Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Como utilizar o WhatsApp Pay?

WhatsApp Pay - Blog do Fuxia
Tecnologia

Como utilizar o WhatsApp Pay?

O WhatsApp anunciou neste mês de junho que seu aplicativo de mensagens passará a enviar e receber dinheiro através do WhatsApp Pay. O recurso, que promete facilitar a transferência bancária entre os usuários, esteve em testes na Índia e será implementado no Brasil nas próximas semanas. Aos poucos, a funcionalidade estará disponível para os clientes dos bancos parceiros do aplicativo (Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Woop). 

Para realizar transações como pagamentos, transferências ou envio e recebimento de dinheiro pela modalidade de Pagamentos do aplicativo, é preciso configurar um cartão de débito ou de crédito de uma empresa que tenha parceria com o Facebook Pay.

Os aplicativos do WhatsApp e do Facebook não cobrarão taxas de transferência. Porém, os bancos podem aplicar tarifas de utilização.

Mas você deve estar louco para conhecer um pouco mais dessa funcionalidade, não é mesmo?

Confira agora mais informações sobre o WhatsApp Pay:

O que é esse novo recurso do WhatsApp?

O WhatsApp Pay trata-se de uma nova funcionalidade do aplicativo de mensagens. Ela foi criada para fazer transferência de valores pelo WhatsApp. Dessa forma, esse recurso permite que os usuários possam receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, além de efetuar pagamentos para empresas pelo WhatsApp Business. O serviço é realizado pelo Facebook Pay, o que quer dizer que é necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma. O recurso não cobra taxas de serviço dos usuários e os pagamentos podem ser consultados em qualquer momento, na aba “Pagamentos”, que fica dentro da opção “Ajustes” no menu de configurações do aplicativo.

Como funciona o WhatsApp Pay

Para os usuários de contas pessoais, há um limite de 1 mil reais por transação. Sendo que podem ser realizadas 20 transações por dia. E, ao mês, os valores não podem ultrapassar a quantia de 5 mil reais. Embora não cobre tarifas por transferências entre contas pessoais, no WhatsApp Business há uma taxa de 3,99% para processamento de vendas.  

No extrato bancário, as transações aparecem como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA” e em seguida o nome de quem recebeu o dinheiro.

Há algumas etapas sinalizadas pelo status de transferências, são elas: “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

As transferências entre usuários de contas pessoais só podem ser feitas por meio de cartões de débito. O recurso de pagamento por meio de cartão de crédito, entretanto, só está disponível para empresas que usam o WhatsApp Business.

Mas você sabe o que é o Facebook Pay?

O Facebook Pay é uma funcionalidade de pagamentos disponibilizada pelo Facebook, que é dono do WhatsApp. Pelo serviço podem ser realizados transferências e pagamentos pelo aplicativo de mensagens e para compra de jogos no Facebook.

O mais interessante é que como as plataformas são integradas, não é necessário ter uma conta no Facebook para utilizar o Facebook Pay. Para usá-lo é só configurar o recurso no WhatsApp. Para fazer isso, toque no clipe que fica no canto inferior direito, ao lado da frase “Digite uma mensagem” e em seguida vá para “Pagamentos”, adicione o valor que deseja enviar e toque em “Começar” para adicionar a forma de pagamento. Depois, aceite os termos de uso, se você concordar, claro, e será solicitado que crie um PIN para o Facebook Pay, além de ter que fornecer o nome completo e o CPF. Por último, é só informar os dados do cartão e validá-lo por meio do código de verificação.

Quais os bancos e cartões aceitos pelo Facebook Pay

Os cartões de crédito ou débito das bandeiras Visa e Mastercard são aceitos para as transações via WhatsApp. Os bancos parceiros do aplicativo são o Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp

Para fazer pagamentos ou enviar dinheiro para familiares e amigos é importante que primeiro você tenha configurado o Facebook Pay no aplicativo. Depois, vá na função “Pagamentos”, que está dentro do clipe no canto inferior direito, insira o valor, toque em “Pagar” e confirme seu PIN.

Assim, é possível, também, enviar ou solicitar pagamentos em grupos. Porém, perde-se a privacidade, já que todos do grupo vão ter acesso às informações sobre o pagamento.

Agora chegamos no tópico mais interessante, como receber dinheiro pelo WhatsApp?

É simples, entretanto, o Facebook Pay deve estar configurado no aplicativo, conforme falamos mais acima. Isso estando certo, basta que você toque em “Aceitar pagamento” e o valor será transferido para sua conta em um dos bancos aceitos pelo aplicativo.

Sou comerciante, como faço?

Empresas cadastradas no WhatsApp Business podem oferecer seus produtos e serviços pela plataforma. Assim, para ser pago pelo aplicativo é necessário ter configurado o Facebook Pay, criar ou conectar uma conta Cielo e fornecer os dados da conta bancária para receber os valores correspondentes.

A configuração do Facebook Pay no WhatsApp Business é simples também. Basta ir em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e, depois, em “Facebook Pay”. Marque “Receber pagamentos por vendas” e aperte em “Continuar”. Aceite os termos de serviço do app, crie ou conecte uma conta Cielo e insira todos os dados pedidos.

Outras informações importantes:

  • As transações são realizadas pela Cielo, portanto, é preciso ter uma conta cadastrada nessa empresa.
  • A verificação da conta bancária dura cerca de três dias.
  • Os pagamentos dos clientes são transferidos da conta da Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis.
  • E, como dito anteriormente, há uma taxa de 3,99% sobre o valor de cada transação.

Passo a passo para utilização do WhatsApp Pay

  1. Abra a conversa com o contato para quem você vai enviar o dinheiro.
  2. Toque em Anexar e vá para Pagamento
  3. Toque em CONTINUAR na tela do Facebook PAy
  4. Em seguida, toque novamente em CONTINUAR para aceitar os Termos de Pagamentos e a Política de Privacidade do WhatsApp e do Facebook.
  5. Crie uma senha de 6 dígitos para o Facebook Pay
  6. Insira novamente essa senha e toque em AVANÇAR
  7. Você pode usar a impressão digital se preferir. Para isso toque em USAR IMPRESSÃO DIGITAL.
  8. Insira seu nome, sobrenome, CPF e toque em AVANÇAR.
  9. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número de seu cartão de débito, data de validade e o código CVV.
  10. Toque em SALVAR

Observação:

É necessário que você tenha pelo menos 18 anos de idade e um cartão de débito emitido por um banco parceiro do WhatsApp para enviar e receber dinheiro pelo aplicativo. Os bancos parceiros são: Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Woop.

Vender e assinar contratos pelo WhatsApp Pay

A revolução digital está tão avançada que agora pode-se, da palma da mão, vender um serviço, receber o pagamento dele e assinar o contrato apenas usando o aplicativo de mensagens. Tudo em uma mesma ferramenta integrada com outras plataformas de serviços, que juntas criam uma verdadeira teia de tecnologia para facilitar a vida de empresas e clientes.

Portanto, vende-se o serviço usando o WhatsApp Business. Com o Fluxia, assina-se o contrato via WhatsApp. E com o novo recurso de WhatsApp Pay, pode-se receber os valores acordados pelos serviços ou produtos.

É a tecnologia unindo ferramentas, empresas e pessoas. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *