Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Funil de vendas: como criar o conteúdo ideal para cada etapa?

Tabuleiro de jogo de palavras com termos de marketing digital e empreendedorismo
Negócios

Funil de vendas: como criar o conteúdo ideal para cada etapa?

Você conhece o funil de vendas? Este é um dos conceitos mais interessantes do marketing moderno, que ajuda a entender qual é o grau de relacionamento do usuário com a sua empresa. Portanto, para cultivar o relacionamento entre lead e empresa, é preciso saber criar conteúdo ideal para cada etapa do funil. Confira o post e entenda como!

As etapas do funil

O funil tem 3 etapas principais, com duas outras “sub-etapas”. As etapas principais são topo, meio e fundo, de acordo com o nível de interação com a sua empresa e com a solução que você oferece. Iremos falar sobre cada uma mais a frente, mas vamos focar nas duas sub etapas.

A primeira é a abertura do funil, ou seja, o processo de trazer um volume grande de usuários para dentro do mesmo. São pessoas que ainda não tem contato com a sua marca, mas passam a ter.

A outra sub-etapa é o pós venda. O cliente quando passa pelo funil não é “abandonado”. Ou ele retorna ao topo para uma nova jornada, ou ele é usado como ferramenta no funil de outra pessoa, através das recomendações. Enquanto estas etapas não são essenciais, ficar atento a elas agrega muito valor.

Mas, o mais importante na produção de conteúdo para o funil de vendas é entender qual é a demanda do público para cada etapa. Por isso, iremos ver uma de cada vez.

O topo de funil

No topo do funil o cliente ainda está aprendendo. Eles não sabiam que tinham um determinado problema, ou desejo, e começam a conhecê-lo um pouco melhor.

Neste caso, o papel do conteúdo é educativo. Blog posts, eBooks, infográficos, vídeos ou qualquer outro que o ajude a entender melhor o problema.Digamos que o cliente não saiba nada sobre ERP. No topo do funil ele pode aprender um pouco mais sobre o que ele é, conhecer as suas vantagens, ler cases de sucesso e outros.

Mas, aqui, o usuário está procurando formas de tornar a sua empresa mais eficiente sem necessariamente procurar por ERP. Por isso, é um processo fluido. Ou seja, ele pode passar bastar tempo nesta etapa, ou não, e ir e voltar para pesquisar bastante. Tudo depende do tipo de produto.

Meio de funil

No meio do funil, o cliente já é um lead. Ele se interessou pelo assunto, realmente sabe que tem um problema e está procurando uma solução para o mesmo. Neste caso, o trabalho do conteúdo é trazer algumas dicas e técnicas que irão ajudá-lo a resolver o seu problema. Aqui, você pode ser mais específico no assunto.

Seguindo no nosso exemplo, o usuário mostrou interesse em um ERP que resolva o seu problema de deixar o escritório mais eficiente. Você pode educá-lo com dicas de como fazer isso, enquanto mostra como o ERP pode ajudar. Neste caso, você já tem o contato dele e pode trabalhar conteúdos cada vez mais profundos e personalizados.

Fundo de funil

Quando o cliente está no fundo do funil, ele já entende mais do assunto. Então, eles já sabem as possíveis soluções para o problema e estão prontos para escolher a ideal. Neste caso, seu trabalho é simples, mostrar que esta solução é a sua.

Então, se o cliente conclui que, realmente, o ERP pode ajudá-lo bastante, agora você deve mostrar que o seu é a melhor opção. Como foi você que o ajudou a chegar até aqui, é muito provável que você seja o parceiro escolhido.

Neste caso, o conteúdo é mais voltado para a sua marca e para a sua solução específica.

Então, entendendo os desejos e o posicionamento do cliente no funil, você pode usar o conteúdo mais adequado. Portanto, continue no nosso blog e confira outros conteúdos para aprender a encantar ainda mais o seu usuário!

Veja mais em:

Funil de vendas – Blog Rock Content
https://rockcontent.com/blog/funil-de-vendas/

O que é funil de vendas – Blog Resultados Digitais
https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-funil-de-vendas/

Como aplicar o marketing de conteúdo em cada etapa do funil – Blog Ecommerce Brasil
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/marketing-conteudo-funil-de-vendas/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *