Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Inside sales e trabalho remoto: como manter boa perfomance?

Imagem de uma pessoa sentada em uma poltrona com o notebook no colo em uma vídeo-chamada no trabalho remoto
Business

Inside sales e trabalho remoto: como manter boa perfomance?

Existem muitas empresas que já praticam as Inside Sales e sequer sabem que a técnica que adotaram tem esse nome. Já pensou se a sua é uma delas? Descubra se esse é o caso ou, ainda, se esse modelo poderia se encaixar para o tipo de serviço prestado pelo seu negócio!

Para te explicar mais sobre esse método de trabalho remoto que une tecnologia e eficiência, e está revolucionando o setor de vendas de muitas marcas, a Clicksign preparou um conteúdo completo sobre o tema. Continue a leitura para aprender mais!

E se seu negócio já aderiu o trabalho remoto, esse artigo é ainda mais interessante!

Afinal, o que é Inside Sales?

Inside Sales é um termo em inglês que pode ser traduzido como “vendas internas”. Ou seja, é um modelo de empreendimento no qual os colaboradores responsáveis pelas conversões não precisam se deslocar até os clientes para tentar fechar aquela negociação. Vale destacar que nesse estilo de abordagem as ferramentas digitais são indispensáveis!

Esse termo surgiu lá em meados dos anos 1980 como forma de definir uma nova configuração de negócios, e esse dado pode dar a impressão de que não há nada de novo nesse modelo de empreendimento, ou até que este se iguala ao Telemarketing. Mas, precisamos te dizer: essa não é a verdade absoluta!

De fato, existem já alguns grandes exemplos de empreendimentos que aderiram ao Inside Sales, isso porque esse sistema é efetivo e causa impactos positivos no caixa dessa instituição. No entanto, não é certo falar que esse tipo vendas é o mesmo que telemarketing: no modelo que é o foco desse post o processo de refinamento de leads é muito maior, além da abordagem ser mais sutil e efetiva que outras configurações de vendas internas já estabelecidas no mercado.

Está achando tudo isso confuso? Veja como esse sistema é na prática e entenda de uma vez como ele funciona!

Como esse tipo de vendas funciona?

O Inside Sales é um formato de negócios que pode ser aplicado tanto em uma empresa com sistema híbrido de trabalho, quanto em um caso de atuação 100% remota. Nele, os vendedores fazem reuniões online com os prospects leads qualificados, ou seja, potenciais clientes – e por meio dessas chamadas criam um relacionamento com o consumidor, o encaminhando-lhe pelas etapas do funil de vendas até o momento de conversão.

As primeiras reuniões são para entender as dores e qualificar ainda mais a lista de contatos que possui. Só depois de criar algum tipo de relação com a pessoa é que o colaborador entra com as ofertas de produtos ou serviços, pensando em resolver diretamente os problemas identificados naquele caso.

É claro que desde a primeira conversa os profissionais de Inside Sales já começam a direcionar seu ouvinte para um caminho em que os produtos que oferta será a solução. Só assim a estratégia será efetiva para conseguir converter aquele lead em consumidor final.

Qual a diferença entre Inside Sales e Telemarketing

Apesar de parecer uma forma de venda muito parecida, existe uma diferença crucial entre as técnicas de Inside Sales e o Telemarketing: enquanto no primeiro o vendedor busca entender as dores do prospect e montar suas estratégia de convencimento visando sanar esse problema, o segundo apenas segue um roteiro já pronto para tentar fazer com que a pessoa compre seus serviços.

Além dessa ser uma abordagem já batida, muitas pessoas se incomodam com o nível de insistência e argumentação de um profissional de telemarketing. Isso porque esses colaboradores já possuem em mente uma lista de respostas prontas, sem levar em conta quais as necessidades do cliente e como seu produto poderia resolvê-las.

Quais os benefícios dessa técnica?

É possível ver cada vez mais empresas se tornando adeptas às práticas de Inside Sales e existem motivos para isso. Assim como outras formas de trabalho modificados pelos avanços digitais, essa metodologia de vendas traz excelentes benefícios tanto para o rendimento interno da corporação quanto para o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe.

Descubra agora os principais benefícios de implantar esse sistema em seu negócio!

Redução de custos

Como falamos antes, as vendas internas fazem parte de um modelo que permite que os colaboradores trabalhem remotamente ou de forma híbrida – alguns dias em casa e outros na sede da empresa. Essa escolha acaba reduzindo os gastos com as instalações – e nós sabemos que não são poucos, não é?

Além disso, por ser uma venda interna, também deixam de existir os custos com deslocamento que aconteceriam no estilo de negociações externas. Um corte desse de verbas acaba gerando um grande impacto no setor financeiro e permitindo que esse dinheiro seja reinvestido em outros pontos da operação”. Por: “Um corte de verbas como esse tem o potencial de gerar um grande impacto no setor financeiro e permite que esse recurso seja reinvestido em outros pontos da operação.

Otimização do tempo de cada vendedor

Pare para pensar em quanto tempo cada vendedor de sua equipe acaba perdendo por precisar se deslocar de um local de negociação até o outro. Com o sistema de vendas internas, esse desperdício acaba e os minutos gastos em deslocamento podem ser revertidos em mais chamadas com novos clientes em potencial.

Aumento no índice de sucesso da operação

Quando explicamos sobre o que é Inside Sales, falamos sobre como a abordagem desse método é mais sutil e busca atuar diretamente nas dores de cada lead, certo? Isso faz com que a taxa de conversão e sucesso da operação aumente, pois com a melhoria na experiência desses clientes, eles acabam mais propensos a efetuar a negociação.

Esse efeito está muito relacionado também ao fato do profissional de vendas internas primeiro buscar criar um relacionamento com o seu consumidor final, para só depois oferecer o produto em si.

Melhoria na satisfação interna da equipe

Vamos ser sinceros, quem não gosta de poder acordar um pouco mais tarde para trabalhar? Os sistemas de trabalhos remotos ou híbridos têm um grande impacto na satisfação dos colaboradores pois, permitem que essas pessoas cumpram suas tarefas do conforto de sua casa, podendo aproveitar um pouco mais de sua noite de sono e sem precisar de grandes deslocamentos.

Além disso, é bem claro o quanto alguns sistemas de transporte, que muitos trabalhadores precisam pegar para ir ao espaço físico da empresa, acabam aumentando o estresse desse funcionário. Cortando esses fatores do dia a dia de sua equipe, você aumentará as chances de que eles trabalhem com mais empenho e produtividade – um fator bom para eles e também para sua empresa!

Ferramentas para Inside Sales: como manter a produtividade da equipe?

Muitos gestores acabam tendo medo de aderir a sistemas em que os funcionários não fiquem 100% do tempo na sede da companhia, com o receio de que isso gere uma queda no desempenho geral da empresa. Mas, por outro lado, não podemos esquecer que já existem muitas ferramentas tecnológicas que otimizam o trabalho em diversas áreas do mercado – e que são indispensáveis para as Inside Sales!

Portanto, vale citar algumas ferramentas que vão ajudar a monitorar e melhorar a produtividade dos profissionais especializados nessas vendas, mesmo que eles estejam trabalhando de suas casas. Conheça algumas delas!

1. Plataformas de gestão de equipe

As plataformas de gestão de equipe são uma maneira eficiente de vendedores e também de gestores terem uma visão geral das atividades a serem realizadas ou que foram concluídas diariamente. Nesses sistemas, é possível anotar metas gerais, designar obrigações para uma pessoa ou outra e ainda acompanhar de forma simples o avanço de cada objetivo.

Utilizando uma dessas você poderá averiguar rapidamente caso alguma pendência fique em aberto ou se um integrante da equipe não está conseguindo avançar com suas obrigações. Assim, poderá resolver o quanto antes qualquer empecilho que trave a operação!

2. Software CRM

Esses softwares são ferramentas que oferecem dados segmentados e precisos sobre cada prospect, o que permite que o vendedor interno possa entender qual a melhor abordagem para fazer aquele usuário passar para a próxima fase do funil de vendas até ser convertido em um cliente.

Os CRM’s (Customer Relationship Management) são bancos de dados que podem ser acessados rapidamente, gerar relatórios e otimizar o trabalho das equipes de vendas de seu negócio. Eles também auxiliam na hora de planejar quais os próximos passos para causar o efeito desejado em cada projeto.

3. Assinatura digital de contratos

Não faria sentido investir na implantação de um sistema de vendas remoto se a cada nova negociação fechada, o colaborador precisasse se deslocar para coletar assinaturas presencialmente. Com as automações para contratos, é possível emitir e assinar documentos digitalmente, ainda mantendo a validade jurídica do arquivo.

Dessa maneira, todo o processo de conversão e fechamento do negócio se mantém no ambiente online, otimizando a operação e mantendo a política de redução de gastos com deslocamento.

Conheça mais sobre como funcionam esses documentos assinados digitalmente e como confirmar sua autenticidade, acesse o post “Veracidade do documento: como consultar assinatura digital?“!

4. Sistema de armazenamento na nuvem

Da mesma forma que seria improdutivo precisar de arquivos impressos e assinaturas de punho próprio para concluir negociações de Inside Sales, não dá para utilizar folhas e mais folhas de papel para deixar registradas cada uma das conversões. Optar pelo armazenamento de documentos na nuvem resolve problemas de organização e acessibilidade a dados importantes.

Com esse sistema, é possível entrar em um arquivo, consultar a gravação de alguma chamada com seu prospect ou conferir os termos de algum acordo de qualquer lugar, a qualquer momento! É o tipo de modernização que qualquer empresa precisa para se manter a frente do mercado!

O que achou desse método de vendas? Conte com as ferramentas tecnológicas para manter a produção de sua equipe e modernize sua empresa com as Inside Sales. Não deixe de acompanhar os posts da Clicksign para se manter atualizado de outras maneiras de deixar seu negócio sempre um passo a frente da concorrência, sempre estamos atualizando o blog com mais dicas para empreendedores!

Veja também nosso post sobre Design Thinking e conheça mais formas de inovar na hora de solucionar os problemas de seu negócio. Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.