Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Como a comunicação influencia a experiência do seu cliente

Duas pessoas sentadas a mesa uma ao lado da outra ambastomando cafe em chicaras brancas
Negócios

Como a comunicação influencia a experiência do seu cliente

Saber utilizar a comunicação é fundamental para quem deseja melhorar a experiência de seu cliente. Mais do que uma simples abertura de canal de diálogo, se comunicar bem com seu público-alvo é criar uma relação que vai muito além do que a compra e venda de produtos ou serviços. O cliente, quando procura sua empresa, quer mais do que um lugar para consumir. Ele deseja conhecimento. Ele quer se informar e saber tudo sobre o que está comprando. Isto inclui a história de sua empresa e qual o papel dela na sociedade. 

Por isso, as grandes corporações investem tanto em marketing. Não se trata apenas de vender e obter lucro. Procura-se conquistar o cliente nos pequenos detalhes: na lembrança de um aniversário, na dica certeira para usar o seu produto, no convite para eventos; enfim, o limite se faz de acordo com o seu relacionamento. 

A jornada do consumidor e a comunicação na experiência do cliente

O marketing na Era Digital utiliza-se de estratégias que envolvem as pessoas em uma rede de informações para, assim, atraí-las e conquistá-las. O resultado é a conversão de um simples leitor de blog em um cliente fiel. 

Para se chegar a tal meta, os profissionais de comunicação utilizam um conceito chamado “jornada do consumidor”. Este conceito diz que o possível cliente passa por quatro etapas bem distintas antes de comprar um produto ou serviço, seja no ambiente digital ou fora dele. Trata-se da A.I.D.A., uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. 

Estratégia A.I.D.A.

Por essa estratégia, busca-se em primeiro lugar despertar a atenção de seu público para o assunto que envolve o seu produto. Pode-se fazer isso através de um artigo em um blog, uma postagem nas redes sociais, um vídeo educativo, um infográfico, ou mesmo, um e-book. É aí que o público vai se conscientizar de um determinado problema ou situação em que vive.

Em seguida, é preciso despertar o interesse desse possível consumidor em sua solução. Mais uma vez, uma estratégia de comunicação é usada. Pode-se fazer um webnário, um podcast, um vídeo ou criar um conteúdo específico para blogs ou redes sociais.

Parte-se, então, para fazer com que a pessoa deseje o seu produto. Nesta etapa, deve-se mostrar as qualidades dele e como ele é útil e traz vantagens para seu público. Faz-se, assim, uma demonstração de como se utiliza essa mercadoria ou, também, um comparativo com seus concorrentes.

A última parte da jornada do consumidor é a ação. Para isto, é importante que a descrição de seu serviço ou produto, esteja bem trabalhada, harmonizando texto, fotos e, se possível, vídeos. Pode-se usar, também, depoimentos de outros clientes e um recurso conhecido como CTA (Call to Action), que chama o usuário a efetuar a compra.

Apesar da ação ser considerada a última etapa da jornada do consumidor, a comunicação não precisa terminar aí. Pode-se, ainda, influenciar a experiência de seu cliente, mesmo após concluído o negócio, ao manter contato com ele através de e-mails marketing, newsletters e participando de fóruns e grupos sobre suas mercadorias, em redes sociais.

No fundo, é isso o que importa

Podemos concluir, portanto, que a comunicação influencia em todas as etapas da experiência de seu cliente. Por isso, quanto mais próximo, amigável e coerente for o diálogo com seu consumidor, mais frutos vão ser colhidos por sua empresa. E, no fundo, é isso o que importa, manter uma relação leve e saudável para que as vendas ocorram de forma constante e naturalmente.

Saiba mais em:
O que não pode faltar na sua estratégia – Blog Wittel
https://blog.wittel.com/experiencia-do-cliente-o-que-nao-pode-faltar-na-sua-estrategia/

Customer Experience – Blog Rock Content
https://rockcontent.com/blog/customer-experience/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *