Certificado digital em nuvem: como funciona e benefícios

Certificado digital em nuvem: como funciona e benefícios

Nos últimos anos, a ascensão da computação em nuvem revolucionou a maneira como empresas e indivíduos lidam com seus dados e operações online. Nesse contexto de transformação digital, o uso de certificado digital em nuvem emerge como uma solução fundamental para garantir a segurança, autenticidade e integridade das comunicações e transações realizadas na internet.

Dados da Grand View Research e da Statista mostram que o mercado de serviços em nuvem, liderado pela  Amazon Web Services (AWS), com market share de 34% e avaliado em US$ 483,98 bilhões em 2022, deve se expandir a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 14,1% de 2023 a 2030. 

Banner_Teste_Grátis_03

No Brasil, os temas do armazenamento de documentos de maneira remota (sem necessidade de uma infraestrutura física própria) e das assinaturas eletrônicas foram evoluindo com o tempo e hoje são totalmente válidos e reconhecidos legalmente, estando presente nas mais diversas áreas, como: contratos, documentos governamentais e operações financeiras.

Mas, afinal, o que significa esse recurso?

O que é certificado digital em nuvem?

Em sua essência, o certificado digital é uma espécie de identidade eletrônica que possibilita a realização de transações seguras na internet, como assinatura de documentos online, envio de informações fiscais, abertura de empresas, dentre outras.

Por sua vez, a sua espécie em nuvem possibilita o acesso do seu detentor em qualquer dispositivo com conexão à internet, tornando os processos mais ágeis e eficientes. 

De acordo com o Serasa Experian, o certificado digital em nuvem pode ser definido como um tipo de certificado eletrônico que pode ser armazenado, gerenciado e compartilhado totalmente online:

“Uma solução moderna que traz liberdade e segurança para o seu dia a dia. Agora você não vai mais precisar utilizar mídias físicas (token ou cartão), podendo realizar todas as funções que você precisa de um certificado diretamente na tela do seu smartphone. Ou seja: você tem o controle do seu certificado digital na palma da mão!”

A origem desse tipo de certificado

A origem dos certificados digitais em nuvem está intimamente ligada ao avanço da computação em nuvem e à necessidade crescente de soluções de segurança flexíveis e escaláveis para ambientes digitais distribuídos. Com a popularização da computação em nuvem, surgiu a demanda por métodos de autenticação e segurança que pudessem acompanhar a dinâmica e a complexidade desses ambientes virtuais.

Nesse contexto, os certificados digitais em nuvem surgiram como uma evolução natural dos certificados tradicionais, oferecendo uma maneira mais eficiente e ágil de gerenciar identidades digitais em ambientes de nuvem pública, privada e híbrida.

Ao centralizar o armazenamento e o gerenciamento dos certificados em servidores na nuvem, essa abordagem simplifica a implementação, o monitoramento e a atualização dos certificados, proporcionando maior flexibilidade, escalabilidade e segurança para organizações de todos os portes.

Como funciona o certificado digital na nuvem?

O funcionamento do certificado digital na nuvem é baseado em uma infraestrutura de chave pública (PKI - Public Key Infrastructure) que utiliza criptografia assimétrica para garantir a autenticidade, integridade e confidencialidade das comunicações online.

De forma resumida, um certificado digital é gerado para uma entidade específica, como um usuário, dispositivo ou serviço. Esse certificado é composto por uma chave pública, que é disponibilizada livremente, e uma chave privada, que é mantida em segredo.

Em vez de ser armazenado localmente em um dispositivo físico, o certificado digital é armazenado em um ambiente de computação em nuvem. Isso pode ser feito em um servidor dedicado ou em um serviço de gerenciamento de certificados na nuvem.

Quando a entidade precisa se autenticar em um serviço ou trocar informações de forma segura, ela apresenta seu certificado digital, incluindo a chave pública, para verificação. O serviço ou a outra parte envolvida na comunicação utiliza essa chave pública para verificar a identidade da entidade e garantir a integridade das informações trocadas.

Uma vez autenticada, a comunicação entre as partes pode ser protegida por criptografia de ponta a ponta, usando chaves simétricas ou assimétricas. Isso garante que apenas as partes autorizadas possam acessar e compreender os dados transmitidos.

Quais são as vantagens do certificado digital em nuvem?

O certificado digital em nuvem apresenta uma série de vantagens em relação aos certificados tradicionais armazenados localmente, como, por exemplo, a possibilidade de acesso remoto, a escalabilidade, a facilidade no gerenciamento, entre outros.

Acessibilidade remota

Como os certificados digitais em nuvem são hospedados em servidores remotos, eles podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à internet. Isso oferece maior flexibilidade e conveniência para usuários e organizações que precisam autenticar identidades ou realizar transações online de forma segura.

Escalabilidade

Os serviços de nuvem geralmente são altamente escaláveis, o que significa que os certificados digitais podem ser facilmente expandidos para atender às necessidades crescentes de uma organização. Não há preocupações com a capacidade de armazenamento local ou limitações físicas dos dispositivos.

Facilidade de gerenciamento

O gerenciamento de certificados digitais em nuvem pode ser simplificado por meio de interfaces de gerenciamento intuitivas fornecidas pelos provedores de serviços de nuvem. Isso inclui funcionalidades como renovação automática, monitoramento de status e emissão rápida de novos certificados.

Integração com outros serviços em nuvem

O uso de certificados digitais em nuvem pode ser integrado de forma transparente com outros serviços em nuvem, como aplicativos de colaboração, armazenamento de dados e serviços de identidade. Isso facilita a implementação de soluções abrangentes de segurança e autenticação para ambientes digitais complexos.

Como assinar com certificado digital em nuvem na Clicksign?

Ao optar pela autenticação com certificado digital na configuração do envio, você permite ao signatário a escolha de utilizar o certificado que está instalado em sua máquina ou em nuvem.

Escolhida a opção de utilizar o certificado digital em nuvem, a Clicksign realiza uma pesquisa com o CPF informado por esse signatário dentro dos provedores atendidos pela plataforma. São eles:

  • SAFEWEB (Certificado SafeID)
  • SOLUTI (Certificado BirdID)
  • VALID (Certificado VIDaaS)

Se encontrado, o signatário é direcionado para o ambiente do provedor para realizar a autenticação normalmente.

Caso seja encontrado mais de um certificado cadastrado para esse CPF, a plataforma oferece as opções para que a pessoa escolha qual certificado utilizar na hora de assinar o documento.

Viu como é simples? Aproveite e crie a sua conta na Clicksign para testar a autenticação por Certificado Digital gratuitamente!

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign