Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Transformação de processos num mundo digital

transformacao-de-processos-blog-1
Negócios / Tecnologia

Transformação de processos num mundo digital

Uma pergunta que fica na mente dos gestores é como adaptar os negócios em um mundo digital? Por conta da tecnologia, existe uma mudança praticamente constante no mercado, com novas soluções que deixam para trás aqueles que não conseguem se adaptar. Portanto, como ocorre a transformação de processos num mundo digital?

O que é transformação digital

Atrelado a esta ideia está o conceito de transformação digital. Basicamente, o propósito é usar a tecnologia para melhorar o desempenho das empresas, de diversas formas.

Existem inúmeros exemplos de soluções que permitem aumentar este desempenho, ou fazer ações que antes eram impossíveis. Por exemplo, um software de automação de e-mail permite se comunicar com os clientes e leads com muito menos trabalho, mas também possibilita ações segmentadas e muito mais eficientes.

Encontrando as ferramentas ideais

Isso, enquanto a transformação digital apresenta incríveis oportunidades para as empresas, também traz enormes desafios. Ao aplicar a transformação nos processos, os gestores buscam alguns objetivos

  • Comunicação mais eficiente;
  • Integração de setores;
  • Transparência;
  • Adoção de uma mentalidade voltada para os dados;
  • Mensuração dos resultados;
  • Organização de tarefas;
  • Automação de atividades.

Porém, o desafio para alcançar estes objetivos é a necessidade de sempre procurar as novas soluções que podem ajudar os negócios. É um raciocínio bem lógico em que, com a tecnologia evoluindo, novas soluções surgem e os gestores precisam estar atentos para aproveitar as melhores.

Indo além da tecnologia

Enquanto a transformação digital tem a tecnologia com base, ela não para por aí. A transformação dos processos permite que a parte mais burocrática seja automatizada, mas ela traz um efeito enorme no restante das empresas.

Para entender isso, basta observar o comportamento do público. Quanto maior é a facilidade para certas tarefas, mais o público demanda um atendimento perfeito, uma agilidade quase instantânea nas suas demandas e um serviço cada vez mais personalizado.

Por isso, as transformações nos processos não são apenas tecnologias. As novas soluções abrem as portas para processos mais humanizados, personalizados e mais de acordo com o que o público demanda.

Isso significa que os gestores devem estar atentos às novas oportunidades que a tecnologia traz de melhorar o seu desempenho como um todo.

Nada deixa isso mais claro do que a mudança como o cliente passou a ser tratado.

Transformação de processos e na relação com os clientes

Na economia 4.0 o cliente passa a ser o centro de cada decisão da empresa. Há algum tempo, os clientes eram praticamente espectadores, com um foco claro na comunicação em massa e nas características do produto

A diferença na comunicação é muito clara. Produtos contam histórias que são importantes para os clientes e que permitem uma conexão entre ambos, e o público é essencial em construir a percepção da marca.

É claro que a transformação dos processos começa pela tecnologia, mas ela jamais termina por aí. O digital é a porta de entrada para mudanças mais profundas, na própria empresa e na sua relação com o cliente.

O Fluxia é um exemplo de um software que traz uma transformação dos processos que pode ajudar a sua empresa. Com ele, e seu recurso de assinatura eletrônica, os processos de contratação são ainda mais rápidos e digitalizados. Imagine como esta tecnologia pode melhorar sua relação com o cliente, entregando um processo mais simples, conveniente e ágil.

REFERÊNCIAS:

https://www.hpe.com/br/pt/what-is/digital-transformation.html
https://rockcontent.com/blog/transformacao-digital/
https://transformacaodigital.com/o-que-e-transformacao-digital

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *