Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Gestão Eficiente de RH na Escola: entenda seu valor estratégico

Imagem de uma mulher japonesa sentada em frente a um notebook
Tecnologia e Negócios
Segmento: ,

Gestão Eficiente de RH na Escola: entenda seu valor estratégico

Quando pensamos em instituições de ensino, a primeira coisa que vem à mente é o projeto pedagógico. Afinal, é ele que reflete a proposta educacional que será aplicada e pode até ser um diferencial competitivo, mas sozinho, não é capaz de garantir que o negócio se sustente e cresça.

Não podemos perder de vista que instituições de ensino são empresas e, como tal, os colaboradores e dinâmicas de trabalho devem ser estabelecidas dentro dos valores definidos para o negócio. Para isso é necessário ter a gestão de RH na escola bem estruturada e preparada para um desenvolvimento eficiente.

Quer saber como a tecnologia de Assinatura Eletrônica, Digital e gerenciamento inteligente podem facilitar esses processos? Confira!

A importância do RH no ambiente escolar

Você já parou para pensar que pessoas são o recurso mais valioso dentro da escola? O capital humano, diferente do que muitos podem pensar, fica cada dia mais importante em um mundo tecnológico.

Todos que já passaram por esse ambiente têm em memória a potência que uma professora abordava determinado assunto, ou o apoio recebido pela profissional da secretaria, ou como o tratamento da “tia da cantina” era acolhedor.

Para além do corpo pedagógico, a escola é um ecossistema formativo e os estímulos que serão recebidos neste local terão um impacto permanente. Então, formar e gerir um time de profissionais que tenham ressonância com os valores do negócio é de extrema importância, tanto para o crescimento da instituição quanto para seu reconhecimento.

O setor de RH, ainda muitas vezes negligenciado, tem importância estratégica para o alcance do sucesso projetado, pois é ele que têm as ferramentas para selecionar, avaliar, treinar e desenvolver o time de profissionais da empresa, levando em consideração o capital humano de cada colaborador.

Afinal, com os colaboradores certos, alinhados com os valores instituídos pela empresa e engajados tanto na função quanto na carreira proposta por aquele ambiente, o aumento da produtividade e o bom funcionamento das áreas é garantido.

Mas o que faz, exatamente, um profissional de Rh dentro das escolas?

Recursos Humanos, ou mais conhecido por RH, é o setor que faz a gestão de pessoas dentro da empresa. Mas engana-se quem pensa que suas atribuições terminam na triagem e contratação de profissionais.

Principalmente com as novas gerações de colaboradores e a reformulação nas dinâmicas de trabalho, o RH está cada vez mais em busca de desenvolvimento para manter uma cultura corporativa forte sem perder de vista as necessidades profissionais e de carreira dos colaboradores.

Dentro das instituições de ensino, são peças-chave para o bom relacionamento e funcionamento dos setores internos no campo educacional, ajudando a criar um ambiente saudável e seguro para crescimento e superação dos resultados almejados.

Uma boa gestão de Recursos Humanos escolar tem por objetivo: 

  • criar uma política de contratação coesa com os valores da escola;
  • promover e zelar pelo bem-estar dos colaboradores;
  • criar estratégias para capacitação e desenvolvimento dentro do ambiente de trabalho;
  • descobrir e implementar ferramentas para o desenvolvimento da cultura organizacional;
  • disponibilizar treinamentos;
  • resolução de conflitos;
  • acompanhamento da remuneração e adequação ao mercado;
  • fomentar uma relação de confiança entre a equipe profissional, alunos e seus responsáveis;
  • manter uma cultura corporativa forte;

Com os constantes avanços da tecnologia, uma gestão de RH fortalecida e coerente com os tempos atuais, está atenta às ferramentas mais modernas a serem utilizadas.

Acompanhar as últimas tendências de gestão de RH em conformidade com o contexto atual da sociedade, para treinamento e desenvolvimento corporativo, é crucial para se diferenciar da concorrência, tomar a dianteira frente ao mercado e oferecer experiências de alto valor para seu público interno – colaboradores – e externo – alunos e pais.

Sim, sua instituição precisa de um sistema de gestão de RH eficiente

“Como vou me desenvolver?”, ou “Parece que não saio do lugar”, são incômodos recorrentes em qualquer equipe de colaboradores, independente do cargo. Em uma escola, as conquistas, esforços e competência das áreas administrativas e dos docentes, também precisam ser contabilizadas no projeto de desenvolvimento. Tornar esse processo automatizado e digital é conceder aos funcionários uma visão ampla e moderna da própria carreira.

Não importa se sua instituição de ensino é de pequeno, médio ou grande porte, nos dias atuais não existe a possibilidade de perder tempo com papeladas ou oportunidades de negócio geradas por burocracias e processos manuais

Ter um sistema de gestão automatizado torna o seu negócio mais competitivo como um todo, possibilitando otimizar tempo, reduzir custos, facilitar processos, o acompanhamento dos colaboradores e das dinâmicas organizacionais

Um bom sistema de gestão possibilita ao Rh da sua escola:

  • contratação desburocratizada: Utilizando a Assinatura Eletrônica/Digital, com validade jurídica e com redução drástica de custo;
  • automação de contratos: Simplifica as etapas para as contratações de colaboradores, diminui a incidência de erros e otimiza tempo no processo.
  • gestão inteligente da informação: Ter acesso facilitado e organizado aos dados dos colaboradores com segurança e controle de acesso. Tudo disponível online e em conformidade com LGPD;
  • onboarding: Processo de aprendizado facilitado para novos funcionários adquirirem conhecimentos e/ou desenvolverem habilidades necessárias por meio de um sistema automatizado. Simples e prático para otimizar o tempo e garantir o melhor acompanhamento e capacitação do profissiona;
  •  métricas de desempenho e devolutivas claras: Com um sistema de gestão, o acompanhamento e desenvolvimento nunca foi tão fácil. Automatizado e conciso, um dos principais sistemas é o Qulture Rocks, conhecido por disponibilizar todo o parâmetro de cada funcionário em seu software. Com resultados reais e visíveis, motivar a equipe torna-se sinônimo de uma ambientação contagiante e indispensável; 
  • Integração Clicksign torna seu sistema excepcional: A integração via API da Clicksign, possibilita que o RH renegocie processos contratuais de fornecedores e funcionários, em um tempo mínimo de resposta;
  •  segurança blindada contra acessos desconhecidos: A Clicksign utiliza uma das tecnologias de segurança mais influente do mercado. Protegida de ponta a ponta, toda a transição e histórico ficam protegidos em uma nuvem criptografada e oculta. 

Usar a tecnologia a seu favor é investir diretamente no sucesso da sua escola. Agora que você já entendeu como o RH impacta no desenvolvimento da sua instituição como um todo, você pode trocar o “tradicional” e entrar na Era da Agilidade, onde as soluções de gestão da Clicksign podem te auxiliar a formar e reter o melhor time de profissionais para a sua instituição

Um time forte torna seu negócio protagonista frente ao mercado de educação e a tecnologia pode ser uma grande aliada otimizando seus resultados. Que tal começar a protagonizar essa mudança? 

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.