Clicksign

Ver todos

Gestão imobiliária: os benefícios de um sistema inteligente e integrado

Comprar ou vender um imóvel é uma das maiores transações que uma pessoa ou família fará. Até mesmo as operações de locação na gestão imobiliária, menos complexas, são únicas não apenas em valor, mas também em sua complexidade e tempo.

Nos últimos anos, o setor imobiliário teve muito o que refletir. As empresas passaram a implementar as políticas de relacionamento remoto com seus colaboradores, investidores e clientes, lidando não apenas com uma crise econômica global, mas também com as amplas mudanças culturais que influenciaram a forma como compramos, trabalhamos e passamos nosso tempo livre.

banner teste grátis

Desta forma, fazer uma gestão inteligente e integrada de uma imobiliária é, atualmente, também um processo emocional, em que o profissional precisa estar preparado para orientar os seus clientes da melhor maneira possível.

Afinal, o comportamento do comprador/locatário mudou para o digital em quase todos os setores, obrigando corretores e empresas a adotarem estratégias mais eficientes para se comunicar com proprietários, inquilinos e fornecedores. 

As transações imobiliárias são definidas como toda exploração econômica sobre a propriedade, terra, prédios e demais direitos sobre a terra, sejam eles de superfície ou não, residencial, comercial, industrial ou lote vazio. 

Empresas líderes do setor imobiliário no Brasil em 2021, com base na receita líquida | Statista

Além disso, é papel do gestor trabalhar na maximização do retorno do investimento através do desempenho eficiente destas quatro áreas, razão pela qual a administração de imóveis atua no melhor interesse dos seus clientes, relacionando-se com inquilinos, cobrando aluguéis, melhorias orçamentárias e orientando registros e transferências.

Hoje, no entanto, quase todas as compras de imóveis começam online. Por isso, o processo de construção de confiança e de uma gestão inteligente começa antes mesmo de se conhecer ou falar com um cliente, seja a sua imobiliária digital ou não.

Em sua essência, a gestão imobiliária faz menção à administração de uma propriedade ou portfólio de propriedades.

É o ato de gerir as operações diárias de um dado imóvel ou carteira de imóveis em nome de seu proprietário. O gestor supervisiona as operações de aluguel, bem como a sua manutenção e coordena a compra e venda de imóveis através de seus corretores.

As responsabilidades de um gestor imobiliário diferem do tipo de propriedade que está sendo gerenciada, dos termos do contrato de gestão e, claro, do valor dos honorários que recebe.

Basicamente, a maioria oferece serviços pagos mensais e opções estilo a la carte, em que os próprios clientes podem escolher quais deveres terceirizar ou não.

A gestão imobiliária contempla todos os aspectos das propriedades de seus clientes, desde a triagem de possíveis inquilinos até a cobrança do aluguel, das solicitações de manutenção do a eventuais ações de despejos e papelada associada a ela.

De maneira simplificada, basta pensar na gestão de propriedades imobiliárias como um “balcão único” capaz de atender a todas as necessidades de seus proprietários.

Deixados sem supervisão, imóveis não administrados tornam-se um passivo. Portanto, o foco dos gestores de imóveis é fazer desses, ativos que possam ser usufruídos em suas melhores condições e em sua totalidade, oferecendo o melhor benefício e margens de lucro para os envolvidos.

Para isso, existem inúmeros softwares de digitalização para simplificar os seus processos e descomplicar o seu dia a dia, produzindo ganhos com eficiência e redução de custos para alavancar o seu faturamento.

A assinatura eletrônica em contratos imobiliários, por exemplo, é uma ferramenta fundamental para fechar negócios sem a necessidade de deslocamento até outras cidades ou regiões, otimizando o procedimento em todas as áreas, incluindo prazos, qualidade, segurança, comunicação de riscos e recursos.

A Porto Seguro – uma das maiores companhias do país – entendeu que para entregar mais valor no presente e se preparar para o futuro, era necessário inovar para potencializar todas as áreas de suas operações, razão pela qual fechou uma parceria inédita com a Clicksign para  os seus corretores e garantiu a automação dos processos de assinatura em toda sua operação.  

“Um investidor iniciante pode ver um imóvel alugado como uma simples equação de: renda de aluguel – (hipoteca + despesas) = ​​lucro. Embora esta fórmula seja o mantra básico para um investidor, você também precisa incluir seus deveres de proprietário e energia nessa equação”.

Nathan Miller, Conselho Imobiliário da Forbes

Porém, importante ressaltar que para gerir uma empresa de imóveis é necessário entender algumas de suas principais subdivisões:

Gestão de Patrimonial 

A gestão patrimonial é a administração ou controle da cartela de produtos imobiliários que vai desde a administração à execução e planejamento de todas as tarefas e responsabilidades pelos seus resultados – indo desde a aquisição até a destinação final desses bens.

Dito isso, é função dessa gestão gerenciar e viabilizar o máximo rendimento do patrimônio de seus clientes, catalogando e administrando tais ativos de maneira eficiente.

Gestão Financeira 

Finanças é um dos pré-requisitos cruciais para iniciar e sustentar qualquer negócio. Ela determina os objetivos, formula as políticas, estabelece os procedimentos, implementa os programas e aloca os orçamentos relacionados a todas as responsabilidades orçamentárias de uma empresa. 

Gerir os aspectos financeiros de negócios imobiliários não é tarefa fácil e envolve o controle das entradas e saídas por conta das vendas e transações existentes, de forma a obter maior sucesso empresarial e retorno sobre o investimento (ROI).

Grandes gestores financeiros são capazes de navegar por diferentes cenários, fazendo o melhor uso dos recursos financeiros disponíveis, reduzindo a queima de caixa e aumenta a rotatividade de capital para gerar o ROI máximo.

Gestão de Pessoas 

A gestão de pessoas é um subconjunto da gestão na área de Recursos Humanos e possui muitas atividades diferentes que se encontram sob o seu guarda-chuva, incluindo aquisição de talentos, treinamento profissional, sessões de escuta, mapeamento de motivação, resolução de conflitos, orientação, apreciação de funcionários e entrevistas de desligamento.

Uma vez que uma organização é alimentada pelas pessoas que trabalham duro para seu sucesso, a gestão de pessoas é crucial para aumentar a produtividade e a sustentabilidade do seu negócio.

Gestão de Clientes

Nesta gestão, você entende o perfil do seu público, o seu nicho de atuação e elabora os objetivos que a sua empresa quer alcançar. Portanto, essa é a principal ferramenta para detalhar a sua empresa e traçar rotas mercadológicas.

Aqui, a experiência do cliente (CX) deve ser o valor central (core value) a ser perseguido, já que grandes transações são baseadas em relacionamentos de confiança. Logo, fornecer uma ótima experiência ao cliente é fundamental para aumentar os níveis de satisfação e retenção, aumentando a sua reputação e expandindo as bases do seu empreendimento imobiliário.

De acordo com relatório divulgado pela ZenDesk na CX TRENDS 2022, excelentes experiências do cliente melhoram seus resultados financeiros e a recíproca também é verdadeira:  61% dos clientes agora recorreriam a um concorrente após apenas uma experiência ruim.

Vantagens de um sistema integrado + previsões do setor para 2023

A gestão imobiliária em todas as suas vertentes é uma soma de vários fatores, como propósito + responsabilidades + sistemas + pessoas.

Apesar de complexa, é certamente gratificante, exigindo que o gestor tenha habilidade de lidar com todas as suas subdivisões de maneira estratégica e integrada. O boom de terrenos no metaverso e das proptechs demonstra como a gestão dessa indústria se disruptou.

Assim, entre os principais benefícios de uma gestão moderna, consciente e interligada, podemos citar:

  • Ajuda a obter clientes de qualidade;
  • diminui o índice de problemas legais e de judicialização de conflitos;
  • processos mais consistentes de cobrança e despejo;
  • contabilidade e relatórios mensais sólidos, capazes de gerar insights;
  • otimiza o marketing com informações precisas;
  • maior taxa de retenção de colaboradores e proprietários;
  • descomplica manutenções e reparos;
  • menos estresse e mais tempo focado no estratégico do que no operacional.

Nesse sentido, a digitalização de documentos é imperativa, pois permite a reunião de suas principais informações para tomada de decisões data-driven, trazendo muito mais assertividade para a sua companhia.

Segundo o relatório “Tendências emergentes no setor imobiliário 2023”da PwC duas tendências desse mercado serão: aspectos da indústria estarão “normalizando” (revertendo aos padrões pré-COVID), enquanto outros mudaram permanentemente à medida que a pandemia mudou como e onde usamos diferentes tipos de propriedades e digitalizou ainda mais a nossa vida. De acordo com Byron Carlock, líder imobiliário dos EUA para a PwC:

“Embora os mercados de capitais imobiliários estejam se restringindo, eles ainda estão abertos para negócios, os investidores ainda estão comprando propriedades de alta qualidade, os credores continuarão a emprestar e as empresas devem avançar com otimismo cauteloso neste ciclo atual e se preparar para se adaptar às rápidas mudanças do mercado”

No Brasil, após um cenário de insegurança política e população polarizada, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECISP) destacou que a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência e a possibilidade de retomada do “Minha Casa, Minha Vida” será capaz de impulsionar diversas frentes da economia, como hidráulica, elétrica, móveis e arquitetura. 

Portanto, se você quer estar preparado para surfar nessa onda e deseja digitalizar a sua gestão imobiliária, não perca tempo, a Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio!

Saiba mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.