Assine um documento usando o Pix, saiba mais.

Blog

Onboarding Digital: Entenda como essa estratégia influencia a experiência do cliente

mitech-home-resolutions-box-image-03
Negócios / Tecnologia

Onboarding Digital: Entenda como essa estratégia influencia a experiência do cliente

O processo de Onboarding Digital mudou completamente a forma como o consumidor espera ser atendido. Essa é uma das consequências mais fascinantes da transformação digital e da adoção da tecnologia. Não somente mudam os serviços, mas o público também é treinado a ter novas expectativas.

Isso gera um grande desafio para os gestores. É preciso ficar atento às mudanças não somente no seu mercado, mas no mundo como um todo. Afinal, as inovações podem facilmente pular de um para o outro. É o exemplo do Onboarding digital.

Se você não conhece este conceito, este post vai mostrar o que é o Onboarding digital e como ele pode afetar a sua empresa.

O que é Onboarding Digital?

Onboarding digital é uma expressão que surgiu no mercado bancário, mais especificamente, nos bancos digitais.

Tradicionalmente, este processo envolve a captura de clientes. Porém, a sua versão digital traz uma mudança na forma como os clientes são recolhidos. Na maioria dos casos, envolve o uso de novas tecnologias para melhorar a operação de captura e cadastro.

Como funciona o Onboarding Digital?

Imagine como é um processo de se cadastrar em um banco. Tradicionalmente, o cliente precisa ir até à agência, com cópias físicas de todos os documentos. Até pouco tempo, esta era a única opção.

No Onboarding Digital este processo manual não existe, ou é drasticamente diminuído. São usados apps ou softwares para pegar os dados dos clientes, fazer a análise de seus documentos e entregar o produto, ou a conta no banco.

O que isso significa para o cliente?

A proliferação do Onboarding Digital significa muito para o cliente. Primeiramente, no contato direto com o banco, ele passa a ter uma experiência muito mais positiva. Ele não perde tempo, não precisa entrar em filas e tem o resultado muito mais rápido.

Mas mais interessante do que isso, são os efeitos que esta mudança tem no consumidor. Se os bancos, que lidam diretamente com o dinheiro das pessoas e são algumas das instituições mais tradicionais do país, abraçam as soluções digitais e entregam aos clientes, imagine o que eles passam a esperar das outras?

O público fica treinado a exigir isso de qualquer negócio. Ou seja, passa a ser o padrão. Isso quer dizer que, se o público muda, sua empresa também precisa mudar.

Onboarding digital, sua empresa e a experiência do cliente

A experiência do cliente é uma das principais preocupações de qualquer empresa no mercado moderno. Este conceito significa garantir que qualquer interação com a sua empresa seja a melhor possível.

Isso começa desde o processo de primeiro contato, em que ele se cadastra na sua empresa ou fornece dados para que o serviço prestado. Por exemplo, facilitar o cadastro de clientes, envio de documentos e a assinatura dos contratos é uma forma de iniciar a aplicar o onboarding.

Isso significa que para entregar a nova experiência do cliente é preciso aplicar o conceito de Onboarding Digital dentro do seu negócio. É vital também ficar atento às novidades para aprender os novos conceitos e entregar a experiência ideal.

O Onboarding Digital é essencial para qualquer empresa que quer entregar a melhor experiência para seu cliente. Se quiser saber mais sobre o assunto ou como empregá-lo na sua empresa, confira o nosso blog e descubra!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *