Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Validade jurídica das assinaturas eletrônicas para escolas

Criança desenhando com lápis de cor
Educação / Negócios / Tecnologia

Validade jurídica das assinaturas eletrônicas para escolas

Tire suas dúvidas sobre a segurança jurídica oferecida às instituições de ensino pelas soluções de assinatura eletrônica, como a da Clicksign

Então, você descobriu que pode oferecer a solução de assinaturas eletrônicas aos estudantes ou responsáveis em sua escola. Mas será que essa assinatura feita por meio eletrônico é segura, ela tem validade jurídica? Hoje eu voltei ao blog da Clicksign para falar exatamente sobre isso. E quem sou eu? Sou a Thais Campoy, do time de Comunicação e Marketing do SophiA. Em setembro, estive aqui e conversamos sobre uma dupla de sucesso para as escolas: a junção do sistema de gestão escolar com a assinatura eletrônica.

Leia mais aqui > Assinatura eletrônica e sistema de gestão: uma dupla de sucesso para a escola

Agora, vamos conversar sobre a validade jurídica desta solução. Assim, você pode adotar as assinaturas eletrônicas em sua instituição de ensino sem dúvidas, e o melhor, sem dor de cabeça! Vamos lá?

Sua escola terá proteção jurídica garantida!

A boa notícia é que os documentos assinados eletronicamente têm as mesmas proteções jurídicas que aqueles impressos em papel. Além disso, está determinado por lei que estes documentos têm validade jurídica, com ou sem a emissão de um Certificado Digital.

Leia mais > Medida provisória nº 2.200-2 de 24 de agosto de 2001

Para que haja esta validade, porém, a criação da assinatura eletrônica deve conter um conjunto de informações, que incluem a geolocalização, IP do computador que foi usado para assinar o documento, data e hora da assinatura, etc. Todos esses elementos, que garantem a segurança e a validade jurídica das assinaturas eletrônicas devem ser respaldados pela capacidade técnica da plataforma escolhida pela escola para tal solução.

Escolhendo uma plataforma de assinaturas eletrônicas

A Clicksign oferece uma solução que permite rastrear, com facilidade, quando um documento foi criado, visualizado, assinado e arquivado. Tudo isso permite que, mesmo em casos extremos, que são levados à justiça, a escola apresente todos os registros em sua defesa. Além disso, a Clicksign é 100% integrada ao software de gestão escolar SophiA, o que permite criar um processo automatizado para administrar e documentar dados de alunos e seus responsáveis.

Se quiser saber mais sobre a união entre as soluções da Clicksign e do software SophiA Gestão Escolar e quais os benefícios disto para a sua escola, entre em contato direto com o nosso time: www.sophia.com.br/contato.

Até mais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *