Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

O que é ERP e para que serve

thumbnail_af9cc2f72a71e34180fa62d15a1067b6_28-06-O_que__ERP_e_para_que_serve-sem-sombra
Business

O que é ERP e para que serve

O Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) funciona como um sistema de gestão empresarial capaz de auxiliar no funcionamento interno de uma empresa, de forma a garantir a automatização de atividades originalmente manuais.

Sua utilidade é focada em otimizar um empreendimento para alcançar, sempre, o crescimento exponencial do mesmo. Além de discutir sobre uma definição mais completa do que é o Sistema ERP na prática, vamos falar sobre as funcionalidades dele em seu negócio e te explicar o porquê deve-se utilizá-lo no seu empreendimento.

Afinal, o que é Sistema ERP?

O ERP é o braço direito de qualquer empreendedor que está já alguns anos no mercado e sabe das necessidades de uma empresa que só um sistema de gestão integrada pode proporcionar. Funcionando como um suporte de gestão empresarial, o Sistema ERP integra as informações, desafogando o fluxo de atividades.

Uma das suas principais características é a unificação de várias áreas de departamento de uma empresa. Dessa forma, a organização fica bem evidente e é um ponto forte a ser destacado.

Sabemos que cada departamento possui suas próprias necessidades e informações, sendo assim, o Sistema ERP funciona como um centralizador de trabalhos de toda empresa para que todas as atividades fiquem alinhadas.

Além de uma comunicação alinhada e interligada, o Sistema ERP é capaz de dar a empresa, autonomia para resolução de crises e de execução de tarefas diárias. É normal reconhecer os benefícios da utilização do ERP todos os dias.

A centralização de informações resulta em uma comunicação interna mais organizada e em estratégias de comum acordo entre os departamentos, reduzindo o volume de sistemas que as empresas que não possuem ERP necessitam. Se antes era necessário um sistema para cada departamento, com o Sistema ERP, só é preciso um único sistema de unificação.

A diferença entre o ERP e outros sistemas de gestão

Os softwares de gestão são ferramentas utilizadas atualmente, em sua maioria, por grandes corporações e as médias e pequenas empresas também estão começando a perceber seu diferencial e adotando, principalmente, o Sistema ERP como auxiliador do seu negócio.

O diferencial desse sistema em comparação aos demais é que o ERP funciona por si só, enquanto outros softwares trabalham em conjunto, ou seja, cada departamento vai precisar do seu próprio sistema para fazer a integração de todas as informações.

E você deve estar de perguntando qual o problema de ter vários sistemas e não um só. Bom, a explicação é simples. Quando vários sistemas são adotados em uma empresa, é normal que as informações acabem se perdendo e os bancos de dados copiados podem ser utilizados da forma errada.

O que era para ser uma solução para seu empreendimento pode acabar sendo só mais um problema a ser resolvido e não é isso que queremos, certo?!

Como o ERP funciona na prática

Para entender a funcionalidade do Sistema ERP na prática, é necessário começar a discorrer sobre a parte técnica que engloba esse assunto. Como adiantamos ali em cima, o ERP tem como objetivo principal a organização das informações de uma empresa.

E como isso funciona na prática? O sistema integrado auxilia, através de funcionalidades, cada departamento a desenvolver frentes de tarefas diárias. Pode parecer confuso ainda, mas vamos explicar:

Cada departamento e cada funcionário pode inserir no Sistema ERP aquelas atividades que mais funcionam no quotidiano, no que se refere a gestão empresarial, desse modo, essas informações serão circuladas por toda empresa através do software. Por isso, é possível dizer que a comunicação e as informações em geral estarão alinhadas, de forma a colaborar nas estratégias e tomadas de decisão.

O auxílio promovido pelo ERP para desenvolvimento de tarefas pode ser de diferentes vertentes como gestão de suprimentos e colaborados ou controle financeiro. Cada área com sua necessidade específica.

O ERP funciona ainda como uma importante ferramenta do Business Intelligence, um conjunto de técnicas que auxiliam na tomada de decisões dentro dos segmentos empresariais.

Benefícios da ERP para seu negócio

A gestão integrada e especializada possui muitas vantagens para seu negócio. Lembre-se que todos os benefícios listados nesse tópico são referentes ao Sistema ERP e não qualquer software. Dito isso, vamos para os benefícios da integração da ERP em seu negócio:

  • Aumento de produtividade;
  • Qualidade e segurança das informações;
  • Redução de riscos;
  • Automatização de processo;
  • Auxílio da gestão interna;
  • Agilidade de ações ;
  • Processos otimizados ;
  • Controle de prazo.

Bom, a lista é realmente grande e não para por aí. A utilização do Sistema ERP garante também um redução de custos considerável, uma vez que torna-se dispensável algumas atividades administrativas.

Por último, os gastos com gestão de contratos digitais também são reduzidos com a utilização do ERP, visto que são feitos fechamentos fiscais e contábeis com segurança, precisão e informações confiáveis.

Agora que você conheceu o ERP e todas suas vantagens, considere aplicá-lo em seu negócio para que ele seja otimizado em 100%. Não é segredo para ninguém que boas práticas tendem a trazer um crescimento efetivo para qualquer empreendimento.

A transformação digital e a evolução dos softwares de gestão empresarial vieram para auxiliar e facilitar a vida do empreendedor de uma maneira eficaz nunca vista antes.

Lembre-se que os resultados não se dão do dia para noite e você já deve saber que não existe nenhuma fórmula mágica para isso. É necessário que haja foco e dedicação de todas as artes envolvidas. Os funcionários precisam entender a finalidade e os benefícios de uma boa gestão de negócios de forma que abracem a ideia e estejam todos alinhados com os objetivos da empresa.

Gostou do post? Então não esqueça de conferir nosso blog para saber mais sobre o mundo da gestão empresarial. Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *