Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Descubra como as grandes empresas de consultoria digitalizaram seus processos

Imagem de consultoria
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Descubra como as grandes empresas de consultoria digitalizaram seus processos

Com a necessidade de adequação dos setores aos avanços tecnológicos, as empresas de consultoria têm se reinventado para acompanhar o setor.

As consultorias começaram a implementar estratégias inovadoras para impulsionar seus projetos de transformação digital, com intuito de se adequarem à nova demanda do mercado.

A digitalização não se deu apenas superficialmente, os processos e operações destas empresas foram remodelados, visando oferecer um serviço confiável, ágil e de qualidade aos seus clientes.

Segundo um estudo feito pelo Statista, em 2021, o mercado mundial de automação de processos inteligentes (IPA) está previsto para ser de, aproximadamente, 20 bilhões de dólares, crescendo a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16% para atingir 30 bilhões de dólares até o final de 2024.

Esses novos sistemas e ferramentas estão mudando completamente a maneira como as empresas trabalham e já contam com muitos adeptos.

Neste artigo, você entenderá o papel da automação no crescimento deste setor e os benefícios para o seu negócio.  

A automação é a chave para a sua consultoria:

Antes da pandemia do COVID-19, a implementação tecnológica no setor não era uma necessidade e as consultorias trabalhavam com processos longos e demorados. Então, tudo mudou, e a implementação fez com que os processos se tornassem curtos e mais acelerados.

Agora, a transformação digital precisa ser a peça central da eficiência operacional e inovação em toda empresa. Sendo essa mudança de mentalidade impulsionada por duas coisas: a crescente densidade de recursos digitais e as crescentes demandas dos clientes.

Antes, as consultorias tradicionais precisavam revisar seus processos e conhecimentos para atender a cada escopo novo criado para o mesmo projeto e todo o pessoal poderia ser realocado para revisar um único caso. Porém, as empresas de consultoria digital modernas, não precisam sofrer com isso, elas costumam trabalhar com projetos automatizados.

Atualmente, há diversas plataformas, ferramentas, soluções de software e oportunidades diferentes que podem ser uma saída rápida para adentrar nessa nova realidade.

“O digital tem sido uma força motriz de mudança em todos os setores, e a transformação está se acelerando. Pode-se medir o ritmo da disrupção digital em meses, enquanto leva anos para uma organização e seu pessoal adotarem totalmente essas mudanças fundamentais na maneira como operam.” – Emmanuel Durou, Sócio e Líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) da Deloitte no Oriente Médio

As características e componentes da consultoria convencional estão cada vez mais obsoletos.  De acordo com análise comportamental de líderes de grandes empresas, feita pela Accenture, cerca de 50% das empresas dobraram o seu investimento em tecnologia.

Fonte: Accenture

Seja por meio da implementação de big data, nuvem, assinatura digital e assinatura eletrônica, segurança etc., todas têm em comum a busca por crescimento mercadológico.

No cenário brasileiro, de acordo com dados do Statista, as consultorias “jovens” estão tendo um rápido crescimento e gerando uma receita de pelo menos 100.000 dólares americanos, onde tiveram um crescimento sustentado de receita por pelo menos quatro anos.

Em contrapartida, no cenário global, a Deloitte foi uma das primeiras empresas de consultoria a abranger a cultura digital em ascensão com sua plataforma: a Deloitte Digital. Assim iniciou-se uma corrida acirrada com outras empresas que também querem se destacar. Accenture, BCG Digital Ventures e várias outras empresas seguiram o exemplo.

Benefícios da transformação digital no setor de consultoria:

A transformação digital surgiu para implementar mudanças fundamentais nas empresas, incorporando tecnologias capazes de impulsionar o seu negócio. 

Para a maioria das consultorias, essa transformação exige uma mudança do pensamento tradicional para uma abordagem mais colaborativa e experimental.  Sendo essa nova forma de trabalho geradora de soluções que podem melhorar a experiência do cliente, impulsionar a inovação dos funcionários e estimular o crescimento da empresa em todos os níveis.

Para implementar esse novo modelo de negócio, você precisa entender os seus benefícios e impactos. Por exemplo, para implementar a assinatura eletrônica você precisa entender o que é a assinatura e quais são os seus impactos para o seu negócio.

Quanto à automação de processos, seus benefícios são bastante perceptíveis. Para a maioria das organizações, eles se dividem em três grandes grupos principais: 

  1.  Coleta de dados:

Uma das maiores vantagens da  tecnologia de automação é a sua capacidade de processar, manipular e analisar grandes quantidades de dados, e consequentemente fornecer informações em lote mais precisas sobre muitas áreas e documentações..

Essas informações são muito valiosas para os consultores, pois podem ser usadas para aumentar suas ofertas e serviços aos clientes, bem como aumentar o ROI da companhia.

Portanto, em parceria com a Inteligência Artificial,  ela pode ajudar as empresas de consultoria a aumentarem seu faturamento e, ao mesmo tempo, auxiliarem na entrega de melhores resultados aos seus clientes.

  1.  Tarefas administrativas simplificadas:

As empresas de consultoria possuem em sua rotina demandas de processamento com um grande volume de papeladas (faturas de clientes, folhas de pagamento, relatórios de progresso etc.), e isso leva um tempo considerável que poderia ser melhor aproveitado para aumentar a base de clientes ou criar novas oportunidades para a empresa.

Com a implementação da automação há mais eficiência nas tarefas administrativas e mais segurança nos processos burocráticos. Essa proteção engloba a proteção de dados dos documentos, da realização de tarefas e dos clientes em si.

Com a simplificação das tarefas, há mais tempo e mais dinamismo para a realização de outras demandas, saindo do operacional e se dedicando mais ao estratégico.

  1.  Maior produtividade:

Ao simplificar os processos do dia-a-dia como agendar reuniões, fazer reservas, programar uma entrega para o cliente  etc., há uma diminuição da carga de trabalho da sua equipe e consequentemente um aumento da produtividade. 

Motivar os colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e próspero, e a automação permitirá que a sua empresa se destaque no quesito employee experience.

O sucesso atual das empresas de consultoria, requer uma transformação digital focada no cliente e no colaborador, pois aproveitar as tecnologias digitais é mais do que apenas um bom negócio – é crucial para se manter relevante e lucrativo. 

A revolução digital, combinada à pandemia global dos últimos dois anos, transformou a consultoria como nós a conhecemos. As empresas estão cada vez mais digitais e recorrendo a ferramentas de automação para reduzir tarefas obsoletas.

Se aproveitadas corretamente, as novas tecnologias serão extremamente benéficas para o seu negócio, pois nos últimos anos ficou clara a necessidade de adaptabilidade, seja em nível individual, empresarial ou industrial. Nas palavras de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Portanto, se você quer levar a sua empresa de consultoria para o próximo nível, a Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Saiba mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, clique aqui e fale com um especialista.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *