Clicksign

Ver todos

Assinatura de documentos via WhatsApp: o que é e como funciona

A tecnologia está revolucionando a forma de se fazer negócios no Brasil e no mundo, principalmente após o surgimento dos smartphones. As principais tarefas corporativas, que só podiam ser feitas dentro de um escritório, agora estão na palma da mão em qualquer lugar e a qualquer momento.

Estamos entrando em uma nova era, em que tudo é feito para facilitar a vida do consumidor. Quer um exemplo? No mesmo aplicativo em que se pede um transporte individual, é possível pedir também uma pizza. E não é mais necessário ter dinheiro, cheque ou cartão em mãos. A fatura é debitada automaticamente na conta ou no cartão de crédito escolhido.

Até mesmo os contratos corporativos já podem ser fechados pelo celular. Para se ter uma ideia, a tecnologia está tão avançada que já é viável a assinatura de documentos via WhatsApp. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O WhatsApp usado para ampliar negócios

Não existe aplicativo para smartphones que seja mais utilizado pelos brasileiros do que o WhatsApp. Em 2023, o WhatsApp foi a rede social mais usada no Brasil, com mais de 169 milhões de usuários utilizando o aplicativo de mensagens, ou seja, 93,4% da população brasileira.

Quando falamos das empresas, são mais de 5 milhões de Pequenas e Médias Empresas que já tem contas ativas no WhatsApp Business, segundo o Meta.

Sem dúvidas, quando pensamos nas possibilidades de negócios, o WhatsApp oferece não apenas uma ferramenta de comunicação, mas um canal estratégico para estabelecer conexões significativas com clientes e impulsionar o crescimento sustentável das empresas.

Vale se perguntar: o quanto a sua empresa tem utilizado o aplicativo para gerar receita e fechar negócios?

Uma novidade que vai transformar a forma como se usa esse aplicativo para as empresas é a possibilidade que a Clicksign trouxe para seus clientes: a assinatura via WhatsApp. 

Como funciona a assinatura de documentos via WhatsApp?

Hoje, o cliente não precisa se deslocar para assinar um contrato, muito menos esperar pelo correio aquele monte de papel com letras pequenas que mal podem ser lidas. E o vendedor não precisa fazer um novo contrato para cada serviço vendido. Pois isso é feito automaticamente, sendo suficiente preencher apenas alguns campos para que o documento seja completado.

No caso da assinatura via WhatsApp, trata-se de unir o útil ao agradável, já que, como dito antes, o WhatsApp é o aplicativo preferido do brasileiro. Ele está praticamente o dia todo e todos os dias nas mãos e nos olhos da população. Então, por que não utilizá-lo para fechar negócios?

Na Clicksign, clientes dos planos Profissional, Empresarial, Automação e Integração podem enviar documentos para assinatura através do seu aplicativo de mensagens preferido, com um custo adicional de apenas R$0,40 por mensagem enviada.

Como isso afeta o seu negócio?

Assinar documentos via WhatsApp amplia as possibilidades de escolhas do remetente, alcança possíveis signatários que não têm ou não priorizam o uso do e-mail e permite ao signatário ter uma experiência mais simples, através de uma ferramenta que é comumente utilizada em seu dia a dia.

Agora, o signatário pode realizar o processo de assinatura a partir do WhatsApp, de forma simples, prática e sem a necessidade de um e-mail.

Estamos falando aqui de aumentar a produtividade e a conversão de vendas de sua empresa, já que é muito mais fácil e rápido, para o cliente, utilizar esse aplicativo que já está em mãos e pode ser usado de qualquer lugar em que se encontre, seja num shopping, na rua, no trabalho, ou em casa, do que aguardar o momento ideal para acessar o e-mail na frente de um computador. 

Diferenças entre a Assinatura via WhatsApp e o Aceite via WhatsApp

A Assinatura via WhatsApp se difere do Aceite via WhatsApp – uma nova funcionalidade da Clicksign para proporcionar ao seu cliente uma inovadora e disruptiva experiência, possibilitando aceitar acordos ou termos com poucos cliques diretamente do serviço de mensagens instantâneas – nos seguintes pontos:

 Assinatura via WhatsAppAceite via WhatsApp 
 Assinatura de documentos;Aceite de conteúdos, como termos ou acordos curtos; 
 Envio de link e token via WhatsApp;Envio do aceite via WhatsApp; 
Signatário é redirecionado para a plataforma Clicksign para fazer a assinatura; Todo o processo de aceite é realizado dentro do aplicativo WhatsApp, sem direcionar o destinatário para a plataforma Clicksign; 
Sem limite de caracteres; Limite de 1500 caracteres; 
 O signatário recebe em seu WhatsApp um link para download do documento assinado, já o remetente poderá acessá-lo a qualquer momento dentro da sua conta Clicksign.O processo é feito com segurança e o documento gerado é o próprio registro das mensagens automáticas pelo WhatsApp. 

Portanto, apesar de ambas possuírem validade jurídica e toda a segurança da Clicksign, o seu escopo de atuação é que determinará quando será melhor utilizar uma ou outra ferramenta.

Passo a passo para assinar contratos no WhatsApp

Se você ficou curioso para saber como é possível assinar um documento nesse aplicativo, nós vamos lhe mostrar agora. Em 4 passos, é possível receber e assinar documentos diretamente na palma da mão. 

Passo 1. Você receberá em seu WhatsApp uma mensagem da conta verificada da Clicksign. Nela constará quem é o remetente e a quantidade de documentos aguardando sua assinatura. Clique no link indicado para visualizar e assinar o(s) documento(s);

Fonte: Clicksign

Passo 2. Visualize o documento e clique em Assinar”;

Passo 3. Confirme ou preencha seus dados pessoais;

Passo 4. Realize as autenticações necessárias e finalize a assinatura. 

Caso o remetente tenha solicitado a autenticação por Token via WhatsApp, ao clicar no link da mensagem, um Token com validade de 4 horas já estará preenchido automaticamente. Saiba mais em Autenticação por Token.

Caso o remetente tenha informado seu e-mail, o documento finalizado (original e assinado) será enviado para o e-mail informado. Caso não receba, aconselhamos a entrar em contato com o remetente para ter acesso ao documento finalizado. Pronto, documento assinado via WhatsApp!

O signatário receberá em seu WhatsApp um link para baixar o documento finalizado. Por segurança, o link tem validade de 10 dias. Já o remetente terá o documento assinado salvo em sua conta da Clicksign e poderá acessá-lo a qualquer momento.

Assinar documentos a partir do WhatsApp é seguro?

A resposta é sim. Totalmente seguro. Isso porque o signatário recebe em seu WhatsApp um link que o redireciona para plataforma Clicksign.

Assim, todo o processo de assinatura é realizado em um ambiente de alta segurança, em conformidade com os melhores padrões de assinatura eletrônica mundiais e com a tecnologia necessária para atender as exigências legais para o reconhecimento jurídico.

Conclusão

Para finalizar, podemos afirmar que a tecnologia chegou para facilitar a vida das pessoas. Assim, cada nova ferramenta precisa ser pensada de forma a promover praticidade e segurança nas formas de se contratar um serviço, comprar um produto ou até mesmo se matricular numa escola.

Capturando quase todos os usuários de smartphones do Brasil, o WhatsApp segue em crescimento em todo o mundo. No segundo trimestre de 2022, por exemplo, os Estados Unidos registraram cerca de 45% mais downloads do aplicativo de mensagens móveis em comparação com o trimestre anterior.

Dito isso, fica claro como esse é um elemento indispensável de uma estratégia de marketing omnichannel bem-sucedida. De fato, é dessa forma que a Clicksign pensa e é nesse o modo que trabalhamos. Utilizamos a tecnologia para permitir que você tenha tempo para todas as suas outras atividades, que, temos certeza, são muitas.

Assim, se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo, conheça agora nossos Planos e Preços e implemente a assinatura de documentos via WhatsApp no seu negócio. Clicksign, clicou, assinou.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.