Clicksign

Ver todos

O que é Business Intelligence e como ele transforma seu empreendimento

Não é a primeira vez que afirmamos aqui no blog sobre como estamos vivendo a quarta revolução industrial e o papel central que os dados têm na alocação de demandas. Mas as discussões que envolvem o que é Business Intelligence são ainda mais antigas que os próprios computadores pessoais da atualidade. E no post de hoje você vai entender em detalhes esse segmento.

banner teste grátisO que é Business Intelligence?

Podemos dizer que o Business Intelligence é um conjunto de técnicas que auxiliam na tomada de decisões estratégicas dentro dos mais diversos segmentos empresariais.

De maneira geral, as principais técnicas de BI envolvem a capacidade de transformar em dados as mais diversas atividades de uma determina empresa, tanto dentro de seu ambiente quando fora, em relação à percepção dos clientes, concorrentes e afins.

O Business Intelligence brilha no momento de criar novas informações que são elaboradas especialmente para oferecer uma visão ampla das oportunidades de mercado. E isso acontece de variadas maneiras.

Uma das maiores e mais promissoras empresas do mundo, a IBM, que existe desde o século XIX é uma das grandes gigantes do segmento, e vem trabalhando nele de forma incansável. Muito da maneira como grandes negócios se organizam tem a ver com seu conjunto de soluções.

Como opera o Business Intelligence

As principais características do BI giram em torno do fato de ser escalável e personalizável.

O conceito fez o Mercado evoluir desde os anos 60 e tem evoluído junto com ele. A capacidade de integrar diferentes ferramentas e oferecer diretrizes para tantos modelos diferentes é justamente seu maior trunfo. O BI é totalmente dependente de dados, e como em um ciclo virtuoso, cresce e aumenta a efetividade da própria criação desses dados.

Vamos a exemplos práticos: digamos que uma empresa de varejo esteja buscado meios de investir em um novo segmento e precisa diminuir custos. Ferramentas de BI podem ser empregadas utilizando dados de seu sistema ERP para encontrar inconsistências ou oportunidades.

O mesmo pode acontecer para setores de RH em busca de otimizar a satisfação dos colaboradores ou sua produtividade. Entendendo quais processos são mais ou menos produtivos, é possível acessar os relatórios criados pelos funcionários ou materiais gerados pelas plataformas que utilizam.

Já quando falamos de marketing, é possível empregar um enorme conjunto de ferramentas para entender a reputação da empresa online, as reações em seu site, o perfil dos clientes, quais são os produtos mais vendidos e muito mais através de ferramentas analíticas, de ORM e afins.

Planejamentos orçamentários também se beneficiam muito da capacidade que o BI tem em cruzar dados de diferentes segmentos para oferecer perspectivas novas para o setor que administra e revisa seu orçamento assim como para garantir uma revisão rigorosa da organização fiscal da empresa.

Agora imagine que todos esses diferentes setores podem ser integrados para criar um volume impressionante de informações personalizadas para diferentes necessidades e meios de visualizar como a empresa tem funcionado.

Afinal, cada empresa está em uma fase diferente de desenvolvimento e fórmulas que funcionam para uma podem não funcionar para outra.

Os principais benefícios do Business Intelligence

Apesar de aparecer sempre associado a grandes empresas, hoje, mais do que nunca, o BI oferece soluções especialmente para que pequenas e média empresas subam de patamar, afinal, os últimos avanços tecnológicos garantem cada vez mais um ambiente digital e sintonizado com as tecnologias que estão determinando o futuro. Mais do que isso, o BI vem trazer:

Maturidade empresarial

Além de sua capacidade de oferecer importantes insights estratégicos de Mercado, o BI também é responsável por garantir um aprendizado enorme para equipes que o empregam em sua rotina, trazendo um novo jeito de pensar e integrar os setores, fazendo com que uma cultura empresarial se forme de maneira orgânica.

Descoberta e solução de erros

Na verdade, o BI tem muito mais a ver com descobrir erros e lacunas do que encontrar pontos fortes, afinal, um é mensurado através do outro. O êxito das metas é quantitativo na maior parte das vezes, já as lacunas muitas vezes não são.

É descobrindo nossas falhas que ficamos mais atentos para a definição de metas, e identificando erros de performance, desperdícios e afins que somos capazes de diminuir custos e aumentar a receita corrente para novas aplicações.

Atualiza diversos profissionais

As profissões do futuro cada vez mais vão lidar com o digital e com a capacidade de interpretar informações. Isso não significa uma substituição, mas sim uma atualização profissional.

As máquinas e a inteligência artificial vieram para promover a automatização de processos e, com isso, diminuir a redundância e o trabalho maçante, criando mais oportunidades de atividades construtivas e intelectuais.

Motor propulsor de avanço

Podemos dizer que foi o Business Intelligence o responsável pela grande explosão da transformação digital para preencher uma demanda crescente por tecnologias, especialmente na área de marketing.

Quanto mais abertas se tornam as plataformas, maior a competitividade entre diversas cabeças pensantes para emplacar uma tecnologia construtiva.

Maior competitividade

A era digital trouxe, acima de tudo, diversas oportunidades de competitividade através da inteligência de mercado, com chances de crescimento rápido e orgânico, ativando o empreendedorismo em diversos segmentos.

O BI oferece diversas oportunidades para investigar seus gaps em relação aos competidores e fazer o benchmarking ideal.

Mais segurança

Por se tratar de um manejo de dados quantitativamente sólidos e de múltiplas origens, o BI dá mais segurança para quem quer dar um novo passo.

Viu como o Business Intelligence está em tudo? A Clicksign oferece um conjunto de tecnologias para aumentar a dinâmica de seu empreendimento, com soluções de assinatura digital, formulários e gestão de documentos para você entrar de vez no futuro da tecnologia empresarial e criar dados importantes para fortalecer seu business intelligence.

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!
 
Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.