Assinatura presencial: a experiência híbrida para formalização de negócios

Assinatura presencial: a experiência híbrida para formalização de negócios

Sinônimo de praticidade e segurança, a assinatura eletrônica se tornou uma solução cada vez mais popular para gestão de documentos em diversos setores. No entanto, em algumas situações, a presença física da pessoa que irá assinar o documento se mostrou indispensável, fazendo-se necessário que haja uma assinatura presencial

banner teste grátis

Pensando nessa necessidade, a Clicksign juntou o melhor dos dois mundos (analógico e digital) e desenvolveu uma nova funcionalidade para quem precisa formalizar negócios presenciais, mas com toda a agilidade e eficiência da assinatura eletrônica.

Com a nova assinatura presencial da Clicksign, a experiência de assinar documentos online é transformada em um formato híbrido, que passa a conter coleta de assinatura, consentimento e evidências biométricas.

Segundo dados da Finances Online, empresas que adotam recursos tecnológicos para otimizar o processo de assinatura veem uma melhoria de 85% na produtividade, uma redução de erros em 80% e um aumento de 500% na fidelidade do consumidor.

Então, calma: nada de recorrer à papelada! Que tal conhecer mais sobre essa experiência e como ela pode fazer a diferença no seu negócio?

O que é a assinatura presencial?

A assinatura presencial é um modelo híbrido de assinatura em que o cliente assina o contrato presencialmente (através de um dispositivo móvel para coletar a assinatura), mas com a rapidez e praticidade oferecida pela assinatura eletrônica.

Esse tipo de solução é bastante comum em lojas de varejo que oferecem serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimos, seguros e outras modalidades de contratos.

Nesse caso, o vendedor pode utilizar a plataforma de assinatura eletrônica da Clicksign com a funcionalidade de assinatura presencial para conduzir o processo de forma segura e prática, unindo a experiência da assinatura analógica com a inovação digital, sem o incômodo de gerenciar a papelada.

Isso porque há muitas hipóteses em que a assinatura precisa ser coletada presencialmente para garantir a sua autenticidade e certas evidências legais específicas do tipo de contrato. Isso proporciona uma experiência mais fluida e personalizada para o cliente, que pode escolher a opção que mais lhe convém.

Paralelamente, o vendedor e comprador recebem, na mesma hora, a confirmação de que o processo de assinatura foi concluído com sucesso. Tudo isso com a segurança e validade jurídica que a assinatura eletrônica da Clicksign oferece.

Passo a passo da assinatura presencial

O processo de assinar documentos com a assinatura presencial é simples: basta que um anfitrião (representante da empresa no ato da assinatura) e um signatário (quem assina o documento) estejam no mesmo local físico. A título de exemplo, no cenário imaginado anteriormente, o corretor seria o anfitrião, enquanto o comprador seria o signatário.

A assinatura presencial é realizada via integração de API ou Widget Embedded, permitindo que a assinatura eletrônica seja diretamente incorporada em aplicativos e sistemas próprios. Assim, para utilizar a assinatura presencial, basta verificar se a integração via API Clicksign está ativa no seu plano (Integração ou Automação) e integrada ao seu site ou aplicativo. 

A partir disso, o anfitrião cria o documento para assinatura dentro da API, cadastrando a assinatura presencial como ponto de autenticação e incluindo o signatário. O acesso ao documento é liberado via código/token de acesso, QR code ou link recebido pelo anfitrião e fornecido ao signatário.

Fluxo do processo de assinatura presencial.
Fluxo do processo de assinatura presencial.

O signatário, por sua vez, acessa o documento através do código/token cedido pelo anfitrião, podendo assinar através do seu próprio dispositivo ou compartilhar o dispositivo do anfitrião (como um terminal de autoatendimento ou um tablet, por exemplo).

Após a coleta da assinatura, o processo é finalizado. 

Fluxo do processo de assinatura presencial, do ponto de vista do signatário.
Fluxo do processo de assinatura presencial, do ponto de vista do signatário.

Segurança extra no processo de assinatura

Sendo a única empresa brasileira do mercado de assinatura eletrônica com a certificação ISO 27001, a Clicksign assegura que todo processo de assinatura eletrônica realizado na plataforma é regido pelos mais altos padrões de Segurança da Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para além disso, pensando na assinatura presencial, alguns pontos extras de segurança foram implementados para a funcionalidade. Conheça alguns deles:

Presença do anfitrião

No processo de assinatura presencial, o anfitrião serve para assegurar de que existe a presença de uma testemunha durante o processo de assinatura. Sua presença também é registrada no Log do documento, ou seja, o registro das assinaturas como prova jurídica válida.

Autenticação adicional

Para tornar o processo ainda mais seguro, é possível a utilização de pelo menos uma autenticação adicional, proporcionando um maior número de evidências da identidade do signatário.

Evidências biométricas

Definidas como "tecnologias que processam características biológicas ou comportamentais para fins de identificação e verificação", as evidências biométricas auxiliam na confirmação da identidade de quem assina, aumentando o grau de segurança do documento assinado. 

Esse tipo de autenticação vem sendo amplamente utilizado em detrimento das tradicionais senhas, e, de acordo com pesquisa feita pela Universidade do Texas, 78,30% dos participantes se sentem mais confortáveis em fornecer seus dados biométricos pessoalmente do que pela internet.

Dados do Centro de Identidade da Universidade do Texas mostram que participantes da pesquisa preferem que a coleta de dados biométricos seja feita pessoalmente.
Dados do Centro de Identidade da Universidade do Texas mostram que participantes da pesquisa preferem que a coleta de dados biométricos seja feita pessoalmente. 

Comece agora a utilizar a assinatura presencial 

Imobiliário, médico, financeiro e mais: seja qual for o setor e a demanda do seu negócio, a assinatura presencial da Clicksign vai te ajudar a trazer mais agilidade e comodidade para o seu dia a dia!

Deixe a papelada de lado e aposte nesta nova funcionalidade para coletar assinaturas com mais segurança, além da praticidade que só a assinatura eletrônica pode oferecer.

Formalizar negócios com uma experiência impecável e segurança de ponta é a nossa assinatura. Comece agora a testar a assinatura presencial da Clicksign nos seus processos! Clique aqui para falar com um especialista.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign