Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Quais são as métricas de vendas que sua empresa precisa observar?

metricas vendas
Negócios

Quais são as métricas de vendas que sua empresa precisa observar?

Uma das maiores vantagens do uso da tecnologia na Revolução 4.0 é capacidade de mensurar resultados. Com isso, os gestores podem entender perfeitamente como anda o desempenho de setores, e até profissionais específicos. Então, com isso em mente, como está o seu time comercial? Confira algumas das principais métricas de vendas que sua empresa deve ficar de olho.

1 – Objetivos e metas

A primeira grande métrica é o objetivo. Apesar de não ser exatamente um indicador, é o Norte que todo departamento deve seguir, especialmente o de vendas. Muitas empresas têm dificuldades em estabelecer um objetivo, por isso, é importante sempre usar a metodologia SMART:

  • Specific: o objetivo deve ser o mais específico possível;
  • Measurable: é preciso também que seja fácil de medir;
  • Attainable: deve ser alcançável, de forma realista;
  • Relevant: é algo que deve ser importante, realmente relevante para a empresa;
  • Time-Base: deve ser cumprido em uma janela de tempo mais específica.

Seguindo esta metodologia, é possível encontrar os melhores objetivos. Após isso, basta separar as metas que ajudarão a empresa a alcançá-los.

2 – Ticket Médio

Uma das métricas e indicadores mais importantes para praticamente qualquer setor de vendas. Com o ticket médio, o gestor sabe, na média, o quanto cada vendedor traz ao fechar uma venda com o cliente. Isso também pode ser feito no sentido oposto, ou seja, calculando o valor médio que cada perfil de cliente traz.

ticket médio é uma métrica muito valiosa que pode trazer muitas informações para a empresa como, por exemplo, o perfil de cliente que mais deve receber esforços de venda.

3 – CAC

O CAC é o Custo de Aquisição por Cliente, ou seja, é o custo que cada cliente gera até chegar a sua empresa. Você pode chegar a este valor dividindo todos os gastos de vendas e marketing pelo volume de clientes alcançados.

É uma métrica interessante, pois ajuda a aumentar a eficiência financeira do setor. Compare este indicador com outros, como o ticket médio, para entender se o setor está fazendo sentido financeiramente.

4 – LTV

LifeTime Value é uma métrica que indica o quanto um cliente gasta durante o seu ciclo de vida com a empresa. Por exemplo, no caso de um serviço de assinatura, isso é bem fácil de medir, mas no caso mais geral, isso também é importante.

Quanto maior o LTV de um cliente, mais vale a pena despender um esforço para conquistá-lo.

5 – Tempo médio de venda

Quanto tempo leva até que o cliente caminhe por todo o ciclo de vendas da sua empresa? Métricas como o tempo médio de venda são essenciais para entender melhor os dois lados da jornada. Se um vendedor leva mais tempo do que a média, seu processo precisa melhorar.

Por outro lado, se um cliente está no final da jornada e ainda não se movimentou para fechar uma compra, pode ser necessário combinar com outras metodologias, como o Lead Scoring, para avaliar se o esforço deve ser maior.

6 – Taxa de conversão

Para finalizar, a taxa de conversão não pode ficar de fora. É uma taxa que indica quantos leads de fato se transformam em clientes. Uma das métricas mais gerais, e importantes, para qualquer setor de vendas.

E essas são algumas das principais métricas de vendas que o seu time comercial precisa saber. Quer conhecer mais? Então, assine a Newsletter do blog do Fluxia para outros conteúdos como este!

REFERÊNCIAS:
https://rockcontent.com/blog/metricas-de-vendas/
https://www.agendor.com.br/blog/metricas-vendas/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *