Dando um passo além: conheça os benefícios da integração de sistemas para a sua empresa

Dando um passo além: conheça os benefícios da integração de sistemas para a sua empresa

A integração de sistemas tem se tornado cada vez mais uma necessidade para empresas que buscam melhorar sua eficiência e competitividade no mercado. Em um artigo publicado anteriormente aqui no blog Conversa Assinada, foi apresentado o Zapier — uma das soluções de integração da Clicksign — e como essa ferramenta promove a integração ao permitir que diferentes aplicativos e serviços trabalhem juntos de forma harmoniosa. 

Agora, você vai explorar mais a fundo como a integração de sistemas pode alavancar sua empresa, trazendo melhorias significativas em diversas áreas.

Integração de sistemas e sua utilização em empresas

A integração de sistemas se destaca por ser um recurso facilitador para as empresas em seus variados processos. Por meio da conexão de diferentes sistemas e softwares, esse recurso permite a coesão e o pleno funcionamento entre cada uma dessas partes, gerando um trabalho unificado e melhorado.

Isso torna possível que os dados fluam livremente entre as áreas e departamentos, evitando um comportamento engessado e otimizando processos. Segundo um estudo da Forrester Research, empresas que implementaram a integração de sistemas experimentaram uma melhora significativa em vários indicadores-chave de desempenho. Os dados revelaram que essas empresas tiveram um aumento de 25% na produtividade dos funcionários e reduziram em 30% o tempo gasto em tarefas manuais, além de vários outros benefícios.

No contexto da assinatura eletrônica, por exemplo, a integração de sistemas é algo fundamental para empresas e profissionais que possuem em suas demandas a assinatura de documentos, tornando ainda mais ágeis as etapas de envio, assinatura e gerenciamento de cada documento ao integrar a plataforma de assinatura eletrônica a outros sistemas. 

Benefícios da integração de sistemas

Para entender mais sobre como a integração de sistemas pode auxiliar na realidade da sua empresa, confira alguns benefícios da sua aplicação:

Eficiência operacional

Automatizar processos internos é uma das grandes vantagens da integração de sistemas. Imagine uma empresa que utiliza mais de um sistema em sua rotina. Sem a integração, é necessário manter manualmente os dados atualizados em todos os sistemas, o que é um processo demorado e que está sujeito a erros. 

Com a integração, uma ação registrada em um sistema é comunicada automaticamente em todos os sistemas integrados, fortalecendo a conexão e comunicação da empresa. 

Empresas com sistemas integrados alcançam uma redução de até 30% no tempo gasto com tarefas manuais, segundo a Gartner.

Produtividade

Ao integrar sistemas, a colaboração entre departamentos também se torna mais fácil e eficiente. Por exemplo, ao integrar um sistema de gestão de projetos com um sistema de comunicação interno, todas as atualizações de projetos são automaticamente notificadas aos membros da equipe. Isso elimina a necessidade de enviar e-mails ou mensagens manualmente, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais importantes. 

Experiência do cliente

A integração de sistemas permite um atendimento ao cliente mais ágil e personalizado. Utilizar recursos para facilitar a jornada de compra do seu público é, na verdade, um grande investimento. Isso porque, ao proporcionar processos mais rápidos e menos burocráticos, é possível manter e convencer seus clientes no momento de compra do produto, facilitando a conversão imediata e gerando mais receita.

Integração de sistemas da Clicksign

São muitas as possibilidades da integração de sistemas. Na Clicksign, você tem acesso a uma solução robusta e eficiente que integra a assinatura eletrônica aos sistemas da sua empresa, facilitando a automação de processos e promovendo validade jurídica. Por meio de uma API, é possível incorporar o serviço de assinatura eletrônica a sites e sistemas internos. 

Na API da Clicksign você tem acesso a funcionalidades como envio de documentos, criação de modelos e notificações de assinatura. Além disso, você também pode utilizar um ambiente sandbox para testes ilimitados e uma API White Label para personalização conforme a identidade visual da sua empresa. Se você optar por utilizar a integração via WhatsApp, você pode agilizar o fechamento de negócios diretamente pelo aplicativo, com assinaturas rápidas e juridicamente válidas.

Ao adotar as soluções de integração da Clicksign, sua empresa pode centralizar operações com sistemas integrados, melhorar a comunicação entre eles e aumentar a produtividade, permitindo que sua equipe se concentre em tarefas estratégicas e no crescimento do seu negócio. Explore as integrações da Clicksign e descubra como elas podem transformar a maneira como você gerencia documentos e processos internos. Clique aqui e saiba mais.

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign