Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Seguro empresarial: o que é, como funciona e quais coberturas sua empresa precisa ter

seguro-empresarial
Tecnologia e Negócios

Seguro empresarial: o que é, como funciona e quais coberturas sua empresa precisa ter

No Brasil, é comum que pequenas e médias empresas, assim como startups em estágio inicial, trabalhem sempre com um orçamento apertado. Como resultado, abrir mão de certos tipos de seguro é inevitável.

Na verdade, essa é uma realidade do empreendedorismo global. Segundo um estudo realizado pela Next Insurance, com 30.000 empresários, 44% das companhias nunca tiveram seguro algum.

Infelizmente, essa realidade pode acabar custando muito mais caro ao seu negócio e à economia de um país.

Conforme dados do Ministério da Economia, o brasileiro tem investido mais em abrir o seu próprio CNPJ. Somente em 2020, foram abertas 328 mil empresas no país. Será que esse crescimento tem feito a busca por seguro empresarial aumentar na mesma proporção?

Ressalte-se que esse tipo de seguro é importante para auxiliar empresas a gerenciarem perdas decorrentes de eventos não planejados ou imprevisíveis. Sem seguro empresarial, os proprietários de empresas podem ter que pagar do próprio bolso por danos dispendiosos e reivindicações legais contra sua empresa. Dependendo do incidente, esse pode ser um cenário financeiramente devastador para os empresários.

Você já deve ter percebido o grande aumento de empresas que fecharam as portas, em âmbito nacional – de acordo com uma pesquisa da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) cerca de 600 mil empresas faliram nos últimos anos.

Assim, neste artigo, você vai entender sobre os diferentes tipos de seguros existentes, os tipos de coberturas e como tomar decisões estratégicas para resguardar a sua empresa.

Quais coberturas a sua empresa precisa? 

Abrir e gerir uma empresa, ou até mesmo uma insurtech, com certeza não é uma tarefa fácil e nesses últimos anos tem sido uma tarefa feita que exige planejamentos cautelosos. São diversos desafios pelo caminho e é preciso sempre buscar maneiras de minimizá-los.

É importante lembrar que seguros se tratam, principalmente, de uma proteção financeira, ou seja, para alcançar bons resultados, longevidade e mais dentro de um negócio, é de suma importância que você proteja o seu patrimônio.

“Se você não tiver seguro comercial, como proprietário, poderá correr o risco muito real de ter que pagar do próprio bolso por danos caros e reivindicações legais contra sua empresa”.

Rorie Devine, CTO da Gro.Team

Antes de escolher e contratar um seguro é importante entender como é o mercado de seguros no Brasil, e como é o funcionamento das suas coberturas para poder definir qual é o contrato mais adequado para as suas necessidades. Em âmbito nacional, as principais coberturas de seguro empresarial são: 

Seguro empresarial para a estrutura física

  •  Incêndios:

Esse tipo de seguro é caracterizado como uma cobertura básica para qualquer empresa e é considerado um dos principais seguros de multirrisco empresarial.  Afinal de contas, um incêndio pode gerar grandes prejuízos para o empresário e para o negócio em si.

Dependendo do tipo de contrato, a cobertura pode indenizar em caso de incêndios iniciados no próprio negócio e também em lugares vizinhos. Além disso, também há a possibilidade de abranger quedas de raios e explosões de qualquer natureza.

  •  Desastres naturais:

Se o seu negócio possuir risco de terremotos, inundações ou outros tipos de desastres naturais é recomendado que você opte por esse tipo de seguro. 

As apólices desse tipo de seguro abrangem desastres relacionados à localização em que o seu negócio está propenso. Embora seja um seguro caro, é de extrema necessidade para proteger a sua empresa de desastres inesperados.

  •  Problemas elétricos:

Esse tipo de seguro é considerado imprescindível para todas as organizações, em especial, as empresas de tecnologia, pois cobre danos causados aos equipamentos, máquinas ou instalações elétricas decorrentes de variações anormais de tensão, curto-circuito e até mesmo de calor.

  • Quebra de máquinas: 

Esse tipo de seguro cobre a quebra repentina ou acidental de máquinas e equipamentos de produção de uma empresa. Dessa forma, garantindo a proteção e minimização dos danos financeiros e de tempo para o seu negócio.

A apólice deste seguro garante a cobertura de danos materiais decorrentes de acidentes de causa externa, seja por defeito de fabricação ou até mesmo por erro de montagem. 

Além disso, está dentro da cobertura o respaldo para explosões e, em alguns casos, é possível contratar uma cobertura específica para eletrônicos.

  •  Roubo de bens:

Esse tipo de seguro garante cobertura sobre roubo ou furto qualificado de bens, matérias-primas, mercadorias, máquinas, equipamentos etc. 

Essa cobertura serve para recompensar financeiramente as empresas que passam por essas situações. Ou seja, se a sua empresa tiver alguma ação de criminoso este seguro irá indenizar o seu negócio. 

Seguro empresarial de Responsabilidade Civil

  •  Responsabilidade Civil Geral:

Esse tipo de seguro preserva os recursos financeiros da sua empresa, caso esta venha a ser responsabilizada civilmente. Dessa forma, garantindo o reembolso de quantias relativas à reparação de danos pessoais involuntários e de danos materiais em que a sua empresa seja responsabilizada.

Além de trazer segurança para a sua empresa, esse seguro protege os seus clientes e os terceiros que possam ser atingidos.

  •  Responsabilidade Civil Profissional:

Esse seguro também é conhecido como o seguro de erros e omissões (E&O), ele protege as empresas que oferecem serviços profissionais. 

Um exemplo disso são as empresas B2C, essas empresas costumam usar esse tipo de seguro para se proteger contra reclamações declarando que seus serviços causaram problemas financeiros ou lesões corporais aos clientes. Esse seguro pode ser contratado de forma coletiva ou individual.

  •  Responsabilidade Civil – Obras :

Esse tipo de seguro, garante indenização por danos a terceiros, em razão de acidentes ocorridos por falhas na segurança de projetos e obras.

Seguro para estagiários

Esse seguro é obrigatório para todas as empresas que possuem estagiários em seu quadro de colaboradores. A Lei do Estágio (nº 11.788/08) entrou em vigor no ano de 2008 e obriga as organizações a contratar um seguro contra acidentes pessoais para cada estagiário. 

Seguro saúde empresarial e vida empresarial

Esse tipo de seguro é voltado para proteger os funcionários que atuam na empresa, pois proporciona a eles um respaldo financeiro caso algo lhes aconteça.

A cobertura deste seguro abrange a invalidez parcial ou total causada por acidentes, dá reembolso hospitalar, faz o pagamento diário por incapacidade temporária e, até mesmo, possibilita respaldo em caso de necessidade de uma assistência econômica.

Seguro para transporte de cargas

A segurança pública no Brasil é uma preocupação e, nesse contexto, o roubo de cargas é um dos crimes que mais cresceram nos últimos anos. E para que você não tenha dor de cabeça, esse seguro é para você que trabalha com muitas frotas.

Esse seguro é feito contra perdas ou danos físicos de mercadorias transportadas e dá toda cobertura aos meios de transporte.

Seguro para pagamento de aluguéis

Se a sua empresa sofrer alguma perda financeira, você pode acionar esse seguro para que ele cubra as despesas com aluguel. Essa apólice normalmente consta adicionalmente no contrato.

Em suma, existe uma grande quantidade e tipos de seguro empresarial disponíveis para as organizações no mercado. Portanto, é importante conhecê-los e saber a importância e os benefícios que cada um possui para que você, empresário, possa proteger seu patrimônio.

Você precisa levar em conta que as empresas procuram seguros para cobrir possíveis danos à propriedade, para se proteger de ações judiciais ou disputas contratuais. Dessa forma, o ideal é contratar o seguro empresarial logo após abrir o seu negócio físico, pois isso garante a segurança da empresa desde o início.

Como você pôde ver neste artigo, o mercado de seguros está expandindo e, ao mesmo tempo, vem crescendo a necessidade de se adequar a revolução digital no setor. Sendo exemplo disso, a busca pela assinatura de documentos online, que vem para sanar essa demanda e contribuir com a otimização do mercado.  

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, clique aqui e fale com um especialista.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.