Clicksign

Ver todos

Biometria Facial: Saiba o que é, suas principais vantagens e usos do dia-a-dia

Utilizada em todo o mundo para combater o crime, prevenir fraudes, garantir a segurança pública e melhorar a experiência do cliente em uma vasta gama de locais e indústrias, a biometria facial surgiu com o objetivo de minimizar (ou até mesmo eliminar) problemas de segurança em todo o mundo.

Atualmente, ela pode ser encontrada em desbloqueio de smartphones, provas de vida em instituições públicas e privadas, controles de fronteira, companhias aéreas, aeroportos, centros de transporte, estádios, mega eventos, shows, conferências, assinatura eletrônica

Segundo dados da empresa Statista, o mercado de reconhecimento facial, estimado em cerca de 5 bilhões de dólares em 2021, deve crescer até chegar em 12,67 bilhões de dólares até 2028 com a ajuda da inteligência artificial (IA).

Gráfico mostrando a evolução e as projeções do valor do mercado de reconhecimento facial, de 2020 a 2028.
Fonte: Statista

Ficou curioso para saber o que é e como a biometria facial promete oferecer proteção sólida ao público sem invadir sua privacidade, liberdades ou direitos humanos? Continue a leitura!

O que é biometria facial?

Em linhas gerais, a biometria facial é uma tecnologia de reconhecimento de rosto que permite a verificação e autenticação de indivíduos com base nas características únicas da sua face. A tecnologia utiliza algoritmos de inteligência artificial para comparar as características faciais de uma pessoa com uma imagem armazenada em um banco de dados.

Essa nova tecnologia, na verdade, não é inteiramente tão nova como muitos acreditam. O reconhecimento facial semiautomatizado, por exemplo, foi desenvolvido em 1960 e, nessa época, a identificação de características faciais em fotografias – ou seja, em imagens estáticas – ainda necessitava de atuação humana para localizar olhos, nariz e boca, para só então esses dados serem utilizados para formar um padrão facial de uma pessoa.

Foto preta e branca da fronte de Woodrow Wilson Bledsoe, utilizando um terno.
Fonte: Wikimedia

Em 1964, no entanto, um engenheiro americano chamado Woodrow Wilson Bledsoe liderou o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento facial automatizado que utilizava medidas matemáticas para comparar as características faciais de uma pessoa com as de uma foto armazenada em um banco de dados.

Hoje, após a transformação digital e muitas evoluções adjacentes, a ferramenta já trabalha com maior precisão identificando, coletando e codificando as características biológicas humanas.

Sua capacidade de ser integrada a outros sistemas e aplicativos cotidianos a torna acessível e conveniente para as pessoas comuns, podendo ser utilizada para confirmar a autenticidade de um rosto de maneira rápida, fácil e prática: basta cadastrar uma vez que o rosto será sempre identificado pelo sistema.

Quais são os tipos de biometria facial?

Existem vários tipos de biometria facial, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens, entre os principais podemos citar a análise de forma facial, análise de textura, a biometria facial 3D, a biometria de íris, de retina e de voz. Logo, a escolha do melhor tipo dependerá das necessidades específicas de sua organização e aplicação.

1) Análise de forma facial

Utiliza as proporções e a geometria do rosto para criar um modelo matemático. Esse modelo é comparado com uma imagem de rosto capturada durante a autenticação para verificar a correspondência.

Geralmente, é considerado um recurso muito preciso, mas pode ser afetado por mudanças na iluminação ou na expressão facial.

2) Análise de textura

Outro tipo de biometria facial é a análise de textura, que utiliza características únicas da textura da pele, como rugas e poros, para criar um modelo.

Novamente, esse modelo é comparado com uma imagem capturada durante a autenticação para verificar a correspondência.

Nesse caso, ele é menos afetado por mudanças na iluminação ou na expressão facial, mas pode ser afetado por mudanças na textura da pele, como a idade ou a exposição ao sol.

3) Biometria facial 3D

Na biometria facial 3D, que utiliza uma câmera 3D para capturar imagens do rosto em três dimensões, as imagens são utilizadas para criar um modelo tridimensional do rosto, que é comparado com uma imagem capturada durante a autenticação.

Esse tipo de biometria facial também é menos afetado por mudanças na iluminação ou na expressão facial e possibilita a captura de informações mais detalhadas sobre a face.

4) Biometria de Íris

Através das características únicas da íris (a parte colorida do olho) é verificada a identidade de uma pessoa.

Esse tipo de biometria é muito específico, pois a íris é altamente individualizada e não muda com o tempo. Além disso, a biometria de íris é menos suscetível a falsificações, já que é difícil de replicar ou falsificar a íris de uma pessoa.

5) Biometria de Retina

Outro tipo de biometria é a biometria de retina, que utiliza as características únicas da retina (a parte interna do olho) para verificar a identidade de uma pessoa.

Uma das maiores vantagens desse método é que a retina é altamente particular e não muda com o tempo, inibindo atividades fraudulentas.

6) Biometria de Voz

Aqui, os elementos únicos da voz, como o ritmo, a tonalidade e os padrões de frequência são utilizados. Este tipo de biometria é bastante conveniente, pois não requer a utilização de dispositivos adicionais, e pode ser facilmente integrado em sistemas de reconhecimento de voz existentes.

No entanto, é importante lembrar que a biometria de voz pode ser afetada por fatores como a doença ou a idade.

Como funciona a biometria facial?

Em sua essência, a biometria facial funciona da seguinte forma: primeiramente, uma imagem do rosto é capturada usando uma câmera especializada.

Essa imagem é, então, comparada com uma imagem de referência previamente armazenada, que é geralmente capturada durante o processo de cadastro. Durante essa comparação, são analisadas várias características do rosto, como as proporções e a geometria, a textura da pele e as características 3D.

Você sabia que sua face tem mais de 80 pontos nodais que te individualizam e assim, são características biológicas utilizadas para identificar e registrar a sua “assinatura facial”? É verdade!

A face é rastreada pelo sistema, e, como no modelo arcaico, o computador encontra os pontos centrais. São eles:

  • distância dos olhos;
  • boca;
  • tamanho, formato e comprimento do nariz;
  • limitação de formato e comprimento da cabeça;
  • marcas e cicatrizes.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo mercado de segurança global, neste ano, espera-se que a receita global de biometria facial alcance USD 7,76 bilhões. Isso mostra o quão popular e valiosa é essa tecnologia.

Além disso, vale dizer que a precisão de cada tipo de biometria pode ser afetada por vários fatores, como a qualidade da imagem capturada e a precisão do software utilizado.

Apenas após essa fase é que as informações extraídas são registradas e codificadas como forma de assinatura digital facial já que sua impressão facial é determinada por inúmeros fatores certeiros.

E o que é mais interessante é que formas geométricas são, de fato, métricas utilizadas até hoje para medir essa ilustração facial.

Quais as vantagens da biometria facial?

Uma das principais vantagens da biometria facial é a segurança. Com a capacidade de reconhecer indivíduos com precisão, essa tecnologia pode ser usada para evitar acesso não autorizado a edifícios, sistemas e redes. Além disso, a biometria facial também pode ser utilizada para prevenir fraudes e roubos de identidade.

Outra vantagem da biometria facial é a praticidade. Ao invés de digitar senhas ou usar cartões, os indivíduos podem desbloquear dispositivos e fazer login em contas com apenas um simples escaneamento facial. Isso pode ser especialmente útil para pessoas com dificuldades de digitação ou problemas de memória.

Além disso, a biometria facial também pode ser usada para automatizar processos de check-in em hotéis, aeroportos e outros locais de viagem.

No campo da saúde, a biometria facial tem mostrado ser uma ferramenta valiosa para o rastreamento de pacientes e a verificação de identidade. Por exemplo, um hospital pode usar a tecnologia para identificar pacientes com precisão e garantir que eles recebam o tratamento adequado.

De igual modo, a biometria facial também pode ser usada para rastrear pacientes com doenças contagiosas e garantir que eles sejam isolados.

Com a capacidade de reconhecer indivíduos com precisão, essa tecnologia tem o potencial de transformar vários setores, desde a segurança até a saúde. Como o mercado global de reconhecimento facial está previsto para crescer significativamente nos próximos anos, é provável que vejamos ainda mais aplicações práticas da biometria facial no futuro.

Tipos de biometria facial presentes em nossa rotina

Você já reparou como, atualmente, os nossos rostos vêm sendo rastreado em todos – ou quase todos – os meios sociais: de mídias à câmeras de vigilância? Até em algumas espécies de aplicativos, por exemplo, é possível descobrir com qual famoso você se parece. De fato, essas são algumas das aplicações da biometria no nosso dia a dia. E mais:

a) Identificação facial em aeroportos e postos policias

Embarque com reconhecimento facial no aeroporto de Florianópolis.
Embarque com reconhecimento facial no aeroporto de Florianópolis | Fonte: Divulgação/Serpro

Em aeroportos, a identificação facial é frequentemente usada para automatizar o processo de check-in e embarque. Ao invés de usar passaportes ou cartões de embarque, os passageiros podem simplesmente passar por um escâner facial e serem verificados automaticamente.

Isso pode ajudar a reduzir as filas e acelerar o processo de embarque. Além disso, a identificação facial também pode ser usada para rastrear passageiros com passagens suspeitas ou antecedentes criminais.

Apesar dos benefícios da identificação facial, essa tecnologia também levanta preocupações com relação à privacidade. Existem preocupações de que os dados de identificação facial possam ser usados ​​de forma inadequada ou que possam ser acessados ​​por terceiros não autorizados. Além disso, existe preocupação de que a tecnologia possa ser usada para perseguir minorias ou grupos vulneráveis.

A fim de garantir a privacidade e a segurança, é importante que as autoridades responsáveis ​​pela implementação da identificação facial em aeroportos e postos policiais estabeleçam políticas e regulamentações claras para garantir que os dados sejam protegidos e usados ​​de forma ética e responsável.

b) Aplicativos de Banco

Imagens do aplicativo do Santander, mostrando o cadastramento da biometria facial
Fonte: Santander

A biometria facial está se tornando cada vez mais comum em aplicativos de banco para fins de autenticação de usuários. De acordo com um estudo realizado pela Acuity Market Intelligence, a previsão é de que, até 2023, mais de 1 bilhão de usuários de bancos digitais utilizem a autenticação facial para acessar suas contas.

Uma das principais razões para o crescimento da biometria facial em aplicativos de banco é a sua elevada precisão. De acordo com o estudo “Evaluating the Accuracy of Facial Recognition Algorithms” da National Institute of Standards and Technology (NIST), a precisão da biometria facial atual é de cerca de 96,7%, o que é considerado muito alto em comparação com outras formas de autenticação, como senhas e tokens de segurança.

Além disso, a biometria facial oferece uma experiência de usuário mais conveniente e intuitiva. Ao invés de digitar uma senha ou inserir um token de segurança, os usuários simplesmente precisam posicionar seu rosto diante da câmera do seu dispositivo para serem autenticados. Isso é especialmente útil para usuários que possuem dificuldade em digitar, como idosos ou pessoas com deficiência.

Entretanto, é importante destacar que a biometria facial não é completamente invulnerável. Em alguns casos, conforme um estudo da Universidade de California, alguns algoritmos de reconhecimento facial podem ser enganados por fotos ou vídeos de alta qualidade.

Logo, a implementação de medidas de segurança adequadas e o uso consciente da tecnologia são fundamentais para garantir a segurança e a privacidade dos usuários.

c) Leitura de retina e íris

Homem desbloqueando o celular através do Sensor de Iris.
Fonte: Samsung Brasil

A leitura da retina e íris é uma forma avançada de biometria que está sendo utilizada cada vez mais para fins de autenticação de usuários.

A precisão desse método é considerada muito alta, com taxas de acerto de até 99,9%, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) do Japão. Alguns exemplos práticos de como essa tecnologia é utilizada incluem:

  • Instituições Bancárias: A leitura da retina e íris é utilizada em alguns bancos para autenticar usuários e autorizar transações. Por exemplo, o Standard Chartered Bank lançou um sistema de leitura da retina e íris que permite aos usuários fazer transferências bancárias e acessar suas contas através de caixas eletrônicos.
  • Empresas de segurança: A leitura da retina e íris é utilizada em algumas empresas de segurança para controlar o acesso a prédios e áreas restritas. Por exemplo, a empresa de segurança NEC lançou um sistema de leitura da retina e íris que permite aos usuários acessar prédios e áreas restritas apenas com a verificação de suas retinas e íris.
  • Governo: A leitura da retina e íris é utilizada em alguns governos para fins de identificação de cidadãos. Por exemplo, o governo do Paquistão lançou um sistema de leitura da retina e íris chamado NADRA, que é utilizado para verificar a identidade dos cidadãos e evitar fraudes.
  •  Terminais de pagamento eletrônico, como maquininhas de cartão: além de autenticar o usuário, é possível evitar fraudes como a utilização de cartões clonados.
  • Sistemas de desbloqueio de celulares: para tal, a câmera da frente é usada para fazer a leitura da retina. Isso traz mais segurança e praticidade para o usuário, já que é uma forma de desbloqueio rápida e segura.

No entanto, a leitura da retina e íris é mais cara e complexa de ser implementada do que outras formas de identificação.

Como a biometria facial ajuda a prevenir fraudes?

De fato, como dito anteriormente, a biometria facial é uma excelente forma de autenticação ao compararmos com senhas e tokens.

Isso porque as senhas podem ser facilmente hackeadas ou esquecidas, enquanto os tokens de segurança podem ser perdidos ou roubados. A biometria facial, por outro lado, é baseada nos traços particulares de cada indivíduo, o que torna muito difícil de ser adulterada.

Ademais, no combate a fraudes, a biometria facial também pode ser combinada com outras tecnologias de segurança, como reconhecimento de voz e reconhecimento de impressão digital, implementando uma camada extra de proteção para suas informações e dados.

A Biometria facial está presente na Clicksign!

A biometria facial é aplicada na assinatura eletrônica através da captura de imagens faciais do usuário e comparação com uma imagem previamente cadastrada. Isso garante que apenas a pessoa autorizada estará assinando o documento eletrônico.

Na Clicksign, esse processo todo é feito sem complicação. O signatário tira uma foto de seu rosto e uma foto frente e verso de seu documento. Feito isso, será possível comparar sua identidade através da foto do documento e da foto tirada durante o processo de assinatura.

Assim, o remetente que solicitou a Autenticação por Biometria facial consegue garantir um grau a mais de segurança jurídica à sua assinatura eletrônica.

Incrível, não é mesmo? Se você deseja digitalizar os seus processos com toda a segurança que a tecnologia permite, como já fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e teste já a nossa plataforma por 14 dias grátis!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.