Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Business Case – Colégio Bandeirantes

Prédio com o logotipo do Colégio Bandeirantes.
Casos de sucesso / Educação / Negócios

Business Case – Colégio Bandeirantes

Já imaginou juntar os pais de quase 3 mil alunos em uma única semana para fazer as matrículas de seus filhos? Era isso o que o Colégio Bandeirantes precisava fazer sempre. 

“Anualmente era necessária uma grande preparação, uma quadra era fechada e virava um hall social. Disponibilizávamos sofá, atendimento às dúvidas, e até um posto bancário para o responsável fazer o pagamento, assinar contrato e concluir toda essa tramitação”, disse Alexandre Cury, gerente de TI do Colégio Bandeirantes. 

Isso, entretanto, é passado. Desde que o Band, como também é chamado o Colégio, passou a utilizar a plataforma da Clicksign para assinaturas eletrônicas das matrículas, muita coisa mudou. Quer saber mais sobre a relação do Colégio Bandeirantes com a Clicksign? Continue lendo este artigo e entenda porque cada vez mais escolas estão aderindo à assinatura eletrônica. 

Mas antes de começar esse Business Case, vamos falar um pouco sobre o Colégio Bandeirantes.

História do Colégio Bandeirantes

Considerado um dos mais tradicionais colégios da cidade de São Paulo, o Band foi fundado em 1944 pelo Engenheiro Antonio de Carvalho Aguiar. O Brasil passava por uma efervescência cultural, urbanização e industrialização – sobretudo na cidade de São Paulo.  

O Colégio respirava intensamente aquela atmosfera, preocupado em formar estudantes aptos a lidar com os desafios do seu tempo. Além disso, traçava, naquele momento, os primeiros pontos de uma linha do tempo que se mostrou inquieta e pioneira.

Hoje, os cenários político, econômico, social e cultural são outros, mas o propósito do Bandeirantes em desenvolver uma educação transformadora continua vivo e pulsante.

A valorização do conhecimento e da expressão dos estudantes, a estrutura e a tecnologia de ponta, além da formação permanente dos educadores, são as estratégias para construir uma educação que responda às questões do século XXI.

Em um mundo conectado e complexo, com informações correndo em abundância, o Band trabalha com foco no jovem, atento ao desenvolvimento de uma educação contemporânea. Ou seja, está voltado, juntamente com os estudantes, em buscar soluções na construção de significado e curadoria para o conteúdo que circula nos meios virtuais, mas também em auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais como o trabalho em grupo, a empatia, a resiliência e a criatividade.

Esses elementos permitem ao estudante relacionar-se com desembaraço à fluidez e rapidez das transformações na vida, no trabalho e nos desafios complexos de um mundo que está cada vez mais ao alcance de todos.

Como era antes da Clicksign?

Antes de contratar a plataforma da Clicksign, havia uma necessidade de melhoria no processo de matrícula que era feito presencialmente para 2800 alunos. “Todo ano tinha uma preparação, a gente fechava uma quadra e virava um hall social. Tinha sofá, atendimento, tinha até Banco para o responsável fazer pagamento, assinar contrato e fazer toda essa tramitação”, afirmou Alexandre Cury, gerente de TI do Colégio Bandeirantes

Por mais que fosse por um bom motivo, existia um incômodo — e quem mora em São Paulo sabe bem o que é isso — para fazer o deslocamento. Chegar de algum lugar para o outro é sempre um pouco mais difícil; trânsito, compromissos, e muitos outros fatores fazem com que estar presencialmente em um lugar e em uma determinada hora seja complicado. 

O desafio

A escolha da plataforma de assinatura eletrônica não foi algo tão simples assim. O Colégio precisava de uma solução customizada e integrada com seus sistemas já existentes. O Band conversou com algumas empresas que oferecem o serviço, mas o que foi determinante para a escolha da Clicksign foi a flexibilidade presente em nosso código API. 

“A maioria das empresas tinha um modelo muito fechado e não permitia muita customização. Algumas não tinham nenhuma customização. Era no processo deles ou não era”, disse Alexandre Cury, que continuou, “e com essa personalização juntou a questão de valores e foi uma negociação bem bacana. A Clicksign foi muito parceira.” 

Como é hoje?

Neste ano, por conta da pandemia, o Band expandiu os tipos de documentos assinados eletronicamente. O que era feito somente na matrícula, passou a ser utilizado na pré matrícula para o ano seguinte. 

Tem também o vestibular para ingresso no Bandeirantes, o aluno de ensino médio faz a inscrição de forma digital e utiliza a assinatura eletrônica. 

Todas as solicitações de históricos escolares que foram feitas neste período de pandemia, foram, também, entregues de forma digital e o Band recorreu à solução da Clicksign para que os documentos fossem assinados eletronicamente. 

Qual foi a opinião dos pais de alunos que fizeram as matrículas por assinatura eletrônica no Colégio Bandeirantes?

Segundo o Colégio Bandeirantes, o feedback dos pais, que utilizaram a assinatura eletrônica no processo de matrículas, foi muito elogiado, principalmente nos primeiros anos em que a plataforma da Clicksign entrou em vigor (o Band já é cliente há cerca de 4 anos). “Os responsáveis consideram o processo extremamente simples, rápido e seguro”, afirma o gerente de TI. 

Assim, hoje praticamente todas as vagas de alunos são preenchidas 100% baseadas neste processo. 

É a Clicksign proporcionando com que o Band possa continuar na vanguarda da educação. Afinal, é muito bom saber que nossas soluções simplificam a vida dos pais de alunos e dos administradores do Colégio. Sabemos que formamos, dessa forma, uma sociedade mais fácil, diminuindo a burocracia e agilizando processos. 

Quer conhecer mais da Clicksign? 

Acesse nosso site e confira no blog as principais notícias sobre tecnologia e educação.

Ah… e não esqueça de assinar a News! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *