Assine um documento usando o Pix, saiba mais.

Blog

Segurança de dados: Saiba da importância desse assunto

segurança-de-dados-capa-blog-fluxia
Jurídico / Tecnologia

Segurança de dados: Saiba da importância desse assunto

Saber lidar com a segurança de dados é, decerto, uma das faculdades mais valiosas para as empresas nesse século XXI. São centenas, talvez milhares, de dados produzidos ou capturados pelas pequenas, médias e grandes corporações. Portanto, guardá-los e manuseá-los de forma correta é fundamental.

Neste ano de 2020, ademais, entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD como é mais conhecida. A nova legislação quer regulamentar o que é feito com as informações que chegam diariamente, sobretudo de clientes, para as empresas. Há pouco tempo para se adaptar. Isso requer investimento em treinamento, tecnologia e processos para deixar os dados cada vez mais seguros.

Segurança da Informação

As informações que uma empresa tem de seus consumidores são, talvez, os seus ativos mais importantes. Por isso, você precisa estar atento a três fatores básicos: confidencialidade, mantendo o acesso às informações restrito a quem é autorizado; integridade, que se faz, a priori, com a proteção dos dados em ambiente seguro e inviolável; e, posteriormente, a disponibilidade, para que as informações sejam usadas a qualquer momento para colaborar na tomada de decisões.

Um pouquinho de história sobre a segurança de dados

Antes da internet e popularização dos computadores e ambiente digital, os documentos eram, primordialmente, guardados em papel. Logo, os dados produzidos pelas empresas acumulavam-se em um arquivo qualquer do escritório. Assim, muita informação relevante para o negócio ficava escondida e sujeita a ação do tempo ou propensa a acidentes como enchentes ou incêndios. Resumindo, os dados não eram devidamente aproveitados.

Hoje, entretanto, nada justifica guardar as informações importantes da empresa em folhas de papel. Isso era feito porque muitos documentos precisavam ser assinados pelas partes.  Após a solução da Clicksign, contudo, que permite assinar contratos e outros documentos de forma eletrônica, os papéis estão, inegavelmente, desaparecendo da rotina de um escritório. Os dados são gerados e guardados em ambiente digital.

Perigos da falta de uma estratégia de segurança de dados

Hoje, uma empresa é obrigada a enfrentar inesperadamente incontáveis perigos ao não possuir uma estratégia para proteger suas informações. As maiores ameaças, contudo, são as fraudes. Elas ocorrem principalmente quando um criminoso virtual utiliza das identificações de usuários que não se encontram mais na corporação. Para se evitar esses acessos indevidos, portanto, é importante que, primeiramente, cada profissional que ali trabalhe tenha uma identificação única, pessoal e intransferível. Abrir ou emprestar essas informações para outros deve, decerto, ser proibido.   

Segurança de dados sigilosos de clientes

Ao entrar em vigor, a LGPD vai legislar principalmente sobre o que é feito com as informações dos clientes. Essa lei define uma série de requisitos para as empresas. Entre as exigências estão os direitos que os consumidores têm de saber o que será feito com seus dados e, igualmente, se eles aprovam ou não como vão ser utilizados.

Logo, podemos afirmar que é importante escolher uma solução inegavelmente segura para se administrar seus dados. Principalmente quando há transmissão de informações, como o envio de mensagens eletrônicas por e-mails ou, eventualmente, por aplicativos como o Whatsapp.

É por isso, portanto, que o Fluxia – serviço de otimização a administração de contratos em ambiente digital – mantém uma tecnologia de ponta para criptografia dos documentos e das informações trocadas entre a empresa e o cliente. Assim, garante a confidencialidade e previne a interceptação dos dados por criminosos virtuais.

Armazenamento na “nuvem”    

Manter essas informações na “nuvem”, como o faz o Fluxia, garante a segurança, o sigilo e igualmente a disponibilidade dos dados. Ademais, a empresa conquista mais eficiência e mantém uma base mais sólida para a tomada de decisões importantes. O fundamental, contudo, é a credibilidade e modernidade que vão moldar a imagem da organização. O que é, decerto, importante para abrir vantagem competitiva no mercado atual.

Embora muitos gestores continuem a pensar que para se ter segurança é necessário guardar os dados em servidores privados, o armazenamento na “nuvem” é muito mais seguro e prático. Os servidores privados, além de caros, geram muitos gastos com manutenção, espaço e equipe especializada para trabalhar com eles diariamente.

Todavia, isso não acontece com o armazenamento na “nuvem”, que é disponível para qualquer empresa a preços acessíveis e praticamente sem custos de manutenção. O Cloud Computing garante a disponibilidade de acesso em tempo integral, segurança e sigilo das informações. Ademais, para acessar seus dados basta utilizar qualquer dispositivo que possa se conectar à internet.

O uso de pendrives e outras mídias móveis

Utilizar dispositivos como pendrives, CD’s ou DVD’s, entretanto, não é aconselhável, principalmente, pelo fato de terem tamanho reduzido. Logo, o risco de serem perdidos ou roubados aumenta muito.

É necessário que a empresa tenha uma forte política de segurança de dados, para que o uso desses tipos de mídia pelos funcionários seja regulamentado. Ademais, com o Cloud Computing esses dispositivos se tornam desnecessários.  

Política de senhas

Embora o investimento em digitalização e manutenção dos dados em ambiente digital seja muito útil, de nada servirá se não houver uma política forte de senhas corporativas. Logo, além de orientação ao funcionário, é preciso de um cronograma para lembrar da atualização periódica da senha. Portanto, se houver no sistema uma barreira que impeça o acesso do colaborador que não a atualizar, melhor.

Treinamento em segurança de dados

Essa dica é principalmente para os profissionais de RH. Se você é de Recursos Humanos e aplica o treinamento de segurança de dados para todos os colaboradores que lidam com eles, parabéns! É isso o que deve ser feito. O que acontece, contudo, na maior parte das vezes, é que somente os profissionais de TI são treinados para manter os dados seguros. Entretanto, é importante que todos que acessem as informações da empresa sejam treinados nos trâmites da LGPD.

Aplicativos para garantir a segurança de dados

Embora o armazenamento, as senhas e o devido treinamento da equipe sejam importantes, de nada adianta tudo isso se não houver um bom pacote de aplicativos para garantir a segurança de dados de sua empresa. Portanto, invista em um bom antivírus, tenha um firewall eficiente e se atualize com as melhores e, principalmente, mais eficazes práticas de mercado. Não podemos nos esquecer aqui do papel do profissional de TI neste caso, já que é ele quem vai lidar diretamente com esse assunto.

O Fluxia

O Fluxia, como já dito, é uma plataforma de criação, assinatura e administração de contratos em ambiente digital. Todas as medidas de segurança de dados necessárias para garantir a integridade dos documentos são utilizadas. Assim, as empresas que usam nossa plataforma não precisam se preocupar com o sigilo de suas informações e dados de seus clientes, porque nós já fazemos isso. As mais rígidas normas de proteção são utilizadas por nós.

E você já pensou em como se adaptar à LGPD e manter os dados de seus clientes em segurança? Deixe um comentário. Sua participação é muito importante para nós!

E não se esqueça de se inscrever-se na News! 

Saiba mais:

https://www.portalgsti.com.br/seguranca-da-informacao/sobre/

https://blog.leucotron.com.br/seguranca-de-dados-saiba-como-manter-as-informacoes-da-sua-empresa-seguras/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *