Clicksign

Ver todos

Ciclo de vida do colaborador na empresa: como otimizar?

O ciclo de vida do colaborar na empresa é uma forma de monitorar não só a entrada e saída de funcionários, mas também a qualidade do ambiente de trabalho que proporciona e a gestão de equipe. Não está familiarizado com o termo? Não se preocupe, boa parte dos administradores estão em constante aprendizado sobre o assunto também.

Por isso, a Clicksign quer te ajudar a sair na frente da concorrência conhecendo essa ferramenta de gestão de recursos humanos, o que ajudará a otimizar os processos do backoffice. Por isso, continue com a gente neste post e aprenda sobre como funciona esse ciclo, sua importância e como o RH de sua empresa pode torná-lo ainda melhor!

Afinal de contas, o que é o ciclo de vida do colaborador na empresa?

Não dá para aprender a otimizar algo que não entendemos totalmente. Então você precisa começar entendendo que esse ciclo de vida é uma forma de representar as etapas da relação entre funcionário e instituição. São os pontos de mudança, de destaque, de avanço tanto para quem contrata quanto para quem é contratado.

“Ah, então é o mesmo que a jornada de colaborador”. Não! Ele tem conexão com a jornada, mas não é ela em si.

O conceito de jornada do colaborador é como uma estrada que vai da admissão a demissão, já o ciclo de vida do colaborador dentro da empresa diz respeito justamente as “paradas” nesse caminho – incluindo, obviamente, a entrada e a saída. Ele diz respeito a experiência que as pessoas têm enquanto trabalham numa empresa. Algumas das etapas inclusas nessa fase são:

  • admissão;
  • inclusão na cultura;
  • adaptação;
  • desenvolvimento pessoal;
  • reajuste;
  • saída da empresa.

Esses pontos-chave onde ocorrem uma mudança, acaba uma fase ou o funcionário ganha uma bonificação, servem para manter a dinamicidade interna da instituição, levando equipe e marca ainda mais adiante. Alguns deles exigem documentações e assinaturas – como, por exemplo, o processo de demissão que já temos um post mostrando como otimizar. Outros podem ser apenas representado por um momento de melhoria sem grandes formalidades.

Qual a importância de cuidar do ciclo de vida do funcionário?

Como uma maneira de pensar a experiência do colaborador, o ciclo de vida pode ajudar a identificar gargalos ou espaços para crescimento da empresa. Pense comigo: Se um negócio não pensa na sua relação com a equipe, esta não se sentirá motivada para produzir mais e entender o que está errado.

Além desse fator, existem outros que mostram a importância de zelar pelo gerenciamento dessas etapas. O que se observa no mercado é que empreendimentos que têm essa preocupação, tem vantagens como:

  • uma boa reputação no meio empresarial;
  • possuem um ambiente de trabalho saudável e ético;
  • melhora na satisfação dos colaboradores;
  • aumento da produção;
  • menos gastos com perda de funcionários;
  • profissionais cada vez melhores em sua equipe;
  • retorno dos investimentos em seus colaboradores, pois esses acabam melhorando a empresa;
  • aumento dos lucros.

Esses benefícios são consequência de processos que envolvem toda a equipe, mas que partem do setor administrativo da empresa. Em especial, eles têm relação com o RH de um negócio. Saiba como!

RH e a experiência do colaborador: como funciona a relação?

A base do desenvolvimento dos talentos de uma empresa é o RH. Esse setor recruta e identifica quem tem potencial de ser um profissional que soma ao time já existente. Ele também alinha os mais novos integrantes do quadro de funcionário para que consigam acompanhar as práticas da equipe, bem como se adequem ao valores e a visão daquela instituição.

Sendo assim, as ações da área de Recursos Humanos de uma empresa tem uma grande ligação com a experiência que os colaboradores terão ali. Ela cuida desse capital humano, tanto com a divulgação da vaga, documentação de admissão e inclusão de novas pessoas dentro da empresa, quanto com as etapas seguintes de sua permanência.

O RH é responsável por pensar em treinamentos, escolha de benefícios, satisfação interna, fechamento de folha e gestão de equipes. Entender os talentos pessoais e saber onde cada um será utilizado em sua potência máxima também está incluso nas funções de quem está nessa área.

Podemos entender que, de certa forma, o RH é responsável por criar as fases que estão inclusas no ciclo do colaborador. Suas operações de melhoria, modificação e demissão são o que baseiam a experiência de alguém numa instituição.

Como melhorar o clico de vida do colaborador da empresa?

O primeiro passo é fazer uma avaliação minuciosa sobre sua equipe. Existe uma alta troca de funcionários? Eles reclamam de algum fator específico? Sua marca tem os mesmo benefícios que o mercado desse setor? Como são muitas questões que podem ser levantadas, separamos uma lista de possíveis melhorias para melhorar a experiência de seus colaboradores. Confira:

  • aumento progressivo de salários e bonificações;
  • plano de carreira;
  • cumprir com datas de pagamento;
  • aumentar número de treinamentos;
  • zelar pelas relações entre a equipe;
  • fornecer equipamentos adequados para o trabalho;
  • melhorar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar o valor dado aos esforços da equipe.

Sabemos que não é fácil dar conta de todos essas funções, mas existem mecanismos digitais e super acessíveis que podem reduzir o esforço de quem será responsável por essas mudanças. Já falamos sobre uma solução para um desses tópicos no post com dicas para agilizar o fechamento da folha de pagamento. Mas ainda ainda temos outras indicações que vão fazer toda a diferença na gestão de experiência dos trabalhadores!

Ferramentas modernas para otimizar os cuidados com o colaborador

O mercado conta cada dia mais com soluções modernas e digitais para os mais diferentes gaps de uma instituição. Essas ferramentas e serviços servem para diminuir o tempo de cada tarefa, aumentar resultados e facilitar operações. Quem deseja se destacar na sua área de atuação, não pode contar com métodos obsoletos e incompletos de gestão.

Confira agora 5 ferramentas modernas que impactam diretamente na experiência do funcionário, ou seja, no ciclo de vida do colaborador!

1. Plataformas de cursos online

Nem sempre é viável oferecer treinamentos presenciais, estruturar cursos internos e encontrar especialistas com a didática necessária para ajudar sua equipe. Isso não quer dizer que não tem como investir na preparação dos talentos que possui em seu time, as plataformas de cursos online são uma grande vantagem que deixam essas formações mais fáceis de ser acessadas.

Existem inúmeras páginas focadas em cursos de todos os setores empresariais. Encontre a que ensine o que deseja e adquira para que sua equipe tenha esse conhecimento. E nem mesmo é necessário comprar um cursos para cada colaborador, usando o mesmo login e assinatura eletrônica, as aulas podem ser reassistidas quantas vezes for necessário.

2. Sistema de gestão integrada

Controle financeiro, relatórios mais organizados e a qualquer momento, menos chances de erros nos registros e praticidade na administração. Essas são só algumas das vantagens de utilizar os sistemas de gestão integrada que reúnem todas as informações relevantes para a boa administração dos recursos.

Essa ferramenta impacta o ciclo de vida do funcionário ao criar uma melhoria no controle financeiro, permitindo alcançar um lucro maior ao evitar erros com pagamentos e cobranças. Ela também melhora o dia a dia da equipe de RH, setor financeiro e Departamento Pessoal que também devem ter uma experiência positiva enquanto atuam na empresa.

Os sistemas de gestão também podem ajudar técnicas como o growth hacking que analisam as métricas de conversão para entender a efetividade do marketing.

3. Formulários digitais para pesquisa de satisfação

Anteriormente falamos sobre a pesquisa de satisfação interna, certo? O problema é que nem sempre funcionários querem dar suas opiniões sinceras sobre a empresa por medo de represália, ou por não se sentirem confortáveis em apontar falhas diretamente a alguém.

Para conseguir uma pesquisa com feedbacks reais, escolha uma das várias ferramentas que permitem criar formulários digitais preservando a identidade de quem o preenche. A mais popular delas é o Google Forms, uma opção gratuita dentre os vários instrumentos do Google para empresas.

4. Assinatura digital de documentos

Algumas das etapas do cliclo de vida do colaborador necessitam de contratos e outros documentos que precisam ser devidamente assinados. Acordo de bonificação, holerites e os processos de desligamento da empresa (ou tão somente documentos diários que precisam de uma rúbrica) são só alguns exemplos onde a gestão e o contratado precisam rubricar e atestar veracidade legal ao arquivo.

Com as modalidades de trabalho remoto, acaba não sendo possível realizar a coleta de assinatura pessoalmente. Utilizar a assinatura digital é a melhor saída para concluir aquela operação a distância com segurança acerca do conteúdo do documento. Essa opção também garante a legalidade daquele processo, porque esse tipo de registro conta com um certificado digital reconhecido pelo governo e demais autoridades jurídicas.

5. Dashboards

Os dashboards são demonstrações gráficas de informações importantes de uma empresa. Existem diversos sites que permitem criar esses painéis. Utilize-os para demonstrar avanço das metas mensais da empresa, ou das atividades por setor, aumento de vendas e outros dados que ajudem motivar sua equipe. Essa prática trará o sentimento de crescimento, mostrará que o esforço feito está sendo reconhecido e está gerando resultados.

Confira nosso post “KPI: o que é e como pode melhorar a gestão do seu negócio?” para conhecer alguns indicadores que podem aparecer no Dashboard!

Mantenha em mente essas informações e use as dicas que demos para otimizar o ciclo de vida do colaborador de sua empresa. O blog da Clicksign sempre tem os melhores conteúdos sobre automação empresarial, te ajudando manter seu negócio moderno e rentável!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.