Assine um documento usando o Pix, saiba mais.

Blog

Tecnologia e inovação: a máquina vai tomar o lugar do homem?

Tecnologia e inovação
Tecnologia

Tecnologia e inovação: a máquina vai tomar o lugar do homem?

Tecnologia e Inovação são duas palavras que, muitos analistas concordam, são essenciais para definir quais empresas terão sucesso no mercado 4.0 e quais não. Cada vez mais, neste novo século, a importância da tecnologia se mostra fundamental e o mesmo se pode dizer da inovação. 

Trazer novas visões para a pauta do mercado é uma estratégia que se mostra muito eficiente quando o assunto é se destacar nas vendas. Entretanto, muitas vezes, um fator determinante para essa tática dar certo é esquecido. Trata-se do aspecto humano. 

Por mais tecnológica que seja a solução encontrada pela empresa, ainda assim, a presença de um colaborador é necessária quando se precisa implementar essa solução nas práticas corporativas. Para isso, não importa raça, gênero, sexualidade ou localidade, mas sim as habilidades necessárias à função e pensamento direcionado à inovação e excelência.   

Como focar nas pessoas quando o assunto é tecnologia e inovação?

Dessa forma, propomos uma reflexão sobre como focar nas pessoas quando a temática do debate é a gestão estratégica da tecnologia e inovação em sua empresa.

Isolada, a inovação tecnológica não tem a força para transformar e alavancar o crescimento dos negócios. É preciso que os colaboradores assumam essa função de trabalhar com a tecnologia e inovação. Já que elas servem justamente para facilitar processos dentro das corporações. 

Portanto, ignorar a importância dos colaboradores na inovação tecnológica das empresas é uma falha tática que não deve ocorrer. Devemos sempre nos lembrar que são as pessoas as responsáveis por criar novas ideias. 

Conhecendo as possibilidades tecnológicas, é somente o fator humano que tem capacidade de desenvolver novos modelos para os processos existentes nas empresas. É assim que a inovação acontece.

Somente ter o domínio sobre uma tecnologia, é insuficiente para conseguir escalar o mercado e, dessa forma, tornar-se uma companhia mais competitiva. O ponto fundamental nessa questão é o modo com que a empresa, através dos profissionais que atuam nela, usa determinada ferramenta tecnológica para a produção de valor aos seus clientes e, também, para melhorar a produtividade de seus processos.

Portanto, é preciso que se coloque os colaboradores no centro para que, assim, se aproveite, de fato, da tecnologia e inovação. Pois a lógica é que isso sempre vem do ser-humano, sendo as máquinas as ferramentas para simplificar e facilitar a forma como se faz negócios. 

Novos locais de trabalho para novos modos de pensar

Para alavancar a tecnologia e inovação, muitas empresas estão adotando novos modelos de escritório, como os do formato open space. Isto, aproxima departamentos e profissionais para que, desse modo, possam agir mais colaborativamente, criando melhores processos, serviços e produtos para o mercado. 

Esse modo de trabalho visa criar um maior estímulo para que a informação percorra mais livremente dentro da empresa. É dessa forma que funciona o coworking, com profissionais de diferentes empresas interagindo para assim irrigar seus trabalhos com ideias novas e inovadoras. 

Além disso, como muitas companhias estão aderindo ao trabalho remoto, faz parte da cultura dessas empresas compartilhar informações e resultados periódicos em reuniões semanais. E assim, com a comunicação mais aberta, a interação e a troca de experiências atuam juntas na hora de gerar inovações e, estas, vão agregar valor à companhia e aos consumidores. 

Dicas para impulsionar a tecnologia e inovação nas empresas

Vamos disponibilizar agora algumas dicas sobre como implementar e impulsionar a tecnologia e inovação em sua empresa. Vamos a elas:

Tenha seus colaboradores como um dos pilares de sua estratégia

A primeira dica é focar no potencial humano na hora de estabelecer uma estratégia de como praticar a inovação. 

Para isso, tente incentivar e, antes de tudo, desbloqueie o potencial criativo e inovador dos seus colaboradores.

A tecnologia pode ser uma importante aliada na hora de permitir que seus funcionários sejam mais produtivos e, desse modo, possam agilizar o desenvolvimento de suas carreiras. Gere oportunidades e proponha que pensem e criem. 

Não temos dúvidas de que seu negócio pode evoluir muito se você usar os recursos tecnológicos para se livrar de processos repetitivos e focar naqueles que gerem mais valor. 

É muito importante se lembrar de que são os seres-humanos que fazem acontecer. Entretanto, com as tecnologias certas, há muito mais possibilidades de inovações serem criadas. 

É preciso fazer treinamentos

De nada adianta ter uma solução tecnológica de ponta se na hora de trabalhar com ela não existe um profissional preparado. Com as mudanças na velocidade em que estão neste novo milênio, pode ser um desafio para muitas empresas encontrar a melhor pessoa para trabalhar com a melhor tecnologia. 

Daí a importância de oferecer treinamentos. Isso vai garantir que alguns colaboradores não fiquem para trás quando o assunto é tecnologia e inovação. 

Assim, cada vez que um novo sistema for implementado, é importante se ter em mente que o colaborador que vai manuseá-lo terá dúvidas e dificuldades. Afinal, trata-se de um processo gradual de aprendizado que com um treinamento bem feito pode ser acelerado. 

Portanto, treine seus funcionários e faça uma avaliação de como o treinamento foi aproveitado por cada um deles.

A participação e colaboração deve ser incentivada

Implementar tecnologia e inovação é um processo que deve ser feito em parceria tanto com o time interno quanto com times exteriores à empresa, como consultorias e outros fornecedores. 

É importante se conscientizar de que a companhia é um verdadeiro ecossistema. Dessa forma, dificilmente vai haver êxito em inovação se não houver colaboração de empresas das quais pode-se contar com a parceria. 

Já em ambiente interno, trata-se de uma condição fundamental para o sucesso da implantação de uma nova tecnologia, o incentivo da colaboração entre departamentos e colaboradores. Quanto mais pessoas dispostas a se ajudar dentro do ecossistema interno da organização, mais o uso inteligente das soluções tecnológicas será feito. Cria-se, assim, uma cultura de inovação dentro da companhia. 

Tecnologia e inovação na prática

Um exemplo de como a tecnologia e inovação podem ajudar na prática milhares de empresas, é a desburocratização de processos, como por exemplo, a otimização do tempo de assinatura de contratos. Com isso, a aceleração do fechamento de negócios ganhará mais força. 

Existem algumas ferramentas inovadoras que permitem tal tecnologia. A assinatura eletrônica e o módulo de automação e gestão de contratos da Clicksign são algumas delas. 

Apesar de serem soluções altamente tecnológicas, a grande vantagem delas é trazer simplicidade aos processos de fechamento de negócios. Não é necessário Certificado Digital para assinar eletronicamente um documento e muito menos qualquer etapa analógica. Tudo o que você, ou qualquer um dos signatários, precisa é de um dispositivo com acesso à internet, que pode ser um smartphone, um tablet ou um desktop, só. Todo o processo é online e digital. 

Assim como as soluções da Clicksign há muitas outras, para os mais diversos nichos, disponíveis no mercado. E ainda há outras tantas que podem ser criadas. Tudo vai depender do potencial inovador que você, seus colaboradores ou sua empresa tem. 

E aí, gostou? Acesse nossa News e tenha mais informações sobre esse e outros assuntos! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *