Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Automação em startups: a chave para escalar seu negócio

startup
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Automação em startups: a chave para escalar seu negócio

Como fundador de uma startup, você sabe o quão difícil pode ser escalar seu negócio. Você pode até ter uma ótima ideia, mas às vezes essa ideia não se sustenta. Para que a sua empresa cresça, você precisa ter acesso a recursos e saber usar o cenário ao seu favor.

As startups geralmente não fracassam com ideias terríveis. Na maioria dos casos, é devido à falta de planejamento, recursos ou execução.

Segundo um estudo do Sebrae Paraná, publicado pelo G1, em 2021  cerca de 70% das startups fecharam antes de completar 20 meses de funcionamento, e outras 50% não apresentaram resultados.

A estrutura empresarial de início das startup, às vezes conta com recursos financeiros escassos e o número de colaboradores também. E para driblar essa falta de capital humano e financeiro, a implementação de ferramentas como a automação se torna fundamental.

Neste artigo, você entenderá a importância da automação, saberá como implementar na sua empresa e entenderá como essa tecnologia se encaixa tão bem na rotina das startups.

Uma tecnologia para startups chamada “automação”:

A tecnologia de automação vem ganhando impulso em todo o mundo como um conjunto de tecnologias que possibilitam a redução de custos e o aumento da produtividade. E é por isso que essa tecnologia vem sendo tão almejada pelas startups.

Esse tipo de implementação permite que você faça mais com menos, o que para uma empresa que trabalha com um cenário de incertezas é algo extraordinário. Portanto, você  consegue simplificar determinadas tarefas e continuar dimensionando sem a necessidade de recursos adicionais.

Com isso, a mudança no cenário de trabalho e mercadológico já é uma realidade. De acordo com uma projeção da McKinsey, 80% das empresas afirmaram que vão dar continuidade ou aumentar os investimentos com automação, sendo que mais da metade dos empreendimentos ouvidos já contam com quatro ou mais projetos de automação em desenvolvimento.

“Em médio prazo, vamos ver o impacto disso crescente no mercado de trabalho e, dentro em breve, teremos negócios que rodam de maneira escalável com pequena necessidade de mão de obra humana para operacionalizar a maior parte de seus processos. O que significa que o futuro do trabalho humano pertence aos criativos. Os ‘carimbadores de papel’ estão com os dias contados”. – Daniel Pereira, especialista em modelos de negócios digitais e autor do livro Tempo é o Melhor Negócio

A automação  colabora para ganhos significativos, e para que você possa analizar-los, aqui estão alguns benefícios para a sua startup:

  1. Poupa tempo: 

A economia de tempo, é o primeiro benefício notável da implementação da automação na sua startup. Portanto, quando você é capaz de automatizar processos que você executa manualmente, há uma redução considerável de tempo na realização  das tarefas e abre uma margem para que você produza mais. 

  1. Centraliza a comunicação

Quando as informações estão espalhadas por vários sistemas ou não estão atualizadas, há uma perda de tempo e recursos, o que gera riscos de falhas com a disseminação de informações incorretas.

Um exemplo disso, no dia a dia, é a solicitação de um documento de um cliente, que em um processo automatizado seria encontrado em poucos segundos, mas em um processo normal pode demorar minutos ou até mesmo horas. 

Portanto, otimizar a comunicação de forma centralizada permite, até mesmo através da digitalização de documentos, que a sua startup atenda melhor os clientes e perca menos tempo com processos enfadonhos.

  1. Estabelece processos padrão:

Com a tecnologia de automação, a padronização geral é uma meta muito mais realista. Você está removendo o possível erro humano, o que evita que a maioria das inconsistências ocorra. 

Portanto, como resultado, você não precisa lidar com tantos erros e problemas que as startups normalmente precisam resolver nos estágios iniciais de crescimento.

  1. Melhor aproveitamento do capital humano:  

A automação permite com que as empresas utilizem melhor o capital humano e dêem aos funcionários responsabilidades mais envolventes. Em vez de fazer tarefas repetitivas, os seus funcionários otimizam tempo e consequentemente melhoram a produtividade.

Para ilustrar a importância atual deste recurso,  aqui está o gráfico de crescimento da implementação da automação nos últimos anos feito pela McKinsey:

Fonte: McKinsey

A tecnologia de automação dá à sua startup acesso a dados e insights superiores que nem sempre existem quando você está fazendo algo manualmente. E é por isso que entender o que é automação e como ela pode revolucionar a sua empresa é tão importante.

Onde implementar a automação em sua startup?

Com o crescimento mercadológico no setor de startups, começar um negócio nem sempre gera grandes resultados no primeiro momento. Porém, existem alguns pontos que você precisa se atentar para minimizar os riscos e gerar maiores oportunidades.

Como já dito anteriormente, a automação não é uma novidade, mas é uma ótima chance para escalar o seu negócio.

Quando falamos em implementar a automação em um negócio, seja startup ou não, a maioria dos empreendedores não sabe por onde começar. Portanto, você deve se fazer as seguintes perguntas: “ Onde faz mais sentido para o meu negócio integrar a automação?” e “ Onde o meu negócio obtém mais retorno financeiro?”.

A partir do momento em que você conseguir responder essas perguntas, as áreas de maior necessidade para essa implementação aparecerão. Para te ajudar, aqui estão exemplos de algumas áreas que são interessantes para serem automatizadas:

Marketing:

Automação de marketing, ou personalização de marketing, é o processo de agilizar as atividades de marketing sem comprometer o cenário.

Antigamente, esse tipo de automação era feito apenas pelas grandes empresas, mas com a maior acessibilidade  tecnológica, as startups vem tendo acesso a automação e estão utilizando isso para nivelar o mercado.

Para saber se a sua startup precisa automatizar essa área, você precisa se perguntar “ A minha startup está dando conta de entrar em contato manualmente com todos os leads”, caso a resposta seja negativa, você precisa simplificar processos de marketing complexos e a automação vai te ajudar a deixar esse processo mais mensurável.

Recursos Humanos:

Um dos departamentos que mais dependem de informações, documentos, formulários, processos etc, é o departamento de RH. Com todas essas burocracias, isso requer preparação e envolvimento substanciais, que em muitos casos não há. 

Com a automatização desse setor,você terá mais precisão e segurança para que nenhum fator externo comprometa o seu documento. 

Além disso, você pode optar por fazer backup de seus dados em servidores online, garantindo que em caso de incêndio ou falha de computador você não perderá anos de informações importantes.

Financeiro:

Como em toda empresa, há um grande volume de procedimentos financeiros ocorrendo diariamente, e não seria diferente nas startups.

Esse setor,  precisa planejar procedimentos para pagar contas, emitir cobranças, reconhecer recebimentos etc. Dessa forma, por lidarem com muitos números é uma área suscetível a erros.

Implementando a automação neste setor, a sua startup poderá programar pagamentos e recebimentos de maneira programada e em volume.

Como a automação torna sua startup mais competitiva?

Como um bom empreendedor, você já deve saber que startups em estágio inicial precisam ser capazes de se moverem com rapidez e eficiência. Pois, os passos dados de início não podem fechar as portas no futuro.

Para obter o máximo de retorno possível, com um menor custo, você precisa analisar as métricas, cenários e ter uma vantagem competitiva mercadológica.

Com a implementação da automação, você  permite que haja uma melhor tomada de decisão, ciclos de operações mais rápidos e maior facilidade de dimensionamento na sua startup.

Em seu livro, Deep Finance , o veterano especialista em finanças de startups Glenn Hopper diz: “Automatizar partes do seu processo pode ajudá-lo a escalar mais rapidamente. A perda de produtividade de tarefas manuais significa que será difícil dimensionar as operações à medida que a empresa cresce.(…)”

Com o grande aumento do número de startups no mundo, o diferencial será o que fará o seu negócio se destacar e crescer. E para que isso ocorra de forma correta, você precisa se digitalizar.

No primeiro momento pode parecer difícil e assustador implementar essas tecnologias no seu negócio, mas basta apenas identificar o processo que quer automatizar, automatizá-lo, recolher os dados desse processo e monetizá-lo. 

Se a facilidade desse processo ainda não te convenceu, aqui estão dados da McKinsey que demonstram o sucesso dessa implementação:

Fonte: McKinsey

Os resultados desse estudo,  indicam que as empresas menores que automatizaram os seus processos têm uma taxa de sucesso maior do que empresas maiores. Portanto,  as startups podem se beneficiar com a automatização de seus processos e crescer mais rápido em termos de produtividade e rentabilidade do negócio. 

No quesito competitividade, é preciso pensar como uma startup e estar à frente das inovações do mercado. Usar a automação como ferramenta para isso, significa automatizar qualquer processo de forma estratégica para economizar tempo e dinheiro. 

Com a agilização de diversos processos, há mais resultados e isso gera visibilidade e consequentemente uma competitividade. Essa agilização pode incluir, a entrada de dados, gerenciamento de e-mail, atendimento ao cliente e até mesmo de contabilidade. 

Escalar o seu negócio nunca foi tão fácil, com as ferramentas certas você pode levar a sua startup a outro nível.

Como você viu no decorrer deste artigo, a automação é a tecnologia para as startups crescerem. Ou seja, ela tem uma extrema importância no dia a dia das empresas e no quesito competitivo mercadológico.

Se você ainda não implementou essa tecnologia no seu negócio, este é o momento para reavaliar essa decisão. 

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, clique aqui e fale com um especialista.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.