Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Metaverso: exemplos de como a sua startup pode se inserir nesse segmento

metaverso
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Metaverso: exemplos de como a sua startup pode se inserir nesse segmento

Com a tecnologia, as conexões entre os mundos financeiro, virtual e físico estão cada vez mais interligadas e a necessidade de implementação de soluções alternativas para manter o nosso dia-a-dia, como o metaverso, estão cada vez mais promissoras.

O conceito de “metaverso” surgiu pela primeira vez em 1992, através do universo do jogo “Snow Crash” criado por Neal Stephenson. Porém, foi em 2021 com Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, que o conceito e notoriedade desse termo tomou proporções consideráveis.

De acordo com o  Statista, em 2021, estimou-se que o tamanho do mercado global do metaverso era de 38,85 bilhões de dólares.  Já a estimativa para 2022 é de aproximadamente 47,48 bilhões de dólares, com projeção para 2030 de cerca de 678,8 bilhões de dólares.

Com todo esse crescimento, é notório a importância do metaverso em todos os âmbitos. O objetivo desse “universo” é ser uma representação digital do mundo real através de interações dos usuários por meio de avatares. 

Como no mundo físico, no metaverso você pode fazer negócios e ganhar dinheiro, como várias empresas e startups estão fazendo. 

Neste artigo você terá acesso a exemplos de sucesso no metaverso e entenderá como a sua empresa pode se inserir nesse segmento.

Inovação e tecnologia para impulsionar novas iniciativas:

Estamos vendo inovações, que antes eram inimagináveis, chegarem ao nosso dia a dia, e o metaverso é um exemplo claro disso. 

Além de ser um ambiente virtual único e imersivo que está ganhando grande adesão, ele também é um marco social na forma como estamos interagindo uns com os outros.

Com base em uma análise sobre estatísticas de uso do metaverso, a capitalização de mercado das empresas nesse segmento, englobando a web 2.0, chegou a 14,8 trilhões de dólares. Já o número de usuários de mundos virtuais da web 3.0 equivale atualmente a 50.000. 

À medida que o metaverso cresce, a sua popularidade gera um aumento na demanda de aproximação com o cotidiano dos seus usuários. Para que isso ocorra,  a estrutura deste ambiente virtual permite que você faça movimentações financeiras, apresentando ao público novas maneiras de compras, vitrines, interações e comunidade.

Quando falamos de movimentação financeira, pode parecer irreal uma comunidade online com moedas virtuais seguras. Porém, como os Tokens, moedas virtuais do metaverso, são usados em uma realidade virtual projetada em Blockchain o seu uso é considerado de baixo risco.

Em âmbito empresarial, esta tecnologia traz para o seu negócio mais dinamismo e facilidade de projeção de mercadológica. Além dessas vantagens de inovação, entender a relação da assinatura digital e blockchain pode fazer com que o seu negócio ganhe uma vantagem competitiva.

Dentro desse universo há a parte corporativa, que refere-se à construção de ambientes virtuais fechados e de propriedade própria das empresas. Esses ambientes podem ser configurados como espaços de colaboração entre escritórios, suporte de vendas ou até mesmo locais de suporte para estratégias de crescimento B2B.

Com base no perfil dos interessados nesse segmento, a PwC constatou que cerca de 50% dos consumidores consideram o metaverso emocionante e 66% dos executivos relataram que suas empresas estão ativamente engajadas.

Caso você ainda não tenha ingressado no metaverso, aqui estão as principais prioridades que irão ajudar a sua empresa a crescer neste segmento:

Fonte: PwC 

com o metaverso não seria diferente. O interesse por novas experiências e por mais facilidade cotidiana têm sido combustíveis essenciais.

Começar com novas iniciativas não é uma tarefa fácil, mas é através de pequenos passos como a implementação de api e de softwares de gestão que irão otimizar a sua empresa e fazer com que o seu negócio fique mais perto para aderir a essa nova realidade.

5 casos de uso para implementar no seu negócio:

Em 2024, o metaverso pode se tornar um mercado de US$ 800 bilhões, segundo a Bloomberg Intelligence. No ano de 2022, os participantes do metaverso estão se aproximando dos milhares, e é por isso que compilamos uma lista dos 5 principais casos de uso dessa tecnologia:

  1. Entretenimento imersivo:

No decorrer da pandemia vimos o mercado online de shows e espetáculos crescerem. Pode ser que no primeiro momento você ache que esse tipo de caso de uso não se adequa a sua empresa, mas é notório o grau de adesão desse conteúdo.

O entretenimento no metaverso possui como público alvo os jovens, e são eles que mais impulsionam o crescimento desse segmento como um todo. Ou seja,  se adaptar a esse tipo de conteúdo pode ser uma grande oportunidade.

  1. Educação e treinamento aprimorados:

Nos últimos anos, o cenário global foi marcado por restrições sociais. Além de não serem possíveis os encontros presenciais, as instituições de ensino e empresas tiveram que se adaptar a outros meios digitais de comunicação e de educação como o e-learning.

A tecnologia na educação veio para otimizar essa interação, e com o metaverso a  capacidade de transmitir dados em tempo real e suportar interações em tempo real no espaço virtual, pode mudar e melhorar a forma com que os alunos e educadores interagem entre si.

Com relação às empresas, as mesmas podem utilizar o ambiente virtual para fazer treinamentos e otimizar os processos internos de aprendizagem. 

  1. Experiências aprimoradas do cliente:

As plataformas Metaverse têm o potencial de transformar como, quando e onde as empresas interagem com seus clientes.

As empresas também podem oferecer aos clientes em potencial experiências alternativas de compra. Por exemplo, a Nike, que é uma empresa que está inserida nesse segmento e traz para os seus clientes uma proposta imersiva de experiência e produtos exclusivos para usuários do metaverso.

  1. Reuniões de trabalho:   

Atualmente muitos trabalhadores utilizam plataformas para fazerem reuniões. Empresas de tecnologia destinadas a moldar o metaverso, como Meta (anteriormente conhecida como Facebook) e Microsoft, estão usando essa mudança de comportamento como um trampolim para a próxima versão de “reuniões virtuais”.

Para que isso se torne realidade, será necessário o uso de óculos de realidade virtual (VR) e luvas de captura de movimento para renderizar expressões, linguagem corporal e a qualidade das vozes dos outros.

Essa funcionalidade pode ampliar o alcance dos trabalhadores, permitindo que executem tarefas virtualmente.

  1. Oportunidades de publicidade, branding e marketing:

Várias marcas estão criando presença em configurações de RV e RA. Por exemplo, a Biobots, que é uma empresa brasileira que cria avatares, como influenciadores virtuais, para marcas ou pessoas. Sendo um dos projetos mais comentados, que oficializou sua chegada ao mercado em novembro passado, a Satiko que é o avatar da apresentadora Sabrina Sato.

Outras empresas estão construindo projetos grandiosos, como a Walt Disney Co, que possui um projeto de construção de um parque temático no metaverso, onde o mundo físico e digital irão convergir e trazer uma imersão intensa para os usuários.

O Metaverso é um projeto que ainda não está consolidado, mas oferece vários benefícios para interações com clientes e funcionários. Dessa forma, entender exemplos do metaverso pode ser um grande diferencial para a sua empresa.

Dentro desses benefícios, há a unificação de informações para que os clientes encontrem dados e realizem transações, e o melhoramento na personalização da experiência do cliente e do relacionamento com as empresas. 

Portanto, o principal fator para o interesse crescente no metaverso é a percepção das empresas em reconheceram que investir nesse segmento apresenta uma forma mais atraente de criar valor comercial.

Se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e conheça agora nossos Planos e Preços

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.