Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

A assinatura eletrônica impulsionando a CCB digital

Uma pessoa sentada em frente a uma mesa com foco em uma calculadora
Assinatura eletrônica / Financeiro

A assinatura eletrônica impulsionando a CCB digital

Você sabe como a assinatura eletrônica pode ajudar o mercado financeiro através da CCB digital?

É isso o que vamos falar neste artigo. 

Mas primeiro vamos definir CCB.

CCB é a sigla para Cédula de Crédito Bancário. Ela funciona como uma promessa de pagamento em espécie. Mas, também, cria uma relação formalizada entre credor e devedor.

Na linguagem do mercado financeiro, podemos dizer que a CCB é um título de crédito emitido por uma pessoa física, ou jurídica, para uma instituição financeira ou outra entidade que se assemelhe. Trata-se de uma promessa de pagamento em dinheiro que decorre de uma operação de crédito. 

Esse título, no entanto, não fica restrito ao território nacional, já que pode ser emitido em favor de uma instituição que fica no exterior. Assim como o pagamento da dívida, que pode, também, ser realizado em moeda estrangeira. 

As CCBs podem ser transferidas pela forma de endosso para outro credor, ainda que ele não seja uma instituição financeira.  

Como é constituída uma CCB?

Para ser uma CCB, o título deve conter as seguintes características: ser denominado “Cédula de Crédito Bancário”; ter a promessa de quem o emite de pagar a dívida em dinheiro no seu vencimento; a data e o local de onde será paga a dívida e, no caso do pagamento ser feito em parcelas, deve conter as datas e valores de cada prestação; nome da instituição credora; e a assinatura do emitente, ou do terceiro que garante a obrigação. 

A CCB digital pode ser emitida com ou sem garantia, mas essa informação deve estar disponível no documento. A garantia pode ser pessoal ou real, como por exemplo, uma fiança, um aval ou um bem específico, como um imóvel ou um automóvel.

Como a CCB digital é utilizada?

Uma CCB digital pode ser usada em diferentes modalidades de operações de crédito, como consignados, CDC ou cheque especial, por exemplo. 

O uso da assinatura eletrônica nas CCBs

As CCBs pode ser assinadas eletronicamente. A Clicksign tem uma solução específica para isso, chama-se Securities. Com esse serviço é possível gerar, endossar e assinar as CCBs. Tudo de forma eletrônica. Isso traz mais agilidade na produção, além de criar segurança e garantia para quem utiliza as CCBs. 

Vantagens do Securities para a CCB digital

Com o Securities, é possível gerar lastro com a assinatura eletrônica na hora da originação e bancarização. Além disso, a assinatura é integrada ao site do originador e possibilita o controle da concessão de crédito para o Bancarizador.  

Para o caso de venda de recebíveis, o Securities faz endosso e cessão com assinatura em lote e a trilha de auditoria pode ser seguida desde a originação até o término do ciclo de crédito. 

A tecnologia da Clicksign assegura a integridade do documento e coleta pontos de autenticação dos signatários para uma assinatura eletrônica eficaz.

É a Clicksign trazendo mais segurança para a Cédula de Crédito Bancário, ou CCB digital. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *