Estamos contratando, veja nossas vagas.

Clínicas virtuais: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

clinicas-virtuais
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Clínicas virtuais: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

Não é mais novidade que a transformação digital se tornou uma realidade em nosso dia a dia. A inovação chegou em empresas de todos os segmentos e, na saúde, as clínicas virtuais vêm ganhando destaque por revolucionar a maneira como as organizações, profissionais e pacientes se relacionam com a medicina.

Sem dúvidas, a pandemia da Covid-19 foi uma das grandes responsáveis pelo impulsionamento da transformação digital na saúde. Segundo Ivisen Lourenço, Gerente de Inovação e Ecossistema no Inova HC:

“a percepção geral é de que o setor se desenvolveu mais do que nos últimos 10 ou 20 anos. Pelo ecossistema, as iniciativas de apoio e fomento evoluíram bastante, com abertura de novas fontes de financiamento público com foco em hard Science e deep tech, inauguração de novos HUBs de inovação na saúde e a aprovação do Marco Legal das Startups. A saúde digital tomou de vez o seu lugar ao sol”.

Uma das mudanças que mais ganhou força nos últimos anos foi o uso da telemedicina, tanto por pacientes, quanto por profissionais.

Para além das consultas online, o conceito também abraça outros usos, como treinamento de profissionais de saúde, divulgação de protocolos clínicos, capacitação e atualização de conhecimentos, reuniões para discussão de casos clínicos e muito mais.

De acordo com a pesquisa “Telemedicina no Brasil”, realizada pelo Datafolha e a Conexa Saúde, 73% dos pacientes que já utilizaram a telemedicina para uma consulta online voltariam a fazer e poderiam adotar o serviço de forma habitual. 

Para 68% dos médicos, a telemedicina promove um melhor acesso à saúde para a população, e mais da metade deles também acreditam que nos próximos anos esta modalidade será cada vez mais priorizada por conta da dificuldade de acesso à profissionais especialistas, principalmente em algumas regiões mais afastadas.

Outro estudo que mostra que a saúde digital chegou para ficar foi publicado pela revista Globalization and Health. Como conclusão, o autor do artigo ressalta que:

“Os múltiplos usos da telemedicina vieram para ficar. A tecnologia trouxe muitas vantagens, mas não se trata de uma panaceia. É preciso regular e monitorar. Para determinados usos e especialidades pode haver perda de qualidade com o on-line. O atendimento não presencial significa muitas vezes um atendimento de baixa qualidade”.

Mário César Scheffer, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP

Neste artigo, vamos nos aprofundar no mundo das clínicas virtuais, conhecer suas vantagens e algumas ferramentas essenciais para o seu funcionamento.

Digitalização no setor de saúde: clínica virtual

As clínicas virtuais, ou clínicas online, estão caindo no gosto da população principalmente por sua praticidade e custos mais baixos. É o que afirma 77% das pessoas entrevistadas para a pesquisa “Telemedicina no Brasil”. 

Mesmo sendo um dos poucos países a oferecer um sistema de saúde gratuito para sua população, o Brasil ainda carece de soluções para ampliar o acesso à profissionais da área. É exatamente aí onde elas entram, juntamente com o seu propósito de inovação.

Criadas com objetivo de otimizar e melhorar a qualidade dos serviços médicos, as clínicas virtuais vão muito além das consultas remotas. Essas empresas são reconhecidas por ampliarem as possibilidades para médicos e pacientes, proporcionando novas rotinas e procedimentos que não são possíveis em um ambiente offline.

Atualmente, já existem diversas clínicas que funcionam 100% de forma online, sem a necessidade de dispor de uma infraestrutura física. Da mesma forma, está cada vez mais comum encontrar instituições híbridas que, mesmo mantendo seus endereços físicos, fazem o bom uso das ferramentas digitais para oferecer uma melhor experiência para o seu paciente.

Com essas ferramentas, as clínicas virtuais conseguem desde automatizar tarefas e processos do dia a dia, reduzir a burocracia e otimizar a rotina dos profissionais, até agendar e realizar consultas médicas na prática, enviar prontuários e prescrições digitais, ter ainda mais controle financeiro da empresa, entre outras funcionalidades.

Quais as vantagens de uma clínica virtual?

Agora que você já conhece um pouco desse mundo das clínicas virtuais, vamos descobrir alguns dos motivos que fizeram os olhos do mercado se voltarem para este tipo de empresa. Acompanhe!

1. Mais pacientes 

Junto com a Telemedicina, as clínicas virtuais não têm barreiras para atender os seus pacientes. Afinal, sem a necessidade de estar presencialmente em um consultório, os profissionais podem impactar e atender clientes de qualquer lugar do mundo com horários mais flexíveis. 

O ambiente online também possibilita a criação de diversos tipos de “pacotes”, que podem abranger desde uma consulta única, até um acompanhamento de tratamento mais extenso, resultando em preços mais justos e sob medida para cada necessidade.

2. Economia de tempo e dinheiro

Por atender os seus pacientes de forma online, os custos necessários para manter uma clínica ou consultório caem drasticamente. Isso vai desde o investimento em infraestrutura e o aluguel ou compra o imóvel, até as contas de rotina como água, luz e telefone.

Dessa forma, os profissionais também ganham um aumento na produtividade, economizando o tempo de deslocamento no trânsito, possibilitando o uso desse tempo em outras atividades mais importantes.

3. Nova relação médico-paciente

O ambiente online permite que os profissionais de saúde fiquem mais próximos dos seus pacientes. Com o uso de algumas ferramentas, os médicos conseguem acompanhar de forma quase automática a evolução da saúde dos seus pacientes. 

Com isso, o acompanhamento do paciente se torna mais humanizado e preciso, o que proporciona o diagnóstico antecipado de potenciais doenças e prescrição do tratamento ideal, de acordo com as características e dados únicos da pessoa.

5 Ferramentas Essenciais para o funcionamento de uma Clínica Virtual

Durante este artigo, mencionamos como o bom uso das ferramentas digitais certas é essencial para o funcionamento das clínicas virtuais. Agora, é hora de conhecer algumas dessas soluções responsáveis por essa transformação digital na área da saúde.

1. Plataforma de Telemedicina

Esta ferramenta será utilizada para a realização de consultas online, monitoramentos de pacientes de forma remota, além de ter um marketplace médico para divulgar os serviços dos profissionais.

2. Agendamento online

Com esta solução, além de otimizar o processo de agendamento, as clínicas conseguem organizar melhor os seus horários, acompanhar o status do agendamento, fazer integração com seu próprio sistema e ainda automatizar lembretes de consultas para serem disparados para o paciente.

3. Prontuário eletrônico

Depois de uma consulta remota, o médico precisa fazer o envio do prontuário de forma digital. Utilizando ferramentas inovadoras, o profissional terá maior proteção das informações, armazenamento na nuvem e ainda pode oferecer funcionalidades como a assinatura digital, que garante a mesma validade jurídica de uma assinada à mão.

4. Software de gestão financeira

Assim como todas as outras empresas, as clínicas virtuais também precisam ter um bom controle nas suas finanças. Com as soluções de gestão financeira é possível acompanhar o fluxo de caixa em tempo real, registrar todas as entradas e saídas de forma automática, acessar extratos de transações com facilidade e muito mais.

5. Ferramentas de Marketing Digital

Além de facilitar o dia a dia dos profissionais, as ferramentas digitais também possibilitam que as clínicas impactem e conquistem seus clientes. Investir em e-mail marketing, inbound marketing e nas redes sociais são ótimas formas de cativar seus pacientes e manter sua carteira de clientes sempre preenchida.

As Clínicas Virtuais e a saúde digital chegaram para ficar e já estão ditando a realidade no setor como um todo. Este é o momento certo de abrir as portas da sua instituição para a transformação digital e ver como essas ferramentas podem potencializar seus resultados.

Finalmente, se você também deseja digitalizar os seus processos no mercado financeiro, como já fazem as principais clínicas virtuais e empresas do mercado, a Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio!

Saiba mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *