Armazenamento digital e sustentabilidade na escola

Armazenamento digital e sustentabilidade na escola

Vamos falar de documentos escolares e o seu armazenamento digital. O consumo de papel por aluno em uma escola, baseia-se em: 1 folha por prova, em média 2 folhas por atividade e de 3 a 5 para trabalhos (de cada disciplina), bem como inúmeros documentos assinados que devem ser armazenados. Além disso, em média 200 folhas por caderno, que são usadas para diversas finalidades que, com certeza, em sua maioria das vezes, não incluem descarte consciente no lixo.

banner teste grátis

A educação sustentável reflete um perfil comportamental imprescindível para as gerações futuras. É preciso mudar costumes, convenções e culturas já pré-estabelecidas, que permeiam a sociedade quando o assunto é responsabilidade com o próprio lixo, dentro e fora de uma instituição de ensino. 

Porém, trabalhar com consciência ambiental não se limita apenas à reutilização; também diz respeito a, sobretudo, produzir menos lixo. Atualmente, as escolas que atuam em conformidade íntegra ao que se refere à "sustentabilidade ambiental”, utilizam, sobretudo, a Assinatura Digital. 

Pense dessa forma: se em uma instituição existem 500 alunos, imagine a quantidade de documentos por estudante, que necessitam de assinaturas físicas. Em São Paulo, uma das escolas mais influentes da cidade, o colégio Bandeirantes, montava um evento para os dias de matrícula e rematrícula da instituição. Eram centenas de pais e alunos em uma quadra fechada, apenas para assinarem os documentos obrigatórios e formalizarem a inscrição. 

É claro que nem todos compareciam, levando em consideração a dificuldade em sincronizar datas e horários em um só dia, para diferentes turnos, séries e anos em uma escola. Por isso, o processo poderia levar até dias, causando atrasos expressivos no gerenciamento e congestionando a administração escolar. 

Uma das soluções que caiu como uma luva, foi a Assinatura Digital. Agora não é mais necessário perder um dia inteiro e, ainda assim, prolongar a coleta de assinaturas por tempo indeterminado. Assinando eletronicamente, é possível fazer matrículas, renovar matrículas, negociar mensalidades, contratar funcionários e fornecedores em menos de 1 minuto. Sem prazos longos, pilhas de documentos ou filas estressantes. 

Nesse artigo, vamos falar do impacto ambiental que a tecnologia promove, a influência do “ser sustentável" para os estudantes, e das soluções que as escolas mais modernas do mercado utilizam em suas operações administrativas. Vem com a gente!

O futuro precisa ser sustentável 

Para além das escolas, empresas e terceiro setor precisam mudar uma cultura muito incrustada: a necessidade de manter tudo fisicamente. Atualmente já podemos perceber o surgimento de vestibulares digitais, sem a necessidade de impressão de milhares de provas, com dezenas de páginas. 

Além disso, as escolas mais modernas do mundo já utilizam outros meios de comunicação com os pais e estudantes. Se você é do setor de educação, muito provavelmente já ouviu falar na Agenda Digital, recurso comumente oferecido por Softwares de Gestão Escolar. Esses Softwares são poderosos administradores personalizados para atender exclusivamente cada instituição, de pequeno a grande porte. 

É a partir dessa ferramenta que instituições de ensino se tornam ao menos 80% digitais. Em um software de gestão, comunicados importantes, matrículas e rematrículas, lançamento de notas, frequência de alunos e calendário letivo, podem ter a própria área para consulta e acompanhamento próximo dos responsáveis pela matrícula. Isso substitui velhos materiais e situações que conhecemos, como:

Agenda e Mural de informações

A Agenda Digital já é uma tendência excepcional e assertiva na comunicação direta entre a gerência escolar, docentes, alunos e pais. Antigamente, para conseguir informações sobre matrículas, início das aulas, ano letivo, reuniões e eventos, usava-se uma agenda convencional - ou era necessário comparecer presencialmente na instituição. Em uma Agenda Digital, pais e alunos têm a visão macro do cronograma escolar, tudo na palma da mão em um dispositivo com internet. 

Boletim 

Agora, definitivamente, o boletim não pode ser escondido dos pais! Em um Software, a área do aluno contém frequência, notas de provas, médias bimestrais e total de faltas. 

Contratos físicos 

Matrículas e renovações feitas de um celular, de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento: tudo por um site ou aplicativo próprio da instituição, com validade jurídica em conformidade com a legislação vigente das Assinaturas Digitais e Eletrônicas - Lei 14.063. Menos tempo de espera, mais organização e assertividade na rotina pedagógica e administrativa. 

Administração congestionada 

O armazenamento digital também substitui pilhas de documentos que dificultam a rotina administrativa e os processos internos. É muito trabalhoso e atualmente desnecessário, fazer um gerenciamento exaustivo, separando cada documento por ciclo, turma, série e turno. Esse procedimento fica muito mais simples e fácil (além de mais seguro), mantido sob um regime digital. Se você ainda não ouviu falar desses dois modelos de gerenciamento, entenda mais aprofundadamente sobre os custos da documentação física em comparação com a digital! Afinal, podemos te dizer qual delas vale mais a pena para o seu bolso. 

E no fim das contas, qual o verdadeiro impacto de uma escola sustentável?

É necessário pensar que instituições de ensino são formadores, agentes de socializações primárias e construções identitárias. Por muitos anos, instituições do ensino fundamental e médio foram perdendo para o tempo, já que seu público alvo - a famosa geração Z - passaram a viver em um ecossistema de aprendizagem acelerada; é uma realidade em que crianças e jovens são bombardeados de informações novas a todo instante. 

Aparelhos eletrônicos são ferramentas cotidianas em toda a sociedade, e resistir a essa nova perspectiva é sinônimo de estagnação. Por isso, levar a escola para esse universo digital em todos os seus processos, vem se tornando importantes como forma não apenas de diferenciação, mas de sobrevivência e custos. Além disso, há o impacto ao meio ambiente.

Por que uma escola sustentável faz diferença no meio social?

Imagine um país de dimensões continentais, contando com 214 milhões de brasileiros, dentro e fora da escola. O papel A4 atualmente é feito a partir de 0,013% do tronco de uma árvore de eucalipto; uma árvore inteira daria, em média, 7.550 folhas de papel, segundo consta na revista O Papel. Já o consumo anual per capita do papel, bate 50 quilos, o mesmo que 10.600 folhas A4. Resultado da conta: uma só pessoa utiliza, por ano, aproximadamente uma árvore e meia. Porém, estamos falando de 214 milhões de habitantes. É pouco? 

 Atualmente, instituições de ensino lideram o índice de desperdício de papel. A resposta é óbvia: o impacto de escolas sustentáveis reflete de maneira muito mais eficaz do que qualquer tipo de campanha de incentivo: a própria formação identitária de uma sociedade cuja mentalidade adota, naturalmente, um comportamento ambientalmente saudável. 

A cultura da sustentabilidade vai mudar o mundo

É necessário que crianças desenvolvam uma consciência crítica e empática com o meio ambiente desde os primeiros anos. Nos apropriando da Era Digital, a sociedade futura tem o real potencial de mudar todas as convenções que existem hoje. Podem parecer ações pequenas quando falamos de: “mudar para o digital”, “restringir o consumo de papel”, "fomento às práticas de reciclagem”. Mas imagine ao menos 50% das instituições com esse comportamento! Olhe o peso:

Segundo uma pesquisa realizada pelo Jornada Edu, uma escola com 500 alunos gastaria 250 mil folhas durante o ano; equivalente a 33 árvores derrubadas. E se essa escola tivesse mais de mil alunos? Os números falam por si só. 

Sustentabilidade é uma das missões da Clicksign, e queremos que se torne sua também.

 Aqui em nosso blog, você pode descobrir ainda mais a fundo sobre a sustentabilidade e do armazenamento digital nas escolas e universidades, digitalização de processos e soluções inovadoras para o universo educacional. Esperamos você mais vezes por aqui. Até a próxima!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign