Como agilizar o atendimento em órgãos públicos com soluções eficientes

Como agilizar o atendimento em órgãos públicos com soluções eficientes

Dentre as diversas atribuições da Administração Pública está a representação e o atendimento aos cidadãos por meio de diferentes tipos de processos. Esses procedimentos devem estar atrelados à segurança e à ética e, nesse sentido, a tecnologia pode desempenhar um papel positivo imprescindível.Visando um sistema ágil e eficiente, os órgãos públicos podem aproveitar as vantagens da tecnologia, como a gestão pública digital, que é uma realidade que cresce em larga escala. No mais, o uso da tecnologia pode contribuir para a transparência entre governo e sociedade, além de proporcionar mais autonomia aos cidadãos nos trâmites de processos administrativos.

banner teste grátis

Com o fim de atingir um alto nível de estrutura e otimizar o trabalho dos servidores públicos, antes manual, a digitalização é implementada para revolucionar a forma de trabalho até então existente.Neste conteúdo, você descobre quais são as principais mudanças decorrentes da implementação da assinatura eletrônica e todas as funções que ela é capaz de agregar por meio de uma plataforma moderna e segura. Vem com a gente!

Entendendo a Assinatura Eletrônica

A assinatura eletrônica surge com uma proposta que desafia os conceitos tradicionais de distância e prazos extensos. Em menos de um minuto, um documento pode ser assinado de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento e com a mesma validade legal de uma assinatura física.Esse procedimento reduz o gasto anual de matéria prima necessária para a elaboração e assinatura de documentos. Os órgãos públicos poderão se ver livres de pilhas de papéis.Além disso, a implementação da assinatura eletrônica nesse contexto pode ir muito além, ou seja, a eliminação de trabalho repetitivo e manual e impressões em papel demoradas. Dessa forma, o servidor público pode desempenhar seu trabalho de forma muito mais dinâmica e ritmada. Uma das consequências disso é o mapeamento assertivo de processos.No mais, a assinatura eletrônica é revestida de segurança rigorosamente estratégica, contendo pontos de autenticação para seus signatários e histórico das transações em perfeita conformidade com a lei vigente da LGPD.A Lei Nº 14.063, sancionada em 23 de Setembro de 2020, dispõe sobre a legalidade das assinaturas eletrônicas no âmbito público, como destacado a seguir:

“Art. 1 º Esta Lei dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos, em atos de pessoas jurídicas e em questões de saúde e sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos, com o objetivo de proteger as informações pessoais e sensíveis dos cidadãos, com base nos incisos da Constituição Federal e na Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), bem como de atribuir eficiência e segurança aos serviços públicos prestados sobretudo em ambiente eletrônico.”

Os impactos mais expressivos dessa implementação

Uma Administração Pública digital pode estimular a participação popular por meio de uma tecnologia segura e consciente.No âmbito público, atrelado à ferramenta da assinatura eletrônica, podemos listar a otimização de tempo e custo, melhor qualidade dos resultados e aumento da capacidade de trabalho diária do setor.Ademais, o processo de assinatura física, por vezes, demanda dias até finalmente estar completo. Dessa forma, a implementação da assinatura eletrônica pelo setor público pode evitar essa demora, com a finalização do processo de assinatura de qualquer dispositivo online em menos de um minuto.

Conheça também as features Integração e Automação

A assinatura eletrônica não para por aí! Como meio de integração, os cidadãos podem assinar seus processos via Clicksign sem sair da plataforma oferecida pelo Governo.

Como é possível?

É simples: a Integração Clicksign permite que nossa interface seja integrada com a do cliente. Dessa forma, todas as nossas funções passam a funcionar no site escolhido. É possível personalizar cores e ampliar a visão simples e objetiva sobre os processos em aberto ou já finalizados.

E quanto à automação?

A automação é ideal para automatizar o encaminhamento de documentos e contratos para assinatura. Caso seja preciso enviar uma massa de documentos para vários signatários, é possível organizar suas demandas de acordo com as assinaturas necessárias, selecionando os signatários e programando o disparo.O processo de automação gera um ambiente mais dinâmico e ritmado.Com essa ferramenta, a plataforma apresenta acesso à informação e andamento de solicitações de forma ágil e rápida.

Sobre nós

Muito prazer, somos a Clicksign, uma empresa contemplada com o selo Govtech do BrazilLAB, atuante no setor público. Somos pioneiros em assinatura eletrônica no Brasil e movidos pela missão de simplificar processos e levar a transformação digital para todos. Acreditamos em uma estrutura ágil, transparente e sempre comunicativa, no mesmo ritmo que o mundo está hoje.Já integrando a estrutura de órgãos do Governo, a Clicksign faz parte da Era da Informação e suas revoluções, otimizando as relações públicas e agilizando seus processos com soluções inteligentes.Converse com nossos especialistas e confira, na prática, o passo a passo das soluções mais modernas do mercado.Gostou do conteúdo? Continue antenado nas tendências e novidades inéditas do mundo tecnológico! Assine nossa Newsletter e receba as atualizações.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign