10 exemplos de startups brasileiras que mudaram o mercado

Para algumas pessoas, entender o conceito de startup fica muito mais fácil a partir de exemplos. O que é natural, afinal essas organizações possuem modelos de negócios disruptivos – uma novidade difícil de absorver para quem está acostumado a ter contato apenas com negócios tradicionais no mercado.
Em termos básicos, as startups são empresas jovens com um objetivo ambicioso de desenvolver um produto ou serviço único para o mercado. Elas fazem isso, normalmente, ao identificar as deficiências de um produto já existente e aprimorando-o com a tecnologia. Com pouco tempo após o início de suas atividades, elas são capazes de atender de forma escalável inúmeros clientes em diferentes partes do mundo.
No cenário nacional, esse novo modelo de negócio ganhou notoriedade nos últimos três anos. O país ficou em 2020, em 20º lugar no ranking de Startups, o que deixa evidente o grande avanço no mercado.
Em 2021, de acordo com o Relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups, elaborado pela plataforma Sling, as startups brasileiras estão contribuindo efetivamente para a movimentação econômica, pois foram responsáveis pela contratação de mais de 100 mil pessoas. Dessa forma, deixando o cenário interessante e contribuindo para um aumento de 200% de volume aportado nas startups.
Ainda para ressaltar a importância mercadológica dessas empresas, entrou em vigor no país, em junho de 2021, o Marco Legal das Startups e do empreendedorismo inovador. Essa lei foi criada com intuito de gerar um ambiente regulatório favorável para as empresas inovadoras.

Crédito: Statista
O crescimento do ecossistema das startups impressiona, mas há dois motivos chaves para escalar essas empresas. A força desse tipo de negócio tem vindo principalmente do aumento do número de investidores, que foi ocasionado pela diferença cambial entre o real e o dólar, o que tornou o Brasil mais interessante para investimentos de modo geral.
Um outro ponto que contribuiu para esse crescimento foi a aproximação entre fundos de venture capital e private equity. Ou seja, o mercado ainda está totalmente aquecido para novas empresas e saber fazer a gestão da sua startup com processos de automação vai te ajudar a estar a frente nessa corrida escalável.
Para ilustrar este cenário, podemos citar alguns exemplos de startups, porém na maioria das vezes em que pensamos nisso a nossa cabeça vai para nomes óbvios, como a Amazon e a Netflix, unicórnios globais. Entretanto, não é preciso ir tão longe! No Brasil, existem ótimos exemplos de startups que revolucionam o mercado e fazem história no mundo dos negócios.
Mas, afinal, você sabe o que é uma startup unicórnio?
Em linhas gerais, o termo unicórnio se refere a qualquer startup que atinja uma avaliação de US$ 1 bilhão. O termo foi inicialmente usado por Aileen Lee para dar ênfase à raridade desses empreendimentos. As startups que excedem a avaliação de US$ 10 bilhões, por outro lado, são agrupadas sob um novo termo chamado de decacórnios (um super unicórnios).
Nesse sentido, o ecossistema de startups brasileiro está acelerando rapidamente, com 20 empresas se tornando unicórnios nos últimos quatro anos.


Crédito: Antler
Quer conhecê-las um pouco melhor? Aqui, nosso time separou 10 ótimos exemplos para você conhecer:
10 exemplos de startups e unicórnios no mercado brasileiro
Dos serviços financeiros às atividades rotineiras dos brasileiros, como o pedido de deliveries, a assinatura de academias e a reserva de passagem de ônibus – diversos segmentos já foram revolucionados por negócios inteligentes.
Abaixo, nossa lista em ordem alfabética com esses exemplos:
1. 99
Lá fora, quando falamos de aplicativos de caronas, o Uber é o primeiro nome que vem à cabeça. Entretanto, aqui no Brasil a empresa tem uma concorrente que chega à altura e, para muitos, é até preferida em detrimento da gigante estrangeira: a 99.
Criada em 2012 pelos parceiros de negócio Paulo Veras, Renato Freitas e Ariel Lambrecht, o aplicativo de mobilidade urbana se tornou a primeira startup unicórnio do nosso país. E, segundo dados da Global Consumer Survey, possui um market share de 73% no mercado de aplicativos de serviço de mobilidade urbana.
2. Buser
Eleita pelo Linkedin como uma das Top Startups de 2020, a Buser é outro ótimo exemplo de revolução por meio da tecnologia para facilitar a vida rotineira. O modelo de negócios da empresa é centrado no fretamento de ônibus para viagens intermunicipais. É como se fosse um “Uber dos ônibus”: as pessoas interessadas na viagem fazem a reserva pelo app e, no momento da viagem, dividem entre si os valores do frete do ônibus.
Nesse modelo, os valores desembolsados pelos passageiros chegam a ser até 60% menor do que os valores tradicionais, com as companhias de ônibus.
Atualmente, a startup conta com uma nova estratégia para diversificar e ampliar a sua receita. Em 2022, a plataforma de viagens começou a fazer venda de pacotes turísticos unindo viagens rodoviárias e hospedagem pelo Brasil.
3. Creditas
Um dos unicórnios brasileiros, a Creditas é uma plataforma online de crédito com garantia. A empresa surgiu como uma Fintech, em 2012. Como a maioria das startups, precisou de apoio financeiro e recebeu investimento Seed (uma forma de captação de recursos para startups em fase inicial). Depois, não parou mais de crescer.
Hoje, a Creditas é uma das principais empresas de financiamento do país e conta com mais de 500 tripulantes (como eles gostam de chamar seus colaboradores).
Em quesito mercadológico, a empresa tem buscado aumentar a sua estratégia de crescimento através da compra das operações do Andbank para ter uma licença completa de banco.
4. Descomplica
Pergunte a qualquer estudante de ensino médio em preparação para os concursos de vestibular e eles com certeza saberão o que é o Descomplica. Com sua plataforma online iniciada no ano de 2011, hoje a empresa conta com um serviço completo que oferece aulas preparatórias (focadas principalmente no ENEM), correções de redações, monitorias e materiais de estudo.
Essa empresa faz parte do grupo das Edtechs, as startups voltadas especialmente para a área da educação. Aqui no blog, temos um post dedicado especialmente para elas e seu potencial de transformação no cenário brasileiro. Leia também: Edtechs – como estão transformando o mercado de educação no Brasil.
5. Gympass
A Gympass é um exemplo de startup brasileira que atua com o foco na saúde de seus usuários. No serviço oferecido, diferentes academias espalhadas por diversas cidades do Brasil – e até mesmo da América Latina – são conveniadas e podem ser acessadas pelos clientes que pagam apenas a assinatura ao app.
A empresa investiu principalmente no mercado corporativo, vendendo o seu serviço como um benefício que as organizações oferecem para seus funcionários. Com esse tipo de atuação, essa que é outra startup unicórnio brasileira, serviu de inspiração para empresas focarem nesse tipo de venda também.
Atualmente, visando acelerar ainda mais a sua expansão no mercado, a empresa vem mudando a sua plataforma para se consolidar como um superapp de bem estar, o que ocasionou uma cobertura de 90% das academias no país.
6. iFood
Quem não conhece o iFood hoje em dia? O serviço revolucionou a forma com que pedimos delivery e é a principal forma de conectar, hoje em dia, restaurantes, clientes e entregadores. O que muita gente se confunde é na origem da startup, que embora pareça estrangeira por conta do nome, é 100% brasileira!
Fundada em 2011, a empresa é a maior do segmento de delivery na América Latina, com atuação também na Argentina, no México e na Colômbia. Atualmente, além de oferecer a entrega de restaurantes, os usuários também podem ter acesso aos pedidos em mercados, farmácias e pet shops.
Atualmente a empresa tem se aliado a empresas de tecnologia e tem oferecido bolsas de capacitação nesta área para milhares de brasileiros.
7. Loggi
Atendendo principalmente e-commerces, a Loggi é outro exemplo de startup que, assim como Uber e 99, resolve problemas de mobilidade urbana. Entretanto, sua atuação não é no transporte de passageiros, e sim no transporte de volumes para entrega aos seus destinatários.
A atuação principal é na entrega dos produtos vendidos pelas Lojas Online nas maiores cidades do país, que possuem trânsitos muito intensos. Além das compras da internet, a empresa também faz o transporte de documentos para clientes corporativos e de comidas para restaurantes.
8. Nubank
A fintech mais conhecida do Brasil também não poderia ficar de fora da nossa lista com os exemplos de startups brasileiras. O “roxinho”, como é carinhosamente chamado, é um cartão de crédito e de débito que introduziu a ideia de bancos digitais no mercado brasileiro, a Nubank oferece todas as soluções de um banco convencional mas sem taxas abusivas.
Depois da Nubank, outras fintechs surgiram por aqui, como o C6 Bank, o Neon e o Picpay. Todas elas com o foco principal em oferecer serviços financeiros em ambientes digitais. Para conhecer mais sobre elas, leia também nosso conteúdo sobre a Revolução das Fintechs no mercado financeiro!
9. Quinto Andar
A Quinto Andar resolve as dores dos milhares de brasileiros que sofrem na hora de alugar um imóvel. Facilitando o processo tanto para locadores quanto para locatários, o app dispensa fiadores, utiliza assinatura digital para o firmamento do contrato de locação e oferece anúncios gratuitos para os proprietários de imóveis.
Mais uma que faz parte do seleto grupo de startups unicórnios com raízes tupiniquins.
10. Resultados Digitais
Um grande nome no cenário de marketing digital, a Resultados Digitais (ou simplesmente “RD”) é um exemplo de startup brasileira que trabalha com um modelo SaaS, que significa “Software as a Service“. Isso porque sua principal fonte de receita é a chamada RD Station, uma plataforma que reúne o gerenciamento de campanhas de e-mail marketing, publicações em redes sociais, automações de campanhas e acompanhamento de métricas.
Ela também é responsável pelo evento RD Summit, a principal reunião de profissionais do ramo de marketing digital do Brasil.
Lições preciosas que podemos aprender com startups
Agora que chegamos ao fim da nossa lista com belos exemplos de startups que revolucionaram o mercado brasileiro com suas soluções disruptivas, ficou mais fácil entender as características desse tipo de negócio? Esperamos que sim!
Muito além de apenas conhecer o modelo de negócio das empresas que fazem sucesso em nosso país, te convidamos a pensar em algumas lições que outros negócios podem aprender com as startups, como:
- ter como foco principal as dores do cliente;
- usar as inovações tecnológicas para simplificar situações complexas;
- criar negócios que funcionem sem fronteiras;
- se reinventar junto de seu mercado para se manter atual.
O ponto chave para o crescimento é o cliente e para te ajudar a ter sucesso, você pode implementar as soluções da Clicksign que estão inovando a experiência nas startups brasileiras.
Você pensa em alguma outra lição que esses exemplos de startups podem ensinar aos empreendedores? Deixe-a abaixo nos comentários desse post! E se quiser continuar estudando sobre essas organizações, recomendados a leitura de nosso post que mostra como pensar como uma startup e estar à frente das inovações do mercado.
Comments (11)
LUIZ GUEDES
MUITO BOM. VOU VENDER BATERIA E PNEUS E OLEO LUBRIFICANTES ISTO TUDO ON LINE.. SOU INCLUSO NO STARUP? RESPONDA ME POR FAVOR
Ashley Paes
Olá, Luiz! Espero que esteja bem.
Startups são empresas jovens, inovadoras e que tenham potencial de se tornar escaláveis. Se sua empresa se enquadra nessas características, pode ser considerada uma startup. 🙂
Quer saber mais sobre o assunto? Dá uma lida nesse artigo que separei: Como pensar como uma startup e estar à frente das inovações do mercado neste novo milênio
Espero ter ajudado!
Roberta
A principal característica das startups é não necessitar de um espaço maior na medida que cresce .
Rosemary André
Eu quero me. Lançar na consultoria juridica voce me pergunta e eu respondo na hora ou no mesmo dia tiro suas dúvidas. Sera que pode dar certo?
Ashley Paes
Olá, Rosemary!
Com estudo, planejamento e mão na massa, não tem porquê não dar certo. E quando precisar assinar documentos, já sabe: pode contar com a Clicksign para facilitar todo o processo!
Obrigada pelo comentário. 🙂
Adilson José
Prezados, nossa família possui uma empresa de serviços voltada para área de faciliteis com mais de trinta itens de serviços que podemos oferecer a varias empresas. Possuímos contratos ativos, trabalhamos atualmente com órgãos públicos e privados. Devido a pandemia que nos pegou de surpresa, infelizmente tivemos uma redução expressiva em nosso faturamento que acabou nos deixando descapitalizado, no momento estamos sem recursos para novos negócios. Nossa empresa possui potencial grande de crescimento, estamos a procura de parceiros, intervidor, sócios enfim … queremos voltar a crescer, pois o mercado esta começando a reagir e não podemos perder tempo … temos conhecimento no que fazemos, documentação em dia para participar de licitações publicas. Temos como cliente, a BR Distribuidora, Governo do estado de SP, Prefeitura do município de SP, Tribunal de Contas de SP, Perfil Refrigeração entre outros ….
Qualquer duvida, favor me contatar (11) 94736-8802
Ashley Paes
Olá, Adilson!
Que legal, fico feliz que tenha interesse em ser parceiro da Clicksign.
Temos um programa de parcerias que pode te interessar! Para saber mais basta clicar aqui!
Obrigada e até logo!
Elias Biancardi
Temos uma idéia de loteria baseado em números da sena, que anos atrás fazíamos entre colegas de trabalho e muitas adesões.
É possível gerenciar uma startup na área de jogos?
Ashley Paes
Olá Elias, tudo bem?
Antes de estruturar qualquer empresa, é necessário um estudo profundo do mercado, da legislação e do público. Recomendo que você estude a fundo e crie um bom planejamento para tirar sua ideia do papel.
Se quiser receber mais dicas de como simplificar sua forma de fazer negócios, inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu email. É só clicar aqui!
Obrigada e até logo. 😁
ERASMO LOPES
Olá! Tenho uma ideia, que acredito ser uma “grande” ideia. Se refere à criação de um app voltado a um segmento do agronegócio. Porém, apesar de que eu possa dar início ao projeto, antevejo a necessidade de um investidor. Quem seria esse? Como eu deveria proceder? Grato e parabéns por essa brilhante matéria.
Ashley Paes
Olá Erasmo!
Que bom que gostou do artigo! Pra receber mais conteúdos como este no seu email, clique aqui e inscreva-se na nossa newsletter. 🙂
Separei um artigo do Sebrae que com certeza vai te ajudar com essas dúvidas, dá uma olhada: Investimento para startup