Empresas enterprise: o que são, características, vantagens e desafios

Empresas enterprise: o que são, características, vantagens e desafios

Atualmente, é possível notarmos muitos exemplos de empresas, denominadas enterprise, que atingiram um valor significativo de mercado e que conseguiram dominar os segmentos em que atuam. 

Companhias desse porte possuem uma grande influência na atuação mercadológica e impactos direto na economia e na abertura de portas para outros negócios. Essa influência pode ser vista, por exemplo, através de uma das maiores empresas tecnológicas atuais, a Apple, que, segundo o Olhar Digital, alcançou em 2022 a marca de 1,8 bilhões de dispositivos ativos.

banner teste grátis

Microsoft, Spotify, Carrefour, Vale, Magazine Luiza… são algumas das outras organizações que podem ser denominadas enterprise.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre o que é enterprise, as suas vantagens e características.

O que é uma empresa enterprise?

Empresas enterprise são organizações de grande porte que funcionam em larga escala, com grandes proporções mercadológicas.

Elas são consideradas empresas com uma estrutura complexa, com um perfil diferenciado e com necessidades específicas. E por ter uma grande influência, essas empresas possuem características únicas.

Empresas como Ambev, Petrobras, Nubank e Gerdau fazem parte dessa lista seleta, pois são grandes empresas que atendem ou excedem os critérios empresariais definidos em seu nicho de atuação.

As 3 maiores empresas de cada região do Brasil | Fonte: Exame

Quais as principais características das empresas enterprise?

Uma das principais características para esse modelo de negócio é a sua forma de atuação no mercado. Para ser considerada como tal, a empresa precisa lidar com grandes operações que envolvem setores nacionais e internacionais, assim como construir um branding conhecido e conceituado perante o mercado.

Para identificar melhor esse tipo de modelo empresarial, aqui estão algumas características que vão auxiliar na identificação das empresas enterprise:

1.Faturamento elevado

Por lidarem com grandes quantias de dinheiro em suas transações, as empresas dessa natureza costumam apresentar altos faturamentos.

Além disso, possuem um alto potencial de giro financeiro que proporciona vantagem competitiva e determina a atuação no seu nicho.

2.Necessidade de personalização do atendimento

Por conta do grande porte e das inúmeras formas de atuação no mercado, a prestação de serviços para esse tipo de empresa precisa ser personalizado.

As suas operações geralmente não são possíveis sem que haja medidas especialmente desenvolvidas para elas.

Para facilitar ainda mais as suas operações, o uso da nossa funcionalidade “Aceite Via WhatsApp” pode otimizar o tempo das interações com os colaboradores e clientes.

3.Conceituada no seu mercado de atuação

Por mais que não seja uma regra, a maior parte das empresas desse modelo de atuação são consideradas as organizações mais conhecidas e conceituadas no seu nicho.

Esse renome é gerado pelo seu potencial financeiro, à qualidade de produtos e a  disseminação deles entre o público, assim fazendo com que o mesmo se torne cativo e fiel.

4.Necessidade de rapidez

Como dito anteriormente, essas empresas precisam de personalização de estratégias e serviços, e por conta disso também possuem exigências relacionadas ao tempo que a operação contratada leva para ser concluída.

Por conta da necessidade de agilidade e adaptabilidade, elas buscam empresas que sejam capazes de otimizar a produção e o tempo necessário para concluí-la. Sendo exemplos disso, o uso do Sistema ERP para otimização das tarefas.

5.Fluxo operacional complexo

Esse tipo de empresa exige maior atenção aos processos operacionais, pois atuam em nichos específicos e possuem características únicas que as diferenciam do mercado.

Portanto, é preciso conhecer muito bem o departamento em questão, contando com soluções especiais de gerenciamento. 

Para essas empresas, o uso de Lean Startup vem sendo considerado um facilitador para otimizar a gestão e conseguir resultados maiores.

6.Grande quantidade de colaboradores

Geralmente, esse tipo de empresa possui um destaque considerável no seu cenário de atuação e por conta disso necessita de uma quantidade maior de colaboradores. 

Além disso, geralmente possuem múltiplas unidades geográficas e operações globais, o que também contribui para o aumento do número de times e funcionários.

Vantagens de ser uma empresa de grande porte

As vantagens das empresas enterprises incluem seu acesso a recursos, economias de escala e capacidade de assumir riscos. Elas também se beneficiam de ter acesso a vários mercados, além de serem capazes de reagir rapidamente às mudanças mercadológicas.

Um dos principais benefícios de ser uma empresa de grande porte é a escala. Com uma base de clientes e receita maiores, as empresas de grande porte têm a capacidade de investir em tecnologias e recursos que as pequenas empresas simplesmente não podem. Isso pode incluir coisas como inteligência artificial, automação, big data e inteligência de negócios. Esses investimentos podem ajudar a aumentar a eficiência da empresa e a reduzir custos, o que, por sua vez, pode aumentar os lucros.

Outra vantagem de ser uma empresa de grande porte é a capacidade de atrair e reter talentos. Como as empresas de grande porte geralmente têm uma presença global e uma variedade de oportunidades de carreira, elas podem atrair os melhores e mais brilhantes profissionais de todo o mundo. Além disso, como as empresas de grande porte geralmente têm mais recursos, elas podem oferecer benefícios e pacotes de compensação mais atraentes para os funcionários. Isso pode ajudar a reter os funcionários mais talentosos e garantir que a empresa tenha sempre uma equipe forte e dedicada.

Além disso, as empresas de grande porte geralmente têm uma presença global e uma rede de parceiros e fornecedores mais ampla. Isso pode ajudar a expandir as oportunidades de negócios e aumentar a presença da empresa em diferentes mercados. Isso pode ajudar a diversificar as fontes de receita e reduzir a dependência de um mercado ou região específica.

Por fim, as empresas de grande porte geralmente têm uma maior capacidade de lidar com situações de crise. Com mais recursos e uma equipe mais experiente, as empresas de grande porte podem ser mais ágeis e adaptáveis ​​em momentos de incerteza. Isso pode ajudar a garantir a continuidade dos negócios e proteger a empresa de riscos inesperados.

Desafios enfrentados por enterprises:

Apesar de suas vantagens, essas empresas enfrentam vários desafios, como gerenciar a complexidade dentro da organização, lidar com condições de mercado em rápida mudança, desenvolver estratégias eficazes de crescimento, manter a competitividade no mercado e manter a fidelidade do cliente.

A fim de manter seu sucesso no longo prazo, elas precisam adaptar constantemente suas estratégias às condições em mudança, dando importância a gerenciar riscos e proteger a privacidade dos dados.

Outro desafio comumente vivido por essas empresas é o processo de tomada de decisão, que é consideravelmente mais lento devido ao seu tamanho e a sua escala de operação. Portanto, é preciso ter cautela para lidar e gerenciar as mesmas. No entanto, as empresas enterprise também enfrentam desafios como altos custos associados à manutenção de suas operações e ao gerenciamento de sua força de trabalho.

Como as empresas enterprise se mantêm relevantes no mercado?

Como qualquer empresa, as enterprises precisam ser capazes de manter sua vantagem competitiva para permanecerem lucrativos e bem-sucedidos. 

Esse tipo de negócio geralmente requer uma grande equipe, vários locais e um investimento significativo em tecnologia, equipamentos e outros recursos. Frequentemente atende clientes em vários países e continentes e oferece uma ampla gama de produtos e serviços.

Para continuarem relevantes, é preciso que elas sejam capazes de gerenciar seus recursos de forma eficaz, mantendo-se flexíveis o suficiente para que possam se adaptar rapidamente quando necessário, e se atualizando tecnologicamente ao mercado.

Além disso, para ter uma receita saudável, as empresas podem gerar incremento de receita e a possibilidade de reinvestir o montante recebido nas operações, visando o crescimento do negócio. 

Como dito anteriormente, as empresas enterprise precisam se adaptar ao mundo digital para que continuem relevantes no mercado. 

Existem diversas vantagens desse modelo de negócio, mas também existem desafios. Lidar com esse tipo de empresa é saber que todo processo de automação é necessário, pois elas demandam agilidade, tempo e eficiência.

Tendências atuais como inteligência artificial, nuvem, e assinatura eletrônica, atuam como grandes diferenciais atuais para que as empresas enterprise se destaquem.

Agora que você já sabe o que é enterprise e deseja saber mais sobre como é possível revolucionar os seus processos nesse modelo de negócio, a Clicksign tem a solução ideal para você! Clique aqui e fale com um especialista.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign