Estamos contratando: Conheça nossas vagas.

Blog

Sustentabilidade empresarial: como a Clicksign pode ajudar a sua empresa ser mais sustentável

Sustentabilidade empresarial
Negócios

Sustentabilidade empresarial: como a Clicksign pode ajudar a sua empresa ser mais sustentável

Chegamos à década de 20 e, hoje, a sustentabilidade empresarial é indispensável. Está certo que o desenvolvimento sustentável já faz parte da realidade de muitas companhias. No entanto, ainda há certas empresas que ainda não sabem como implementar esse conceito dentro de suas fábricas e escritórios. 

Então em primeiro lugar vamos explicar tal conceito.

Você sabe o que é Sustentabilidade Empresarial?

Trata-se de um conjunto de ações que têm como foco reduzir o impacto ambiental da empresa e incentivar a sociedade a se desenvolver. Este é um assunto que deve fazer parte do planejamento estratégico da companhia e ser visto como prioridade na gestão.

A sustentabilidade empresarial colabora para o crescimento do negócio, melhora a imagem da organização frente ao consumidor e dá ânimo à vantagem competitiva. Dessa forma, o objetivo da empresa deve ser o de crescer e atuar de modo consciente e adotar práticas para reduzir impactos negativos, em todas as etapas de produção. 

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

Com a exigência cada vez maior do consumidor e grandes empresas com produção recorde de mercadorias, é fundamental atitudes sustentáveis para gerar uma imagem positiva perante a sociedade e ajudar na regeneração do planeta.

Uma série de produtos sustentáveis estão surgindo nas prateleiras dos supermercados, como, por exemplo, os orgânicos, as mercadorias dos pequenos produtores e as embalagens recicláveis. Itens social e ecologicamente sustentáveis fazem parte de uma tendência de mercado que cresce cada vez mais. Para sua empresa não ficar para trás, algo precisa ser feito rapidamente. 

Desenvolvimento ambiental, social e financeiro

Você já ouviu falar dos pilares da sustentabilidade. Pois é, para se atingir a sustentabilidade é necessário concentrar ações nesses três pilares: social, ambiental e financeiro. 

A sustentabilidade ambiental é necessária frente à enorme utilização de recursos naturais e sua consequente escassez em nosso planeta. Por isso, as práticas sustentáveis devem se preocupar com o meio-ambiente e em como renová-lo e deixá-lo vivo para as futuras gerações. 

A sustentabilidade social se faz para combater as desigualdades e promover que comunidades se desenvolvam sem que para isso precisem destruir o território ao qual habitam. 

Já a sustentabilidade financeira coloca que é preciso não somente cuidar do ambiente e das comunidades, mas também proporcionar condições financeiras para que empresa e cidadãos possam sobreviver ao apetite voraz do mercado. 

Como uma produção mais sustentável pode ajudar nos negócios? 

Além de melhorar a imagem da companhia frente aos consumidores, a sustentabilidade ainda resulta em uma redução dos custos de produção. Pois a reciclagem, reuso de água e reaproveitamento de matéria-prima geram economia nos processos da empresa. 

A satisfação dos colaboradores é, também, um aspecto que não pode ficar de fora, pois contribui para motivação e produtividade, e isto resulta em alta performance. 

Quais são as práticas de sustentabilidade?

São muitas as práticas de sustentabilidade empresarial. Algumas, relativamente fáceis de se implantar na maioria das empresas. Bons exemplos dessas práticas na linha de produção são: reciclagem, reutilização de sobras, uso de materiais ecológicos, racionamento de recursos não renováveis, uso de filtros e descarte adequado de esgoto e resíduos industriais. 

Mas se você tem uma empresa de serviços e está se perguntando como faz para garantir a sustentabilidade em seu escritório, as dicas são: comece a utilizar documentos digitais, como contratos assinados eletronicamente, sem precisar de impressão; elimine copos descartáveis, como os feitos de plástico; utilize lâmpadas led; faça a separação do lixo no escritório; incentive o uso de transportes alternativos e caronas entre os colaboradores que moram próximos; e não se esqueça de oferecer apoio às ONGs que fazem tanto pela nossa sociedade. 

Quais as principais vantagens da sustentabilidade?

As práticas sustentáveis trazem inúmeros benefícios para as empresas que fazem seu uso. Uma companhia que se importa com pessoas e meio ambiente tem vantagem competitiva sobre aquelas que não dão esse valor aos seus produtos. Além disso, se adaptar para ser sustentável envolve uma série de práticas de inovação que alavancam estrategicamente os produtos dessa empresa.

Outra vantagem é que as companhias que praticam a sustentabilidade têm mais acesso a incentivos e financiamentos governamentais. Além de ter a oportunidade de descobrir novos mercados para seus produtos e serviços.    

Como eu torno minha empresa mais sustentável?

O primeiro passo para tornar sua empresa mais sustentável é integrar esse compromisso à cultura organizacional da companhia. 

Assim, envolva-se com os stakeholders, saiba quem são as pessoas que têm suas vidas impactadas positiva e negativamente por seu negócio; crie um planejamento estratégico e nesse plano defina quais serão as ações e políticas de sustentabilidade que vão ser implantadas na empresa, lembre-se de incluir os impactos e custos de cada projeto, assim como seu nível de dificuldade; tenha uma equipe especializada no tema, ela pode ser multidisciplinar; treine seus colaboradores; e faça análises periódicas para tentar melhorar sempre.   

Estimulando a sustentabilidade empresarial

Grandes empresas estimulam que seus funcionários pratiquem a sustentabilidade em suas vidas cotidianas. Uma importante rede varejista aqui no Brasil, por exemplo, criou um projeto em que estimulava os colaboradores a escolherem, dentre seis temas sustentáveis, apenas um para praticar em sua rotina pessoal.  

Eles podiam escolher entre: economizar água, economizar energia, praticar atividades físicas, reciclar o lixo, ter uma alimentação saudável e voluntariado. 

Como se trata de uma varejista com quase 100 mil funcionários em todo o país, dá para imaginar o impacto desse estímulo na sociedade, não é mesmo?

Como a Clicksign ajuda a tornar sua empresa mais sustentável?

A Clicksign é uma empresa de tecnologia que possibilita a assinatura eletrônica de documentos. Com isso, é possível gastar menos papel, já que não há qualquer necessidade de impressão de contratos ou outros termos que antigamente só podiam ser assinados com caneta. 

Ao longo de sua existência, já foram assinados, através da plataforma da Clicksign, mais de 10 milhões de documentos e, com isso, economizamos mais de 95 milhões de folhas de papel. Isto equivale à preservação de uma floresta com cerca de 5 mil árvores. Muito, não é?

Então que tal colocar a assinatura eletrônica de documentos em seu planejamento estratégico de sustentabilidade? É uma ótima oportunidade para sua empresa adotar uma prática sustentável e ainda aderir à transformação digital. 

Porque se sem a adesão às práticas digitais há perda de competitividade hoje, sem adotarmos a sustentabilidade corremos o risco de não termos o amanhã. 

Portanto, trata-se de duas situações urgentes e, nossas soluções, podem ajudar a, pelo menos na gestão de documentos, diminuir os impactos negativos e usufruir das vantagens do digital e do sustentável.  

Quer saber mais? Assine nossa News! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *