ótima ferramenta para escalar o seu negócio de forma rápida e eficiente.

Nano tecnologia

O uso de componentes microscópicos vai ser mandatário no monitoramento e cuidado com a natureza e com nossa saúde. No futuro próximo, robôs microscópicos com inteligência artificial poderão ajudar a monitorar e controlar a saúde de pessoas, de mares e ambientes de preservação, podendo tomar importantes medidas preventivas e ajudar na exploração em nível atômico de diversos fenômenos do mundo.

Neurociência

O cérebro ainda é a grande fronteira humana, que cada dia mais tem meios para ser estudado e otimizado. Nessa perspectiva, em algum momento as experiências imersivas serão tão otimizadas que o cérebro vai fazer parte da rede de Internet das Coisas.

Essa otimização nas relações vai encurtar distâncias, criar experiências únicas e personalizadas para cada pessoa. Isso pode ser visto hoje através da criação de um novo estilo de trabalho, remoto e cheio de dinamismo.

Abrace os avanços tecnológicos

Esse conjunto de avanços tecnológicos podem até parecer um pouco intimidadores no primeiro momento, como tudo aquilo que é novo e diferente, mas as possibilidades de aumento na qualidade de vida como um todo também se anuncia para os próximos anos e décadas.

Uma coisa é certa: quem se adiantar em relação às tendências vai estar à frente do mercado e poderá otimizar seu universo profissional e pessoal.

Que tal dar o primeiro passo rumo ao avanço tecnológico do seu negócio? Se você deseja saber mais sobre como a assinatura de documentos online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

Quero fazer um teste grátis ➞

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign