Clicksign

Ver todos

A teleconsulta é uma das alternativas para médicos, enfermeiros e psicólogos atenderem à distância

Com a quarentena muitas profissões tiveram que se reinventar. Foi assim com o trabalho em escritórios, comércios e escolas, que tiveram que repensar como atuariam de forma remota. Ferramentas para isso, como aplicativos de reuniões online e plataformas de gestão pela web, já existiam, só não eram colocadas em prática. Portanto, por que com a medicina deveria ser diferente?

Com um vírus altamente contagioso à solta por aí, o simples fato de se dirigir para uma consulta médica já representa uma possibilidade de risco, para os médicos e para os pacientes. A saúde das pessoas, no entanto, não pode esperar. Seria preciso encontrar uma solução para que população e classe médica pudessem se encontrar sem que isso representasse perigo para qualquer uma das partes. A teleconsulta é uma das possibilidades para o serviço médico não parar e, ao mesmo tempo, se manter em segurança.

banner teste grátis

O que é a teleconsulta

Como o próprio nome já diz essa é uma modalidade de consulta médica em que o paciente e o profissional de saúde se encontram à distância. As consultas podem ser feitas por meio de tecnologias seguras de comunicação online, videoconferências ou aplicativos de vídeo chamadas em celulares, tablets ou desktops.

Durante a pandemia de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou os médicos para realizarem esse tipo de atendimento. O que se viu foi que a teleconsulta mantém pacientes protegidos em casa e ajuda muito para não sobrecarregar o sistema de saúde. Se isso já não fosse o suficiente, podemos dizer também, que a consulta à distância amplia a oferta de diversas especialidades médicas para comunidades que têm carência destes profissionais.

Quais os modelos de teleconsulta

As teleconsultas podem ser feitas entre médicos, principalmente quando o clínico geral pede ajuda a um especialista, procurando um diagnóstico mais completo, um medicamento que auxilia na saúde do paciente ou uma orientação sobre como realizar um procedimento. Quando faz isso, o paciente pode ou não estar presente.

Outra modalidade de teleconsulta, talvez a que mais chame atenção em meio à pandemia de Covid-19, é a que é feita de forma direta entre médico e paciente. Esta pode ser síncrona, quando há interação imediata por um período de tempo, como as consultas em vídeo chamadas, ou assíncrona em que a interação é indireta, ocorrendo em horários diferentes.

As consultas podem ser iniciais, de acompanhamento, urgência ou de supervisão. As especialidades podem ser as mais diversas, como: dermatologia, psiquiatria, cardiologia e muitas outras. 

Vantagens da teleconsulta

Uma das principais vantagens da teleconsulta é a extensão do serviço médico para pacientes em regiões geográficas de difícil acesso ou com a locomoção dificultada. A precisão dos diagnósticos também precisa ser levada em conta, já que há hospitais e centros clínicos que não dispõem de especialistas e através da teleconsulta esses profissionais podem ser acessados de forma direta sem muitos entraves.

Há, entretanto, mais pontos a favor dessa modalidade de consulta, como a otimização de tempo e de custos, tanto para médicos quanto para pacientes.

Portanto, se fôssemos listar os benefícios da teleconsulta, essa lista poderia ser assim:

  • Diminuição das distâncias
  • Agilidade no tratamento
  • Redução de custos operacionais nas clínicas
  • Segurança da informação

Termo de consentimento para consulta virtual

Além da medicina há outras especialidades da área da saúde que permitem as consultas à distância. São elas: enfermagem, fonoaudiologia e psicologia.   

Em nosso blog colocamos à disposição um documento que serve de modelo de termo de consentimento de consulta virtual para os profissionais de enfermagem. Neste modelo, também disponibilizamos o Clicksign Automação gratuitamente, para gerar seu documento personalizado e realizar a assinatura eletrônica, com validade jurídica.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.