Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Como as soluções da Clicksign estão inovando a experiência do cliente nas startups brasileiras

Template - Imagem Blogpost
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Como as soluções da Clicksign estão inovando a experiência do cliente nas startups brasileiras

Um dos grandes aprendizados que o distanciamento social trouxe para os empreendedores foi a importância da experiência do cliente (CX) para o fechamento de novos negócios, contratos e/ou vendas. Mais do que conseguir conversões, essa estratégia é responsável por fidelizar os consumidores e destacar sua empresa entre tantas outras do segmento.

Somente em 2021, 44,5% das empresas ao redor do mundo revelaram que usam a CX como seu principal diferencial competitivo e, 43% delas, registraram um grande crescimento na aquisição de novos clientes. Além disso, 48,3% perceberam um aumento no envolvimento com a marca e 46,3% conseguiram conquistar a lealdade dos consumidores. 

(Fonte: Statista)

Esses números só comprovam que ter seus diferenciais bem definidos, além de uma boa estratégia para garantir a satisfação dos clientes se tornou essencial. E para empresas que fazem parte de um mercado em crescimento acelerado, como o das startups brasileiras, que aumentou seu número de empresas em cinco vezes entre 2012 e 2020, nem se fala. 

Para sair na frente e se destacar nesse setor tão competitivo, investir na experiência do cliente e melhorar os seus processos se mostra como o caminho ideal a ser trilhado. Neste artigo, vamos explorar ainda mais como a CX pode alavancar o seu negócio, o que você precisa fazer para obter bons resultados e como a Clicksign pode te ajudar neste desenvolvimento. Confira!

A experiência do cliente começa na sua empresa

Para que não fiquem dúvidas sobre o assunto, vamos começar esclarecendo: o que é Experiência do Cliente, ou Customer Experience (CX)? É a imagem passada para o consumidor enquanto ele interage com a sua marca. E isso inclui o antes, o durante e o depois de uma conversão. 

Ou seja, são as percepções e as impressões que o cliente guarda na memória sobre o seu negócio desde o momento que conhece a marca, segue nas redes sociais, entra em contato e realiza uma compra, até na necessidade de um suporte pós-venda. É essa experiência que cria um laço com o consumidor, que faz com que ele sinta-se satisfeito com o serviço prestado e que, potencialmente, se torne um promotor orgânico da marca. 

De acordo com o relatório de Maturidade em CX da Zendesk, em parceria com a ESG Research, as empresas consideradas líderes em experiência do cliente e utilizam a prática em todos os processos têm:

6,3 vezes mais probabilidade
de superar as metas de satisfação dos consumidores

86% mais probabilidade
de ter aumentado sua base de clientes

2,2 vezes mais probabilidade
de ter aumentado significativamente os gastos por clientes,
nos últimos 6 meses

Sempre atentos aos movimentos e principais tendências, os maiores players do mundo das startups já estão utilizando métodos para aumentar seu engajamento e entender melhor quem são os seus clientes de verdade. 

Quando olhamos para as startups brasileiras, encontramos um mercado em expansão acelerada. Entre 2012 e 2020, o país saiu de 2,5 mil para 13,3 mil empresas cadastradas no segmento, um crescimento de mais de cinco vezes.

(Fonte: Statista)

Os brasileiros são reconhecidos por serem consumidores exigentes e, para a maioria deles, uma única experiência ruim é motivo suficiente para trocar de marca. Isso foi comprovado por uma pesquisa realizada no Brasil em junho de 2021, pela Statista, que aponta a experiência de compra positiva como o fator mais importante na escolha de um produto ou serviço para quase 1.700 pessoas

Quando juntamos todos esses dados, a relação entre CX e crescimento fica bem evidente. Hoje, as grandes startups estão fazendo desta área um dos seus principais pilares de atuação, oferecendo um atendimento de excelência e uma experiência que se destaca. 

Se você está buscando implementar a CX no seu negócio, a primeira coisa que você precisa saber é que o cliente precisa estar sempre no centro. O grande foco deve ser em ter atenção aos problemas do seu público, compreender o contexto das suas necessidades e entregar produtos ou serviços consistentes, que realmente atendam as expectativas. Leia mais sobre o por quê que a experiência do cliente deve ser prioridade neste outro artigo.

Inovação e reinvenção: O que você precisa para destacar o seu negócio

Construir um negócio de sucesso não é uma tarefa fácil. Se estabelecer em um mercado que não para de crescer, menos ainda. De acordo com infográfico da Failory, 9 de 10 startups acabam quebrando até o fim do seu décimo ano, e uma das grandes causas disso está na dificuldade de atrair e fidelizar o seu público-alvo.

A tecnologia tem um papel fundamental para fazer com que a experiência se una com a inovação, potencializando ainda mais a satisfação dos clientes e os resultados da sua empresa. 

Mais do que ajudar de forma ativa na atração de novos clientes e diminuir burocracias, com as ferramentas digitais certas sua empresa conseguirá cortar custos, eliminar processos antigos e oferecer um produto ou serviço de mais qualidade, com um preço mais acessível para o consumidor final.
A Clicksign é referência quando falamos em transformação digital e otimização de processos. Acreditamos na inovação como alavanca para sua empresa e, por isso, desenvolvemos soluções para você fechar mais negócios com eficiência, organização, segurança e validade jurídica.

Como a Clicksign pode ajudar o seu negócio a ter um diferencial no CX

Tão importante quanto a qualidade das nossas ferramentas, está a experiência do cliente para a Clicksign. Por aqui, toda funcionalidade é pensada e desenvolvida com o cliente como foco principal, com suas necessidades e expectativas sempre em primeiro lugar.

Por isso, separamos alguns motivos que mostram o por que sua startup deve investir em CX e como a Clicksign pode te ajudar em cada um deles.

💪 A força da boa experiência

Para muitos clientes, uma única experiência ruim pode afastá-los de uma marca. Ou seja, quando só existe uma chance para impressionar, você precisa estar de olho até nos menores detalhes. 

Na hora de fechar negócios, então, nem se fala. Agora imagina só fazer o seu cliente em potencial gastar dinheiro e tempo desnecessários para assinar, reconhecer e enviar contratos e documentos? Com a Clicksign Assinatura, você elimina toda burocracia e realiza todo processo online, de forma simples, rápida e com validade jurídica.

Se você tiver dúvidas sobre assinatura digital e eletrônica, temos um artigo completo sobre o assunto. Clique aqui para conferir!

💙 Fidelidade é a grande meta

Mais do que qualidade e preço, a experiência tem o potencial de ganhar a lealdade dos consumidores. Segundo o InMoment’s 2018 US Retail CX Trends Report, mais de 50% de clientes fiéis vão continuar comprando mais produtos, além de 77% confirmarem que mantiveram relações com uma marca específica por mais de 10 anos.

Para manter esses clientes leais sempre próximos, automatizar alguns processos possibilita o aumento da eficiência desta relação. Com a Clicksign Automação, você simplifica a criação e a gestão de contratos online, além de poder usar o WhatsApp para enviar automaticamente os links para colher as assinaturas. 

Essa dica pode ser a chave para escalonar o seu negócio. Aprofundamos mais sobre o assunto neste outro artigo, confira!

💰 Propaganda gratuita da sua empresa

O famoso “boca a boca” é um marketing gratuito para sua empresa. Afinal, quem nunca seguiu uma boa indicação de um parente ou amigo? Para se tornar referência e conseguir gerar esse interesse, você precisa oferecer uma experiência incrível para seu público-alvo.
Com a Clicksign Integração, você integra a assinatura eletrônica às soluções da sua empresa. Ou seja, o seu cliente não vai precisar sair do ambiente que ele já está acostumado e confia para realizar uma assinatura, transformando aquele processo complicado em algo prático e seguro.

Para entender um pouco mais sobre esta ferramenta, confira este outro artigo no nosso blog.

Motivos não faltam para mostrar como a experiência do cliente pode impactar positivamente no crescimento das startups brasileiras. Agora é com você! A Clicksign pode ser o seu primeiro passo neste novo caminho de sucesso e inovação.

Se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e conheça agora nossos Planos e Preços.

5/5 - (1 avaliações)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *