Assine um documento usando o Pix, saiba mais.

Blog

Saiba como montar a sua estratégia de vendas

estratégias-vendas-blog-fluxia
Negócios

Saiba como montar a sua estratégia de vendas

Assim como em qualquer etapa do negócio, o sucesso nas vendas depende de uma boa estratégia. Isso significa não somente encontrar a melhor forma de escolher e abordar os clientes, mas também de mensurar os resultados e de otimizar os processos. Portanto, confira como montar sua estratégia de vendas.

Para quem você está vendendo?

É difícil definir uma estratégia que seja 100% efetiva para qualquer negócio. Isso porque, os setores, empresas, produtos e serviços, têm diferentes demandas, por isso, as estratégias também devem ser diferentes. Porém, são 4 características que podem ajudar qualquer estratégia.

primeiro ponto é entender para quem você está vendendo. Quanto ao público que você está escolhendo, existem duas ideias principais para você montar a sua estratégia. A primeira é entender que quanto mais específico melhor. O mercado atual é composto por nichos, o que significa que se você encontrar o seu, maior a sua chance de sucesso.

Outro ponto crucial é entender que a maioria das empresas obedece a famosa Lei de Pareto. Segundo ela, 80% das receitas vêm de 20% dos clientes. Então, encontrar estes 20% é essencial.

Quem são seus concorrentes?

Outro ponto crucial é entender quem está no mesmo mercado que você, ou seja, quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Ter benchmarks e entender como o seu concorrente se comporta é essencial para começar a construir as estratégias de vendas.

Compare preços, produtos, processos de venda, atendimento, percepção de mercado e tudo mais. Não somente isso ajuda a contextualizar a sua empresa, mas também pode ser uma forma de ter novas ideias.

Defina objetivos e metas

Com estes dois pontos básicos cobertos é fundamental seguir para terceira etapa: estabelecer objetivos e metas.

Os objetivos devem ter um foco no escopo maior. Ou seja, é onde a empresa pretende chegar em determinado momento. Por exemplo, ao analisar a concorrência, um objetivo pode ser aumentar a participação do mercado para se aproximar da liderança.

Já as metas são mais específicas, podendo até ser individuais. São os passos menores que ajudam a entregar o objetivo maior. Normalmente, isso pode ser feito pelo seguinte passo a passo:

  • 1 – Objetivo da empresa: indica onde o negócio quer chegar;
  • 2 – Estratégia da empresa: indica o que cada setor precisa fazer para que ela o alcance;
  • 3 – Objetivo de cada setor: é como cada setor vai ajudar a empresa a alcançar o objetivo maior;
  • 4 – Metas: Individuais ou para o departamento, são os passos menores que permitem alcançar os objetivos acima;
  • 5 – Plano tático: São as ações que serão feitas para cumprir as metas e objetivos.

Seguindo este roteiro simples, você consegue dar os primeiros passos para a estratégia de vendas.

Elabore o funil de vendas

Um dos últimos passos para construir uma estratégia de vendas é usar um funil de vendas.

Este é um conceito que ajuda a empresa a visualizar como é a jornada dos leads dentro do seu negócio, até que eles efetivamente se tornem clientes. No topo, são aqueles que estão em contato com a sua marca e no fundo, são aqueles que de fato oficializam uma venda.

O objetivo por trás desta ideia é garantir que você sabe onde o cliente está em cada momento, de modo a adequar seu discurso a um momento específico. Por exemplo, se ele acabou de entrar e ainda não conhece seu negócio muito bem, seu pitch é diferente de alguém que já conhece bem sua empresa e sua proposta.

Por fim, é preciso escolher as ferramentas adequadas. Portanto, o Fluxia é um software que pode ajudar a sua empresa a ter um processo de vendas muito mais rápido e eficiente. Acesse o site e conheça mais.

REFERÊNCIAS:

https://guiaempreendedor.com/5-dicas-montar-estrategia-de-vendas-b2c/
https://klickpages.com.br/blog/estrategia-de-vendas/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *