Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Trabalho híbrido: conceito, funcionalidade e vantagens

Colegas de trabalho juntos diante de computador
Negócios

Trabalho híbrido: conceito, funcionalidade e vantagens

O trabalho híbrido é um modelo de trabalho cada vez mais comum na sociedade, dado a sua praticidade e outros diversos benefícios. Com um cargo realizado parte à distância e parte home office, o trabalho híbrido vem ganhando espaço na contemporaneidade, fazendo com que mais empresas adotem esse modelo de trabalho.

Apesar da popularidade, ainda há algumas dúvidas acerca desse modelo de trabalho: como funciona, quais as vantagens, desvantagens e muito mais. Pensando nisso, reunimos essas e mais informações nesta publicação para você ficar por dentro e, finalmente, entender como funciona esse modelo de trabalho.

Mas, antes de mais nada, vamos entender o que é trabalho híbrido.

Aproveite e veja também nosso post: “Presencial ou online: saiba como aumentar o índice de matrículas

Afinal, o que é o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é um modelo de trabalho que reúne atividades dos colaboradores realizadas presencialmente na empresa e, também, à distância, principalmente em home office — serviços realizados a partir de casa. O trabalho híbrido sempre existiu, especialmente para as empresas que não necessitam que os colaboradores façam seus trabalhos presenciais.

Apesar disso, somente de uns tempos para cá começou a se a ampliar o número de empreendimentos com esse modelo de trabalho. Um destaque para o isolamento acometido pela pandemia do Coronavírus, com início em 2020, que potencializou ainda mais o trabalho remoto, como única alternativa para continuar os trabalhos.

Com a volta gradual dos serviços, algumas empresas compreenderam as vantagens de manter seus colaboradores em casa e adotaram esse modelo como fixo ou, ainda, alternando os serviços entre presenciais e à distância. Algumas empresas não necessitam que os trabalhadores estejam fazendo serviços presenciais e, nesses casos, o trabalho híbrido é ainda mais indicado.

Inclusive, fizemos uma publicação destinada a dicas infalíveis para fazer um bom trabalho remoto. Vale a pena conferir!

Como o trabalho híbrido funciona na prática?

Na prática, o trabalho híbrido varia de empresa para empresa, mudando, principalmente, de setor para setor. De maneira geral, não há diferença entre os serviços feitos em casa e os serviços feitos presencialmente, mas isso não é uma regra. Em alguns casos, as empresas destinam os serviços presenciais que não podem ser feitos em casa.

Também é um padrão comum as práticas de controle de atividades, de forma que a gestão entenda que os serviços estão sendo feitos normalmente, mas, novamente, isso não acontece sempre. Tal controle pode ser feito de diferentes formas: por meio de relatórios diários, ferramentas online, resolução de objetivos, metas e outros métodos.

A comunicação interna também tem um destaque nos casos de trabalhos híbridos e remotos, uma vez que não há contato presencial. Ter uma boa e efetiva comunicação é importante para que as atividades sejam feitas de forma assertiva, sem que haja lacunas entre as atividades desenvolvidas.

Com a adoção do trabalho à distância, algumas empresas perceberam o aumento de produtividade dos colaboradores e os motivos para isso podem ser vários. De toda forma, os empreendimentos precisam estar atentos a legalidade estabelecida pela Reforma Trabalhista.

Vantagens e desvantagens do trabalho híbrido

Apesar de as vantagens serem o grande destaque desse modelo de serviço, o trabalho híbrido também conta com algumas desvantagens. Essas desvantagens funcionam mais como desafios a serem superados para que a empresa, finalmente, consiga desfrutar a totalidade vantagens do trabalho híbrido.

Selecionamos, a seguir, as vantagens e desvantagens do trabalho híbrido, respectivamente. Confira:

Vantagens do trabalho híbrido

  • custos reduzidos: energia, água e vale-transporte;
  • praticidade e flexibilidade;
  • aumento de produtividade;
  • melhora na comunicação e processos organizacionais da empresa;
  • eliminação de tempo gasto no deslocamento dos colaboradores;
  • otimização de tempo e atividades.

Desvantagens do trabalho híbrido

  • é necessária uma boa gestão de controle e comunicação interna;
  • necessidade de boa liderança e acompanhamento de atividades;
  • é preciso ter segurança de dados e informações sobre a empresa.

Dicas para potencializar os resultados do trabalho híbrido

A verdade é que o trabalho híbrido veio para ficar e, dessa forma, é importante entender as melhores estratégias para este modelo de trabalho, de forma que os resultados sejam potencializados. Separamos algumas dicas para sua empresa conseguir extrair o melhor desempenho nos trabalhos híbridos:

  1. tenha um plano de metas e serviços para cada setor: é importante designar atividades e objetivos para todos os colaboradores da empresa;
  2. estipule um responsável para supervisionar as atividades desenvolvidas: as análises devem ser realizadas com base nas estratégias estabelecidas;
  3. tenha um alinhamento entre os funcionários: estes precisam estar por dentro dos objetivos e metas da empresa, além do que é esperado para ele;
  4. dê suporte ao seu colaborador: junto a comunicação sobre os processos internos, saiba se o funcionário está se adaptando ou não com o modelo adotado;
  5. ofereça os equipamentos necessários: essa é uma etapa básica para que o colaborador consiga entregar o melhor desempenho;
  6. foque na automação de processos: etapa importante para as empresas que desejam aumentar o desempenho de atividades e potencializar resultados.

Um bom exemplo de automação de processos é a adoção de assinatura eletrônica. Falamos mais sobre o assunto no post: “Saiba como a automação pode revolucionar seu negócio“.

O trabalho híbrido é uma ótima alternativa para as empresas que querem reduzir gastos e potencializar o desempenho de seus funcionários. Mas, apesar disso, é preciso ficar atento aos desafios para conseguir alcançar os resultados desejados. A verdade é que vale a pena considerar esse modelo de trabalho para sua empresa.

Ah! Não deixe de conferir mais sobre automações empresariais e assinaturas digitais no nosso blog. Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *