Clicksign

Ver todos

Zapier: o que é e como utilizar a “Netflix das APIs” 

Em um mundo cada vez mais conectado, a necessidade de integrações entre plataformas e aplicativos é fundamental. Mas como fazer com que esses sistemas trabalhem juntos de forma eficiente?

As 6 milhões de visitas orgânicas por mês recebidas pelo Zapier – SaaS americana que permite automatizar tarefas repetitivas e integrar aplicativos sem a necessidade de conhecimento em programação – podem ajudar a responder.

banner teste grátis

O que é Zapier?

Fundado em 2011, o Zapier possui hoje mais de três milhões de usuários que utilizam suas soluções para conectar os aplicativos de trabalho que usam todos os dias. Em 2022, a companhia atingiu  US$ 140 milhões em receita.

Fonte: https://getlatka.com/companies/zapier

A ideia por trás da plataforma é simples: permitir que os usuários conectem dois ou mais aplicativos para que eles possam trabalhar juntos de forma automática. Por exemplo, se você usa o Gmail e o Trello, pode criar um “Zap” que envie automaticamente os e-mails recebidos em uma determinada pasta do Gmail para uma lista específica no Trello. Isso economiza tempo e esforço, eliminando a necessidade de copiar e colar informações manualmente de um aplicativo para outro.

O Zapier suporta mais de 3.000 aplicativos e serviços, incluindo as soluções Clicksign API, Gmail, Slack, Salesforce, Trello, Shopify, Google Sheets, Dropbox e muitos outros. Isso significa que há uma grande variedade de “Zaps” disponíveis para escolher, ou você pode criar seus próprios “Zaps” personalizados para atender às suas necessidades específicas.

Como funciona o Zapier?

Como dito anteriormente, o Zapier funciona por meio de uma conexão entre diferentes aplicativos, usando APIs (Application Programming Interfaces) para transferir dados de um aplicativo para outro.

Para criar um Zap, primeiro você precisa escolher um gatilho (trigger), que é a ação que inicia o fluxo de trabalho, e uma ação (action), que é a tarefa que será executada quando o gatilho ocorrer. Por exemplo, um gatilho pode ser uma nova entrada em uma planilha do Google Sheets e a ação pode ser enviar um e-mail para uma equipe específica ou salvar o arquivo em um diretório do Dropbox.

Passo a passo para usar o Zapier

Agora que sabemos como o Zapier funciona, vamos dar um passo a passo de como usá-lo para criar um Zap.

Passo 1: Crie uma conta

Para começar a usar o Zapier, você precisa criar uma conta. Vá para o site do Zapier e clique no botão “Sign Up Free” para criar uma conta gratuita.

Passo 2: Escolha o aplicativo gatilho

Depois de criar sua conta, você precisa escolher o aplicativo que deseja usar como gatilho para o Zap. Você pode escolher entre mais de 3.000 aplicativos diferentes, então escolha aquele que melhor atende às suas necessidades.

Passo 3: Escolha o evento de gatilho

Depois de escolher o aplicativo gatilho, você precisa escolher o evento específico que desencadeará o Zap. Por exemplo, se você escolheu o Gmail como aplicativo gatilho, o evento de gatilho pode ser “Novo e-mail recebido”.

Passo 4: Escolha o aplicativo de ação

Depois de escolher o evento de gatilho, você precisa escolher o aplicativo que executará a ação quando o gatilho ocorrer. Por exemplo, se o gatilho é um novo e-mail recebido no Gmail, a ação pode ser criar uma tarefa no Trello.

Passo 5: Configure as opções do Zap

Depois de escolher o aplicativo de ação, você precisa configurar as opções do Zap, como quais dados serão transferidos entre os aplicativos e como eles serão formatados. Na sequência, você precisará conectar sua conta do aplicativo ao Zapier. Siga as instruções fornecidas pelo assistente para conectar sua conta.

Passo 6: Teste o Zap

Antes de ativar o Zap, é uma boa ideia testá-lo para garantir que tudo esteja funcionando corretamente – o próprio Zapier oferece uma ferramenta de teste com essa finalidade.

Passo 7: Ative o Zap

Após testar o Zap, é hora de ativá-lo. Clique no botão “Turn on Zap” para ativá-lo e começar a usar a automação. Seu Zap agora estará ativo e executará as ações definidas sempre que o Trigger ocorrer.

Passo 8: Monitore e gerencie seus Zaps

Se o seu Zap estiver ativado, é possível monitorá-lo e gerenciá-lo a partir do painel do Zapier. Você pode verificar o status de cada Zap, editar ou desativar um Zap, ou adicionar novas ações ou filtros.

Seguindo esses passos, você pode começar a usar o Zapier para automatizar tarefas e fluxos de trabalho em seus aplicativos e serviços da web. Para mais informações, não deixe de conferir o tutorial completo disponibilizado pela companhia aqui.

5 benefícios poderosos do Zapier para empresas e profissionais

Fonte: Vainu

O Zapier oferece uma ampla variedade de benefícios para empresas e profissionais que buscam aumentar sua produtividade e melhorar seus fluxos de trabalho. Entre os seus principais benefícios, podemos citar:

  1. Economia de tempo e dinheiro: com o Zapier, você pode automatizar tarefas tediosas e repetitivas, economizando os seus recursos mais valiosos. Chega de gastar horas realizando tarefas manualmente, concentre-se apenas nas tarefas mais importantes.
  2. Maior eficiência: ao automatizar tarefas e fluxos de trabalho, o Zapier ajuda a aumentar a eficiência do trabalho, permitindo que você trabalhe de forma mais rápida e eficaz.
  3. Redução de erros: ao automatizar tarefas, o Zapier ajuda a reduzir a possibilidade de erros humanos, garantindo que todas as tarefas sejam realizadas de forma consistente e precisa.
  4. Maior integração: o Zapier permite que você integre diferentes aplicativos e serviços, permitindo que você crie fluxos de trabalho personalizados que atendam às suas necessidades específicas, sem ter que alternar constantemente entre diferentes aplicativos.
  5. Escalabilidade: com o Zapier, você pode aumentar sua eficiência e produtividade, independentemente do tamanho da sua empresa.

Alavanque seu negócio através das automações personalizadas

A tecnologia avançada de hoje criou a capacidade de automatizar e personalizar totalmente as interações digitais com clientes em potencial, seja por meio de site, app ou e-mail. As empresas que não adotarem essa capacidade serão deixadas para trás em um mundo cada vez mais digital.

Nesse sentido, um importante exemplo prático do uso do Zapier seria a automação do seu processo de vendas através do CRM (Customer Relationship Management) com o serviço de e-mail marketing. Com o Zapier, é possível automatizar o processo de adicionar novos contatos ao seu CRM, além de enviar e-mails personalizados para esses contatos com base em suas informações e ações anteriores. Isso não apenas economiza tempo, mas também ajuda a criar um relacionamento mais próximo e personalizado com seus clientes.

Outro exemplo seria a integração de aplicativos de gerenciamento de projetos com serviços de armazenamento em nuvem. Com o Zapier, é possível criar tarefas automaticamente com base em arquivos adicionados a uma pasta compartilhada, o que ajuda a manter sua equipe organizada e informada sobre as atualizações do projeto.

Esses são apenas alguns exemplos das muitas maneiras pelas quais o Zapier pode ser usado para automatizar processos e melhorar a eficiência de uma empresa.

Com a sua interface intuitiva e sua vasta gama de aplicativos suportados, o Zapier é uma solução poderosa e acessível para a automação de tarefas diárias, inclusive, aumentando a produtividade e o sucesso da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é Zapier e a importância dessa ferramenta, aproveite para digitalizar os seus processos, como já fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e teste já a plataforma Clicksign por 14 dias grátis, enviando até 30 documentos para assinatura hoje mesmo, e explore as possibilidades da assinatura eletrônica na realidade da sua organização!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.